Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Madeireira Bernauer/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Painel Alemão[editar | editar código-fonte]

O Painel Alemão é um revestimento de madeira natural, desenvolvido para decorar móveis de estilo. Indicado para marcenaria, ele inaugura uma nova categoria de painel decorativo - o mais fino conhecido e para o uso superficial. Sua qualidade estética é prioridade, uma vez que cria a impressão visual de um projeto arquitetônico. A principal função é encobrir substratos crus, geralmente compensado ou MDF estruturais. O Painel Alemão é feito com madeira de espécies renomadas, com desenhos e texturas singulares, que não se repetem. O revestimento confere o padrão visual final aos móveis ainda inacabados, com as característica exclusivas de cada madeira. É um painel patenteado e confeccionado em pequena escala. Produzido com lâminas faqueadas de madeiras, todas selecionadas para atender exigentes demandas de arquitetos e profissioanais da decoração. Foi desenvolvido para acabar com as dificuldades de aplicação que marceneiros profissionais tinham. Para acabar com a resistência criada em usar madeira de verdade. Eles vinham driblando suas limitações técnicas oferecendo alternativas sintéticas - que imitam artificialmente a madeira, como a melamina, laminado melamínico e plástico vinílico de recursos finitos e não sustentáveis. O Painel Alemão minimiza os riscos, para que os profissionais consigam o acabamento esperado, com um material impreterivelmente orgânico e sem defeitos da mão-de-obra.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

O propósito do Painel Alemão é servir de aplicação em práticas cotidianas da marcenaria. Por exemplo: compor painéis de parede de madeira, preservando a sequência de desenhos e cores de um lote - sequência da ordem extraída progressivamente de uma tora de madeira. Permite ser realizada uma obra de marcenaria fina, com harmonia, coerência e unidade estética. Por sua grande flexibilidade permite revestir móveis curvos. Restauradores utilizam para para renovar portas e móveis antigos, para que ganhem sobrevida. Aplicado em tampos compridos para encobrir emendas da estrutura. Para facilitar o transporte, pode ser enrolado e levado até o local da obra. Deste modo pode ser aplicado sobre qualquer peça montada em partes ou fixadas permanentemente.

Composição[editar | editar código-fonte]

A folha de madeira natural é prensada sobre uma película de fibra de celulose. A fibra permanecerá no seu verso e é o que confere o balanço necessário e resistência. O Painel Alemão é o resultado da aplicação do reforço especial de celulose sob a lâmina faqueada de madeira, amarrando e tramando ambas fibras para estabilidade. Um produto 100% vegetal, biodegradável, de fontes orgânicas e reposição simples. A fusão de ambos elementos é feita com um adesivo apropriado que usa água como solvente. Não possui toxicidade nem qualquer alerta neste sentido. As madeiras utilizadas são indicadas por arquitetos, decoradores, designers de interiores, marceneiros ou escolhidas pelo próprio consumidor final. Pode ser produzido com qualquer espécie de madeira, desde que faqueada em lâminas e dentro das condições adequadas de manuseio. Existem mais de 100 espécies para se escolher.

Finalidade[editar | editar código-fonte]

A diferença entre se utilizar a lâmina de madeira diretamente ou o formato Painel Alemão é evitar que as fibras se movimentem. É a precausão, já que o Painel Alemão imobiliza as reações que a lâmina sofreria durante o processo de produção, e mesmo no móvel finalizado. A dilatação e retração que as colas tradicionais, usadas pela marcenaria, sofrem são exageradas quando comparadas às mudanças físicas da madeira. Razão pela qual aparecem trincas e bolhas no acabamento de muitos móveis feitos sob medida. A cola de contato é uma solução comum, porém improvisada de colagem. A melhor colagem continua sendo aplicar a lâmina de madeira com prensa, com colas menos elastece e em altas temperaturas. O Painel Alemão integra este conceito e permite aplicações em diversas superfícies, diversos formatos, com maior liberdade. Ele tem um papel importante na gestão da marcenaria, facilitando o planejamento-gestão-cálculo da compra e uso do material. Também torna a marcenaria mais produtiva, reduzindo o tempo de manuseio das lâminas.

Manuseio[editar | editar código-fonte]

O resultado do Painel Alemão é um revestimento fino, resistente e flexível ao mesmo tempo. Possuí a menor espessura entre os painéis decorativos naturais do mercado - compensados, chapas de MDF e outros produtos. Sua espessura é menor de 1mm, variando abaixo disto conforme as espécies mais delicadas. O topo aparente se torna muito discreto pela película fina também ter ajustada sua cor conforme a madeira escolhida. É muito leve e possuí medidas para múltiplos aproveitamentos das medidas recorrentes em móveis. Tamanhos especiais podem ser encomendados para eliminar emendas restritivas que as medidas arquitetônicas contemporâneas exigem. Após a aplicação, os procedimentos com a madeira decorativa seguem os passos já conhecidos pela marcenaria, como lixagem e lustração.

Origem[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o Painel Alemão foi aprimorado pela Madeireira Bernauer, que detém os direitos para produzir e comercializá-lo. Surgiu para ser diferente dos compensados, chapas de MDF, chapas de aglomerado, madeirado ou laminados melamínicos. “O Painel Alemão surgiu para resolver as dificuldades que muitos profissionais tinham. Grande parte das marcenarias não dispõe de todos maquinários necessários, como prensa térmica. Por outro lado a criatividade e as medidas arquitetônicas atuais pedem soluções flexíveis e dinâmicas. O Painel Alemão resolveu estas duas questões. É praticamente uma ferramenta que torna a marcenaria tradicional competitiva e produtiva. Viabiliza todos os tipos de projetos, usando a madeira natural e permitindo acabamentos industriais", diz Helmut Bernauer, diretor da empresa e responsável pelo produto. O Painel Alemão é muito usado em países com indústrias de móveis consolidadas e competitivas. Onde a produtividade é altamente exigida.

Formato e Apresentação[editar | editar código-fonte]

O tamanho padrão sugerido do Painel Alemão é de 3,00 x 1,25m. Por se tratar de um produto natural e variável, também pode ser mais curto ou mais comprido, ajustando-se para minimizar perdas em diversos casos. O sentido dos veios da madeira também podem ser redefinido quando encomendado e customizado para o cliente. As lâminas não são pré-lixadas, o que preserva uma camada integral da madeira decorativa, para seguintes lixagens e manutenção futuras.

Comercialização[editar | editar código-fonte]

Pela grande flexibilidade, o Painel Alemão pode ser enrolado e embalado em caixas para envio seguro em longas distâncias. A comercialização é feita para todo Brasil, diretamente pela empresa produtora, Madeireira Bernauer.