Usuário(a):LNGomes/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


James Lisboa
LNGomes/Testes
James Lisboa, Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo
Nome completo James Arthur Lobo Lisboa
Nascimento 23 de abril de 1955 (69 anos)
Rio de Janeiro, SP
Nacionalidade  Brasileiro
Parentesco James Paulo Lisbôa (pai)
Maria do Sameiro Lobo Lisbôa (mãe)
Ocupação Leiloeiro Público
Perito Judicial

James Arthur Lobo Lisboa nasceu no (Rio de Janeiro, 23 de abril de 1955) é leiloeiro e perito judicial em São Paulo. Iniciou sua carreira na arte como pintor no ano de 1968 e tornou-se leiloeiro[1] em 1986, desde então seguiu como avaliador de grandes coleções e por ter relação com investidores[2] e colecionadores passou a ter maior destaque no mercado de arte brasileiro.

Em 1968 teve importante influencia de sua mãe que era professora de arte, entrou para o mercado de arte como pintor onde usava temas bíblicos como referencia em suas pinturas. Sua primeira exposição particular foi realizada em 1973 na Galeria KLM em São Paulo e em 1974 realizou sua primeira exposição fora de São Paulo, sua fase como pintor durou até o ano de 1979.

Como leiloeiro[editar | editar código-fonte]

James Lisboa abriu em 1978 uma galeria e casa de molduras no Brooklin (São Paulo), onde recebeu a proposta para trabalhar com leilões e foi nomeado leiloeiro em 1986, realizou seu primeiro leilão no ano de 1987 no Campos do Jordão Tênis Clube com apoio de seu amigo e pintor Rodrigues Coelho. Com sua entrada no mercado de arte James Lisboa conheceu pessoalmente diversos artistas com os quais teve expertise e vasto conhecimento adquirido ao longo do tempo como Anita Malfatti, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Arcangelo Ianelli, Cícero Dias, Claudio Tozzi, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Waldomiro de Deus, Crisaldo Morais, Paulo Wladimir, Ivonaldo Veloso de Melo, entre muitos outros que foi conhecendo ao longo do tempo em mais de 1 mil leilões que já realizou.

Em 1998, James Lisboa foi o primeiro leiloeiro de arte no Brasil a criar uma pagina web para demonstrar seus leilões, sendo também o primeiro a implementar o leilão eletrônico de arte em 2012.

A revista Blouin Art + Auction[3] o considerou James Lisboa um dos melhores leiloeiros do mercado brasileiro, sua casa de leilões foi eleita por três vezes uma das 250 melhores casas de leilão do mundo nos anos de 2013, 2015 e 2016.

No mês de Julho de 2020, realizou a primeira transmissão de um leilão de arte brasileiro ao vivo na TV pelo canal Arte 1[4] com transmissão para todo o Brasil.

Em Setembro do ano de 2020 realizou um de seus maiores leilões, com quase duas mil obras[5] da coleção e acervo[6] do antigo Banco Santos[7].

Acervos[editar | editar código-fonte]

Ao longo de sua carreira, passaram por suas mãos obras de artistas consagrados e que hoje se encontram à disposição do público em instituições e museus como a Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte do Rio de Janeiro, Itaú Cultural e muitas outras coleções importantes.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Categoria:Leiloeiros de São Paulo