Usuário(a):RDeminicis (WMB)/Relatório

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wiki Loves Espírito Santo
Organização
Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil
Parceria
Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo
Dúvidas e mais informações
wles@wmnobrasil.org
Redes sociais
Facebook
Instagram
YouTube
Twitter (#wikilovesespiritosanto)

Projeto Wiki Loves Espírito Santo: um estudo de caso

Rafael Borges Deminicis
Sandra Schmitt Soster

Resumo

O projeto Wiki Loves Espírito Santo (a Wiki Ama o Espírito Santo, em português) foi idealizado pelo Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil (WMB) e ocorreu ao longo do ano de 2022, propondo-se a aumentar e melhorar as informações sobre o estado do ES nas plataformas Wikimedia. Para alcançar metas qualitativas e quantitativas estabelecidas, realizaram-se parcerias institucionais, buscou-se o apoio de editores voluntários e organizou-se uma série de ações: um concurso de edições na Wikipédia, lives acompanhadas de maratonas de edição, parcerias GLAM, uma Wiki Ocupação e a oferta de prêmio específico no concurso Wiki Loves Monuments. Neste artigo, são apresentados detalhes das ações desenvolvidas e uma análise crítica em relação às dificuldades encontradas e aos êxitos obtidos. Ao fim, o projeto é avaliado em relação ao uso das ferramentas colaborativas e são indicadas perspectivas para futuras ações deste mesmo tipo em outros estados brasileiros.
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação; Ferramentas colaborativas; Wikimedia

1. Apresentação

O Espírito Santo está localizado na região Sudeste do Brasil e faz fronteira com os estados mais populosos do país. Embora o estado se destaque por índices econômicos bastante favoráveis nas últimas décadas (como a sua capital, Vitória, que ocupa o 2º lugar dentre as capitais brasileiras em IDH), principalmente no ramo da agricultura, silvicultura e da mineração, e por sua boa infraestrutura de estradas e serviços urbanos, ainda é o estado do sudeste com menor visibilidade nos projetos Wikimedia.
Os traços culturais e históricos do Espírito Santo marcam em definitivo a identidade da população capixaba, apesar de não terem destaque e reconhecimento nacional, e confundem-se muitas vezes com os de estados vizinhos, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
São poucos os bens edificados no ES preservados em nível federal, sendo apenas nove. No entanto, são quase 700 as áreas arqueológicas registradas e os bens de natureza imaterial são muito expressivos, como o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras (o primeiro patrimônio imaterial registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no território nacional segundo as diretrizes do Decreto federal nº 3.351, de 04 de agosto de 2000), as Rodas de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira e os grupos de Congo, Jongo e Caxambu. A maioria do patrimônio cultural preservado no estado é em nível estadual, pela Secretaria de Cultura (SECULT), contando com mais de 179 registros distribuídos em mais da metade dos municípios (48). Os de registro municipal são poucos, há exceção da capital, Vitória, em que há atualmente 164 bens protegidos.
A partir deste cenário, o Wiki Movimento Brasil (WMB), com base na experiência prévia do Wiki Loves Bahia (do ano anterior), orientou-se para a realização do Projeto Wiki Loves Espírito Santo (“Wiki Ama Espírito Santo”, em português) ao longo de 2022, sob a proposta de melhorar a qualidade e a quantidade das informações sobre o respectivo estado (UF) nas plataformas Wikimedia, a partir da cooperação entre a comunidade wikimedista e instituições locais.

Além disso, o Wiki Loves Espírito Santo contou com a parceria com a Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo. O projeto envolveu principalmente a concretização de um Wikiconcurso, acompanhado de 3 maratonas de edição, uma Ocupação no município de Santa Leopoldina, além de parcerias com instituições culturais para a construção de acervos digitais e a promoção de premiação específica para o ES no Wiki Loves Monuments Brasil 2022. Neste relatório estarão descritas cada uma das atividades com as quais me envolvi na rotina de organização do Projeto Wiki Loves Espírito Santo e são tecidas observações e impressões sobre o esforço destinado para cada uma delas, os métodos envolvidos, as dificuldades encontradas e o alcance de metas.

2. As ações do Wiki Loves Espírito Santo
2.1. Parcerias

O Wiki Loves Espírito Santo teve como característica especial e central a construção de uma parceria junto à Secretaria de Cultura do Estado (SECULT). Mas não apenas isso, o fato de a secretaria ter um alto nível de capilaridade de sua comunicação, ações e financiamentos a projetos individuais foi extremamente relevante.
Os desdobramentos práticos da parceria com a SECULT, com esta qualidade, se produziram na compreensão conjunta de qual linguagem seria utilizada com o público e de quais seriam as perspectivas iniciais de alcance e engajamento no uso das redes sociais, sites e canais de streaming, de acordo com cada ação; na criação das peças de divulgação; na aproximação com a mídia regional e local; no acréscimo de itens na lista de artigos da página do Wikiconcurso; na divulgação das lives/editatonas em suas redes e site; na retransmissão das lives/editatonas em seu canal de streaming, na divulgação dos resultados parciais e final do Wikiconcurso; e na organização conjunta e apoio com infraestrutura para a realização da Wiki Ocupa Santa Leopoldina.

2.2. Wikiconcurso - a página, prêmio, lista de artigos e lives/editatonas

Independente da parceria, o primeiro ato do projeto foi a elaboração de sua página, na Wikipédia, especialmente, com a seção de sua primeira ação pública, o Wikiconcurso. Na página foram dispostas as explicações sobre as características e objetivos do projeto; os boletins quinzenais com a divulgação das ações futuras e relato da execução destas e seus resultados; as explicações, dicas e regras do Wikiconcurso, a lista de artigos sugeridos para criação ou melhoramento no contexto do Wikiconcurso; etc. A construção da lista de artigos foi subdividida em temas, com mais de 3.000 sugestões, quais foram: Biografias e diversidade (281), Fauna e Flora (950), Festividades e religiosidade (323), Patrimônio Histórico e Cultural (356), Territórios e paisagem natural (1.198). O Wikiconcurso do Wiki Loves Espírito Santo consistiu em uma competição de edições na Wikipédia lusófona, ocorrida no prazo de 12 de abril a 12 de julho de 2022, na qual os cinco primeiros editores que gerassem mais bytes/caracteres ganhariam prêmios de até R$ 2.500,00 em vale-compras. Além disso, para a promoção do Wikiconcurso foram realizadas três lives de divulgação, acompanhadas de editatonas, mediadas pelo assistente de difusão comunitária do projeto. À exceção da primeira live, de lançamento da ação, as lives seguintes se orientaram pelo maior volume de artigos de determinado tema mobilizados pelos editores durante o concurso.
Da live de lançamento foram participantes dois membros da instituição parceira/SECULT: Fabricio Noronha Fernandes, bacharel em Artes Plásticas e atual Secretário estadual da Cultura do Espírito Santo e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; e Herialdo Marcos Rosário Plotegher, licenciado em Música, com especialização em Gestão Pública e atual Gerente do Sistema Estadual de Cultura (GESEC) da SECULT. A segunda live tratou da Fauna e da Flora e a terceira, o Patrimônio Histórico e Cultural. Para participação destas live foram convidados profissionais ou figuras públicas atuantes no estado do ES, escolhidas de acordo com blocos temáticos. Em Fauna e Flora, foram Savana de Freitas Nunes, bacharel em ciência biológicas e mestre em Biologia Animal e atual agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos e coordenadora técnica do Núcleo de Informação e Conservação de Biodiversidade do IEMA; e Leonardo Merçon, graduado em Design, fotógrafo e documentarista dedicado à conservação e biodiversidade e atual diretor da ONG Instituto Últimos Refúgios. Em Patrimônio Histórico e Cultural, Paula Nunes Costa, bacharel em Museologia e atual técnica da Gerência de Memória e Patrimônio da SECULT/ES e Gerente do Projeto Estratégico Midiateca Capixaba; e Yuri Batalha de Magalhães, bacharel em Turismo e atual técnico da DIVITEC da Superintendência do IPHAN no ES.
Vale mencionar, que, apesar das dificuldades apresentadas, considera-se que o alcance da divulgação das lives foi bastante exitoso. Foram cerca de 1.000 visualizações da live de lançamento; cerca de 100 visualizações da live sobre Fauna e Flora; cerca de 300 visualizações da live sobre Patrimônio Histórico e Cultural[1]. No entanto, as editatonas não tiveram a mesma repercussão, atraindo, em média, apenas 5 pessoas em cada uma. Durante o período de realização do concurso, a assistência do projeto fez o acompanhamento das edições e das discussões surgidas, oferecendo aos membros do WMB o aporte para dicas e sugestões aos participantes. Com isso, fizeram-se algumas correções nos nomes dispostos nas listas de sugestão da página do projeto e redirecionamentos e desambiguações.
Abaixo são apresentados os resultados finais do concurso:

Verbetes criados Verbetes melhorados Edições Bytes inseridos Acessos aos verbetes Editores inscritos Imagens carregadas no Wikimedia Commons
512 851 5.130 5,66 milhões 1,16 milhões 486 354

Um ponto frágil desta ação a se considerar, foi que a expressiva quantidade de inscritos não se tornaram editores ativos no Wikiconcurso do WLES: foram 486 inscritos e apenas 52 ativos; e, além disso, a metade dos editores trabalhou apenas de 1 a 3 verbetes; e metade deles editou em torno de 2.500 caracteres (tamanho de apenas um resumo de um artigo científico). Talvez tais fatos sinalizem que é preciso oferecer explicações mais esmiuçadas nas páginas do Wikiconcurso e que isso pode evitar a criação de empecilhos ou fatores de frustração para novos editores, deixando assim o legado de um maior conjunto de editores permanentes e qualificados pós-concurso.
Avalia-se criticamente que pode ser um erro bastante significativo acreditar que as pessoas interessadas no concurso e recém-inseridas no universo das edições na Wikipédia conseguirão assistir a vários vídeos de regras da Wikipédia, estar em todas as editatonas de forma ativa e tirando todas as dúvidas, estar seguras em suas edições e dispostas a participar das discussões dos verbetes que porventura comecem etc. Observei, ao longo do concurso, que a maioria das pessoas que começa a editar tem alto fator de frustração, frente às regras; e esta é maior que sua disposição a enfrentar as primeiras dificuldades, gerando maior número de abandonos do que de efetivações de editores. Ou seja, um certo número de pessoas se dispõe a iniciar a construção de novos verbetes; mas a maioria desiste diante da indicação para eliminação.

2.3. Parcerias GLAM-Wiki

Outra ação foi o apoio à criação de parcerias GLAM-Wiki (com Galerias, Bibliotecas, Arquivos e Museus) - projeti que tem coordenação específica e funciona como projeto de abrangência nacional -, fazendo-se o levantamento de instituições com potencial de participação, junto à Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e por pesquisa própria.
Vale mencionar apenas que a SECULT já havia efetivado com o WMB a GLAM Midiateca Capixaba e, por conta da existência da própria Midiateca Capixaba, boa parte das instituições potenciais para atração à GLAM já estavam abrigadas nesta (com acervo digitalizado e em processo de carregamento na plataforma da SECULT).
A primeira parceria GLAM conquistada foi com a Fábrica de Pios (de um acervo do município de Cachoeiro de Itapemirim-ES), do qual carregaram-se as imagens de 215 elementos, entre documentos escritos, dos diferentes tipos de apitos, fotografias e outros. Posteriormente, com a construção da GLAM do Museu do Colono (museu localizado no município de Santa Lepoldina-ES), ainda antes da realização da ação Wiki Ocupa Santa Leopoldina (descrita mais à frente), foram carregadas 255 imagens que retrataram mobiliário, louças e utensílios domésticos da exposição permanente do museu, fotografias e livros do acervo, entre outros. Atualmente, a quantidade de imagans disponíveis na galeria desta GLAM é de 314.
Outras instituições foram levantadas e contatadas para o fechamento de parcerias, mesmo após o encerramento do Wiki Loves Espírito Santo: Secretaria de Desenvolvimento (SEDEC), da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV); Instituto Últimos Refúgios; Museu Solar Monjardim; Instituto Goia; Setor de Educação Ambiental do IEMA; Museu de Minerais e Rochas da UFES; Centro de Memória do Curso de Enfermagem da UFES; Arquivo Público do Estado (APEES); Galeria de Arte e Pesquisa na UFES; Associação dos Docentes da UFES (ADUFES); e Projeto História Capixaba (de autoria de Fabio Paiva Reis).

2.4. Wiki Ocupa

Em paralelo ainda, foi promovida também a ação Wiki Takes (ou Wiki Ocupa, na versão em português), com a qual se pode contar também com o apoio da SECULT. O local para a realização da ação foi definido pelos gestores do WMB, considerando:
• Quantidade de bens tombados;
• Poucas fotos e informação nas plataformas;
• Poucos verbetes dentro da categoria do município;
• Grande número de etnias que colonizaram a cidade; e
• Presença de grupos sub-representados nos projetos Wikimedia.

Com base nestes critérios foi escolhida a cidade de Santa Leopoldina, na região central do estado, que possui Sítio Histórico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura e outros bens culturais importantes, mas com pouco conteúdo referente inserido na Wikimedia. Além disso, nesta localidade a SECULT gere o Museu do Colono, que foi colocado à disposição por esta secretaria para servir de sede do evento. A secretaria também deixou à disposização o corpo técnico do Museu para auxiliar na organização do evento e se comprometeu a, durante a realização dele, ceder o transporte, entre Vitória e Santa Leopoldina, dos wikimedistas chegados de outros estados e do corpo técnico da própria SECULT interessado.
O Museu do Colono está situado exatamente no meio da localidade do Sítio Histórico de Santa Leopoldina (e sua edificação principal faz parte dele). A sua infraestrutura foi considerada adequada, possuindo espaços amplos, principalmente, em seu primeiro andar. Em um deles, seriam dispostas mesas para os computadores dos participantes e os equipamentos de transmissão das palestras; em outro, seria montada bancada para a digitalização de acervo; e, em um terceiro, as mesas de lanche dos intervalos (coffe-break).
O financiamento da Wiki Ocupa Santa Leopoldina foi então conquistado mediante a aprovação de um projeto junto à Wikimania 2022, que garantiu os custos com as passagens aéreas, hospedagem, alimentação de wikimedistas de outros estados etc. Dentre estes, foi essencial a contratação do serviço de Internet e wi-fi, pois neste quesito a estrutura do Museu o Museu não era adequada e aberta às atividades que seriam realizadas. Aliás, o sinal de Internet/wi-fi é um fator de grande atenção no momento de preparação desta ação e tem de ser detectado com bastante atecedência. Para a Wiki Ocupa em questão, foram encontradas apenas duas empresas de prestação do serviço na região e a qualidade do sinal não foi a contento absoluto, pois ocorreu instabilidade do sinal durante a transmissão da palestra ao vivo no evento Wikimania 2022 e prejudicou parcialmente a sua realização.
Por fim, todas as atividades previstas aconteceram com grande envolvimento de todos(as) os(as) participantes, que consistiram: no mapeamento e georreferenciamento do patrimônio histórico; registro fotográfico dos edifícios que fazem parte do Sítio Histórico de Santa Leopoldina, como dos edifícios de fazendas históricas da área rural e da Comunidade Quilombola do Retiro e a expressão imaterial da Banda de Congo Unidos do Retiro; editatona dos verbetes dos patrimônios históricos (principalmente aqueles do Sítio Histórico, as fazendas e a comunidade quilombola) e outros elementos da paisagem natural e da cultura do município de Santa Leopoldina; digitalização do acervo do Museu do Colono baseada no modelo do projeto Museu Portátil; além das apresentações de representantes do WMB no evento internacional Wikimania 2022 em três sessões: “Wiki Loves Espírito Santo: um estudo de caso” e “Como organizar um Wiki Ocupa” (apresentações que foram gravadas semanas antes do evento, transmitidas na devida data, mas que exigiram a participação on-line dos seus responsáveis no momento de perguntas e debate) e “Sobre a decolonização do conhecimento na América Latina” (apresentação ao vivo).
Em números, a Wiki Ocupa Santa Leopoldina resultou em:

Verbetes criados Verbetes melhorados Edições Bytes inseridos Acessos aos verbetes Editores inscritos Imagens carregadas no Wikimedia Commons
20 42 133 87 mil 2.750 12 1.587

Avalia-se que um dos pontos frágeis da realização de uma Wiki Ocupa é o fator climático, pois, em caso de incidência de chuvas, há prejuizo, e até a inviabilização, da circulação dos participantes até o local do evento e/ou da realização do registro fotográfico das edificações históricas e georreferenciamento. Deve-se optar pela realização do evento em perído de maior estiagem da respectiva região e, mesmo assim, até a proximidade da data, acompanhar as condições climáticas; ou, ainda, caso ocorra algum imprevisto, sejam preparados participantes locais e a assistência do projeto, para o retorno em data mais apropriada para a execução do registro dos bens.
Em adendo, avalia-se que, caso houvesse a disposição de mais recursos pelo WMB para a ação Wiki Ocupa no Espírito Santo e mais tempo de projeto, seria interessante que se fizesse a versão Wiki Ocupa São Mateus (e isso chegou a ser aventado e apoiado pela SECULT), devido à importância deste Sítio para a história da região. Por este local chegou um dos maiores contingentes de imigrantes africanos escravizados do sudeste do Brasil, especificamente pelo Porto de São Mateus. Esta imigração forçada reflete-se até hoje na predominância da população preta nos municípios do norte do ES, na grande concentração de Comunidades Quilombolas registradas nestes municípios e difusão de suas tradições rurais, e a forte presença de patrimônios imateriais de matriz africana, como as festividades negras do Congo, o Jongo, as rodas de capoeira etc.

2.5 Wiki Loves Monuments - seção especial do Espírito Santo

O projeto Wiki Loves Espírito Santo também auxiliou na divulgalção do concurso fotográfico de patrimônios edificados e monumentos históricos Wiki Loves Monuments Brasil 2022 e na promoção da sua remiação esclusiva para as imagens sobre o Espírito Santo. Houve ainda o acompanhamento e a retirada de dúvidas dos participantes ou interessados.
Os números conquistados somente do ES foram os seguintes: 2.147 imagens inseridas na plataforma Wikimedia Commons, por 22 participantes (dos quais 6 são usuários novos) e foram 203 monumentos fotografados (dos quais, 190 foram registrados pela primeira vez na Wikimedia).

3. As tecnolonias colaborativas e a atuação do projeto Wiki Loves Espírito Santo

Segundo Werthein (2000), as desigualdades de renda e de desenvolvimento se reproduzem e se consolidam na Sociedade da Informação. Se no contexto histórico de transição da modernidade à contemporeneidade, a informatização dos processos sociais tinha que incorporar classes sociais e minorias excluídas, na grande maioria dos países em desenvolvimento nas últimas décadas, vastos setores engrossam a parcela dos que estão longe da integração ao sistema decisório. Um dos adventos mais importantes da Internet foi o de permitir, a princípio, que os indivíduos conectados tivessem a possibilidade de serem ao mesmo tempo produtores, mediadores e usuários de informação. No entanto, ao longo das últimas décadas, diferente do que sustentava Miranda (2000), para a maior parte das sociedades, devido às desigualdades e à incidência dos mesmos poderes econômicos e políticos que dominam as demais esferas da vida social, a Internet não se tornou um campo de atuação de agentes ativos e determinantes, livres para escolherem o conteúdo, interagirem com ele, independentemente do espaço e do tempo em que se localizam. Estudiosos sustentam que a nova arquitetura da Internet está sendo traçada por empresas estadunidenses com a ajuda silenciosa e protecionista do governo (LESSING, 1999), o que torna as regiões ao sul e ao cidadão periférico ainda mais distante.


NNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN

Considerações Finais

Neste relatório, foram devidamente descritas cada uma das atividades realizadas durante o Projeto Wiki Loves Espírito Santo do Wiki Movimento Brasil (WMB), desde o início das funções do contratado, quais foram: a realização das instruções iniciais; participação em reuniões regulares; criação dos conteúdos da página do projeto e suas seções (com destaque para a seção da lista de artigos); acompanhamento das edições do Wikiconcurso; comunicação e alimentação de dados à Secretaria parceira; divulgação e realização de lives/editatonas; busca e contato com potenciais parceiras GLAM; carregamento de dados nas parcerias GLAM; organização e participação da ação Wiki Ocupa Santa Leopoldina; e apresentações do projeto WLES em eventos nacionais e internacionais.
Em termos gerais e ao que se pretendia, o Projeto Wiki Loves Espírito Santo superou as expectativas, se considerarmos que todas as metas estabelecidas foram concretizadas. A meta global colocada foi a de 50 instituições; 300 imagens carregadas em parcerias GLAM; 3 editatonas no Wikiconcurso; 50 elementos criados na Wikidata , atração de 200 editores e 500 verbetes novos criados na Wikipédia no contexto do Wikiconcurso; 12 boletins quinzenais e 10 publicações sobre o Wikiconcurso/Projeto WLES na mídia local; e 1 Wiki Ocupação. O projeto conquistou ___ instituições; obteve mais de 700 imagens em parcerias GLAM; realizaram-se 3 editatonas para o Wikiconcurso; foram criados __ elementos no Wikidata, atraídos quase 489 editores e criados 521 verbetes novos na Wikipédia durante o Wikiconcurso; produção de de 12 boletins quinzenais e 15 publicações sobre o Wikiconcurso/Projeto WLES na mídia local; e a realização da 1 Wiki Ocupação (Wiki Ocupa Santa Leopoldina).
Como apontamento de grande vulto, observou-se que a criação prévia de uma parceria com uma Secretaria estadual, de atuação capilarizada (isto é, de boa legitimidade frente a agentes culturais e à mídia local), é fator dorsal para o êxito do projeto, pois se apresenta como essencial na divulgação das ações (principalmente o Wikiconcurso), na geração de interesse público e na consolidação de ações presenciais como o Wiki Ocupa. A parceria com um órgão público de nível estadual, na maioria do tempo, acresce legitimidade frente à mídia local e regional. Isso, até que haja reversão do quadro de falta de compreensão da mídia em geral sobre o que é e o que faz a Wikimedia, mas, atualmente, a mídia apenas conhece, e muito superficialmente, a plataforma Wikipédia. Obviamente que, antes de qualquer coisa, deve ser medida a legitimidade de tal órgão, pois que, muito mais que a presença de tendências partidárias (que sempre estarão presentes na vida política institucional), pode haver o atravessamento de questões (infelizmente em voga) de estímulos anticulturais ou antissociais, contraditoriamente, promovidos pelo órgão, fato que gera grande desconfiança e rejeição por parte do público com o qual o projeto busca atrair o interesse e a participação.
Apontou-se ainda que, muito além do oferecimento de prêmios, a criação de indicações mais detalhadas e didáticas aos interessados e novos editores (colocadas nas páginas, divulgações e lives), as abordagens qualificadas de instituições potenciais parceiras GLAM, a possibilidade de desenvolvimento de editatonas focais com instituições e secretarias municipais (ao invés das que foram na sequência das lives) e a manutenção da atividade presencial Wiki Ocupa, apresentaram-se como fatores de êxito qualitativo e quantitativo do projeto, refletidos na maior participação de editores novos e interessados na participação mais longeva junto ao WMB. Importante seria, por exemplo, a articulação com secretarias de educação estaduais ou municipais para saber de professores (principalmente de História e Geografia) que tenham interesse na realização de editatonas específicas em suas escolas (antes e/ou depois do Wikiconcurso), para a criação de acervo fotográfico ou criação de verbetes do município em que estão situados.
Por fim, avalia-se que o Projeto Wiki Loves Espírito Santo, com suas estratégias adotadas, foi bastante exitoso quantitativa e qualitativamente, tendo gerado curiosidade, interesse e novos editores sobre e no território capixaba. Apenas fica a sensação de que poderia muito mais e, dentro desta perspectiva, indica-se que futuros projetos Wiki Loves região/estado adquiram condições para a promoção de ações de editatonas com público escolar (alunos e professores), baseando-se na educação para a construção de um legado de desmistificação pública das plataformas Wikimedia, de difusão da informação e da colaboração.

Bibliografia

WERTHEIN, J. A Sociedade da Informação e seus desafios. DataGramaZero. In. Revista de Ciência da Informação. v.29, n.2, p. 71-22, maio/ago. 2000. Brasília: IBICT.
MIRANDA, A. Sociedade da Informação: globalização, identidade cultural e conteúdos. In. Revista de Ciência da Informação. v.29, n.2, p.78-88, maio/ago. 2000. Brasília: IBICT.

  1. Dados levantados até a data de produção deste relatório, no dia xxxxxxx.