Saltar para o conteúdo

Usuário(a):RedeDunamis/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gestão Urbana[editar | editar código-fonte]

Conceito de gestão[editar | editar código-fonte]

O termo gestão está conceituada há bastante tempo no ambiente profissional ligado a administração de empresas. Desde a segunda metade da década de 80, o Brasil, vem intensificando o uso de expressões como gestão urbana e outras tantas.

A palavra gestão significa administrar recursos dentro dos recursos disponíveis tendo como vista as necessidades imediatas, assim, remetendo ao presente.

A democratização da ação coordenadora do estado está cada vez maior, incorporando a participação da democracia tanto na gestão como no planejamento, sendo uma opção à submissão acrílica ao mercado - submissão essa que é mina de crescimento do tecido social - e aos “fascismos societais” discutidos por Boaventura de Sousa SANTOS (1999).

Urbanismo, urban design e planejamento urbano[editar | editar código-fonte]

Urbanismo e planejamento urbano não são sinônimos, portanto, nem o primeiro esgota o segundo. Mesmo os planejadores sendo comprometidos com um pensamento socialmente crítico, infelizmente, no Brasil, arquitetos costumam confundir as duas coisas.

Le Corbusier exprimiu contundentemente o ponto de vista mais comum dos arquitetos sobre o assunto:

O Urbanismo nada mais é que o arquiteto. O primeiro organizar os espaços arquiteturas, fixar o lugar e a destinação dos continentes construídos, liga todas as coisas no tempo e no espaço por meio de uma rede de circulações. E o outro, o arquiteto, ainda que interessado numa simples habitação e, nesta habitação, numa mera cozinha, também constrói continentes, criar espaços, decide sobre circulações. No plano do ato criativo, são um só o arquiteto e urbanista. (LE CORBUSIER, 1984:14)

De forma geral, assuntos referentes ao traçado e à local público e ordens espaciais intra-urbano em geral (volumetria, relacionamentos funcional e estético de um objeto geográfico com seu entorno etc.).

Além da expressão Urbanismo, os círculos intelectuais, passaram a utilizar outra expressão, urban design, para qual a expressão portuguesa Desenho Urbano não constitui um equivalente perfeito (ver DEL RIO, 1997). Sem obstáculo, a disputa entre as nomenclaturas Urbanismo e Desenho Urbano, o autor deste livro deixa esse atrito, voluntariamente, aos arquitetos. Vale ressaltar que, independente das diferenças desses termos, o urban design não é menos preciso que o Urbanismo.

Planejamento urbano, aventa, posteriormente, um contexto mais ampliado do que as expressões Urbanismo e Desenho Urbano. O planejamento urbano por sua vez inclui o Urbanismo (ou o Desenho Urbano, como preferirem).

Nas palavras de KORDA (1999:37), “ O planejamento urbano [Stadtplanung] se ocupa, acima de tudo, com o direcionamento da evolução espacial e com uso das superfícies de uma cidade, ao passo que a missão do Urbanismo [Stadtplanung] é, antes, a aplicação do planejamento e a modelagem formal do espaço urbano por intermédio da atividade construtiva”.