Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Gustavo Mendanha/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

[1][2]

Gustavo Mendanha[editar | editar código-fonte]

Gustavo Mendanha Melo (Goiânia, 07 de outubro de 1982) é um educador físico e político brasileiro, filiado ao partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). É o atual prefeito de Aparecida de Goiânia.

Foi vereador por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal por duas vezes. Gustavo também assumiu a Secretaria de Esportes durante o primeiro mandato do governo Maguito em Aparecida.


Dos primeiros anos aos dias atuais[editar | editar código-fonte]

Numa época que Aparecida não tinha maternidade, Gustavo Mendanha nasceu em 07 de outubro de 1982 em Goiânia. Filho do goiano Liosmar Evaristo Mendanha, mais conhecido como ex-deputado estadual Léo Mendanha, e da comerciante Sônia Melo Mendanha. Durante sua adolescênca e até iniciar sua carreira política, Gustavo trabalhou na loja de calçados de sua mãe que existe até hoje no município.

Em 17 de novembro de 2007, casou-se com Mayara Marfim Mendanha, com que tem dois filhos, Asafe (2009), Luísa (2012) e Emanuel (2018).


Carreira acadêmica e profissional[editar | editar código-fonte]

Formado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006), Gustavo trabalhou como professor de natação e hidroginástica no Sesi de Aparecida de Goiânia e como educador físico no Colégio Estadual Colina Azul.

Com forte atuação na área social, seus trabalhos em prol dos mais carentes são conhecidos em Aparecida de Goiânia e no mundo. Em 2006, por meio do Jovens Com Uma Missão (Jocum) esteve em Angola, na África, onde trabalhou voluntariamente com a população que vive em situação de miséria no país.


Carreira política[editar | editar código-fonte]

Em 2008, Gustavo iniciou sua carreira política filiando-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e decidiu disputar sua primeira eleição, sendo eleito vereador no mandato de 2009 a 2012. Apresentou projetos voltados para o empreendedorismo, servidores municipais, esporte e cultura do município, atrelados à temáticas sociais. A maior parte se tornaram realidade em Aparecida, entre elas, a meia-entrada em shows, teatro, dentre outros eventos, para os servidores municipais da educação.

Nesse período, foi convidado pelo prefeito Maguito Vilela para assumir a Secretaria de Esportes e Lazer de Aparecida de Goiânia. Na pasta, ressaltou a importância do esporte na vida das pessoas, principalmente para tirar as crianças, adolescentes e jovens das ruas.

Como secretário, Gustavo Mendanha trabalhou para valorizar atletas de renome que residem em Aparecida de Goiânia como a mesa-tenista Jane Rodrigues, ouro no para-panamericano de Guadalajara no México em 2011 e o lutador Leonardo Santo, ouro na categoria peso pesado de Tae Kwon Do, nos Jogos Olímpicos Mundiais Militares de 2011.

Gustavo também trabalhou na inclusão do Rugby, um esporte praticado em Aparecida de Goiânia, mas pouco conhecido pela população. A cidade chegou a sediar, em 2011, a final da Copa Brasil Central de Rugby.

Atuou na realização de diversos campeonatos esportivos e na democratização do esporte, com a instalação de academias abertas com foco na terceira idade em praças públicas de Aparecida de Goiânia, sendo a primeira instalada na Avenida Independência, no Setor Village Garavelo. Atualmente, com o projeto consolidado, a população aparecidense conta com dezenas unidades em todas as regiões da cidade.

De 2013 a 2016, durante seu segundo mandato de vereador, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Aparecida. Em sua gestão, criou campanhas e ações para buscar benefícios, especialmente na área social para ajudar a construir uma cidade melhor para se viver e para aproximar o cidadão da Câmara Municipal.

Em 2016, Gustavo Mendanha foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia no primeiro turno, com 122.122 mil votos, o que corresponde a 59,99% dos votos válidos, vencendo os concorrentes Marlúcio Pereira (21,11%) e Professor Alcides (18,91%).

Com apenas um ano a frente da Prefeitura de Aparecida, Gustavo foi eleito o prefeito mais influente de cidade com mais de 100 mil habitantes na 8ª edição do prêmio Os Mais Influentes da Política em Goiás 2018. O segundo colocado foi Íris Rezende de Goiânia, seguido por José Antônio de Itumbiara, em terceiro lugar.


Check - list de datas[editar | editar código-fonte]

2017 - 2020 - Prefeito de Aparecida de Goiânia

2013 - 2016 - 2º mandato de vereador em Aparecida

2013 - 2016 - presidente da Câmara Municipal de Vereadores

2009 - 2012 - 1º mandato de vereador em Aparecida

2011 - 2012 - Secretário de Esportes em Aparecida