Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Librário/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jogo Librário[editar | editar código-fonte]

O Librário, é um jogo reconhecido como tecnologia social, desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec), da Universidade do Estado de Minas Gerais. É uma ferramenta favorável para tornar o ambiente de estudo mais inclusivo. O jogo é constituído de um baralho de pares de cartas, contendo os sinais de Libras e as palavras em Português. A prática do jogo facilita o aprendizado de sinais para ouvintes e viabiliza a comunicação entre surdos e ouvintes. Atualmente, o Librário possui duas modalidades: uma com palavras do cotidiano e outra com palavras do campo semântico da arte. Com recursos da Fapemig (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), foram disponibilizadas as versões virtuais desses jogos em aplicativo para Android, iPhone/iPad, Windows e Mac. O jogo do Librário pode ser aplicado através de oficinas em escolas, instituições, universidades, etc. As Oficinas do Librário são desenvolvidas através de um método que visa o envolvimento de atividades lúdicas, noção básica da Libras e as palavras do jogo, que são do campo semântico geral e da arte. As oficinas são aplicadas abertamente à comunidade.

História[editar | editar código-fonte]

Em 2013, no início da pesquisa para o Librário, a proposta era de criar um software que traduzisse, através de tecnologia digital, a Libras para o Português. Entretanto, devido aos recursos disponíveis naquele período, (como câmera fotográfica, papéis, canetas, entre outros recursos manuais), o Librário foi uma descoberta de que problemas complexos podem ser resolvidos com propostas simples.

Em 2015, o Librário conquistou o certificado e o prêmio de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil, na categoria Universidades. No ano seguinte, ganhou o Prêmio Brasil Criativo, na categoria Games.

Oficinas Librário[editar | editar código-fonte]

As oficinas do Librário são realizadas em encontros com duração de duas horas, ou também cursos com carga horária de 10h/aula ou 20h/aula. Em todos os encontros, são utilizados vídeos para a apresentação do contexto do projeto para alunos e professores, além dos jogos e divisão dos grupos para aplicação dos jogos Saci, Memória, Acerte o Desenho, Pescaria, Faça seu Librário e outras dinâmicas através do "Librário". Ao final das oficinas, é proposto a elaboração das atividades desenvolvidas para coordenação das instituições parceiras e também para estudo de pesquisa.

O Jogo[editar | editar código-fonte]

O Librário é composto por dois baralhos sendo um no campo das artes e o outro com palavras do âmbito geral, tendo como objetivo promover a integração entre surdos e ouvintes de forma dinâmica e divertida. Além de incentivar o reconhecimento da relação entre palavra, imagem e sinal.

Librário da Arte[editar | editar código-fonte]

É o baralho que contêm os elementos da linguagem visual e expressões das Artes Visuais. Nele vem três dicas de jogos, sendo eles Jogo Acerte o Desenho, Jogo da Memória e Jogo Pescaria.

Jogo Acerte o Desenho[editar | editar código-fonte]

São usadas 26 palavras de um dos baralhos, divide a turma em duas e a cada rodada será escolhido um integrante para desenhar e o restante dos participantes da equipe terão de acertar a palavra. o objetivo é acertar o maior número de desenhos feitos por sua equipe.

Jogo Memória[editar | editar código-fonte]

O já conhecido jogo da memória mas agora com os elementos da linguagem visual. Se embaralha as cartas, coloque-as com a face para baixo, inicia-se pelo jogador da esquerda de quem distribuiu as cartas.

Jogo Pescaria[editar | editar código-fonte]

Se embaralha as cartas, distribui 5 delas para cada pessoa. O jogador a esquerda de quem distribuiu as cartas começa o jogo pedindo uma carta a um jogador escolhido para fazer par com a que estiver na sua mão. Se o jogador tiver esta carta,deverá entregá-la. Se o jogador não tiver a carta, deverá sinalizar “ Vá pescar!” Então o jogador deverá tirar uma carta do monte de cartas. Vencerá o jogador com maior número de pares.

Librário Geral[editar | editar código-fonte]

É o baralho que contêm os elementos do vocabulário geral. Neste também vem três dicas de jogos, dois já igual ao do primeiro baralho, sendo o Jogo da Memória e o Jogo Pescaria,sendo a novidade o “Jogo Saci”.

Jogo Saci[editar | editar código-fonte]

O jogo Saci consiste em 52 cartas e mais a carta do Saci (sem seu par) que são embaralhadas e distribuídas até que todas as cartas acabem. Cada jogador remove todos os pares já feitos e coloca-os virados para baixo. Quem começa o jogo espalha as suas cartas em uma mesa com as faces para baixo e oferece-as para o jogador do lado esquerdo, que tira uma carta. Se a carta completar um par, o par é colocado na sua frente de face para baixo. Este jogador espalha as suas cartas para que o jogador do lado esquerdo possa tirar. O processo de formação de pares continua até que um jogador é deixado segurando a carta do Saci,sendo este o perdedor.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. CASTRO, Flávia. LIBRÁRIO: FORMAS DE MULTIPLICAÇÃO. Mobilização e divulgação de uma tecnologia social para fomentar Políticas Públicas. 153p. UEMG, Belo Horizonte, 2019.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

  1. [https://jogolibrario.wixsite.com/librario]