Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Heitorcoeso/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mosassauros


Os mosassauros foram os répteis pré-históricos da família Mosassauridae que eram os principais predadores dos oceanos do final do Cretáceo. O grupo não está relacionado proximamente, com os dinossauros, com os plesiossauros ou com os ictiossauros (répteis marinhos), pertencendo antes à ordem dos escamados que inclui atualmente as cobras e os lagartos. Os mosassauros surgiram no Cretáceo inferior, evoluindo a partir de animais terrestres e foram extintos durante o evento de extinção em massa ocorrido no final do Cretáceo (limite K/T). O nome do grupo refere-se ao primeiro fóssil, que foi descoberto em 1764, numa pedreira holandesa, no vale do rio Mosa.

Os mosassauros tinham um corpo fusiforme, dotado de dois pares de nadadeiras laterais, perfeitamente adaptado a vida em mares pouco profundos. Eram carnívoros, sendo que o menor exemplar conhecido media cerca de 3,5 metros de comprimento e o maior 17 metros, Mosasaurus hoffmannii. Chegaram a pesar até 6 toneladas.

Descoberta


Em 1764 foi descoberto um crânio fossilizado, o qual foi coletado em 1766 e adquirido em 1784, para o Museu Teylers de Haarlem na Holanda. Em 1794, durante as guerras napoleônicas, o fóssil foi enviado para Paris, como espólio de guerra, e foi primeiramente estudado por Faujas de Saint-Dumond que o classificou como sendo um cetáceo e por Adriaan Gilles Camper, como sendo um crocodilo. Em 1808, Georges Cuvier corrige seus colegas e identifica o fóssil como sendo pertencente a um réptil aquático, que mais tarde receberia o nome de mosassauro, que significa lagarto do rio Mosa.

Infomaçoes


Possuía membros modificados em nadadeiras, um corpo robusto e uma mandíbula poderosa. Sua cauda forte, movimentada lateralmente, provia grande impulso, enquanto as nadadeiras, mantidas junto ao corpo, davam estabilidade. No entanto, sua visão binocular era fraca, assim como seu olfato, o que faz os cientistas acreditarem que o mosassauro viveu perto da superfície do oceano, onde caçava peixes, tartarugas, amonites, plesiossauros e outros mosassaurídeos, raramente aventurando-se em águas mais profundas. Um réptil marinho que subia à superfície para respirar tinha um grande potencial para se tornar uma refeição; bastava o mosassauro espreitá-lo por baixo e atacá-lo subitamente.

Foi o primeiro gênero da família Mosasauridae a ser nomeado: sua descoberta ocorreu em 1764, nos Países Baixos, próximo ao Mosa, um dos principais rios europeus; seu descobridor, o tenente Jean Baptiste Drouin. Durante anos foi considerado uma espécie desconhecida de baleia ou crocodilo, até Georges Cuvier afirmar, em 1808, que tratava-se de um ser extinto. William Conybeare o batizou em 1822.

Classificação científica:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

Família: † Mosasauridae

Tribo: † Mosasaurini

Gênero: † Mosasaurus

Espécies: † Mosasaurus hoffmannii, † M. missouriensis, † M. conodon e † M. lemonnieri