Usuário(a):Thiago Fabri/Netflix Open Connect

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Categoria:Redes de computadores

Netflix Open Connect (NOC) é o nome da rede global responsável por fornecer o aplicativo "Netflix", programas de TV e filmes para nossos membros em todo o mundo. Este tipo de rede é tipicamente referido como uma "Rede de fornecimento de conteúdo" ou "CDN" porque seu trabalho é fornecer conteúdo baseado na Internet (via HTTP / HTTPS) de forma eficiente. A rede Open Connect compartilha algumas características com outros CDNs, mas também tem algumas diferenças importantes.

História[editar | editar código-fonte]

A "Netflix" criou sua iniciativa Open Connect em 2011, como uma resposta à crescente escala de streaming de seu aplicativo. O programa foi iniciado primordialmente por dois motivos:

  • Como a "Netflix" cresceu e passou a ser uma parte significativa do tráfego geral na rede do Provedor de Serviço de Internet (ISP) do consumidor, tornou-se importante poder trabalhar com esses ISPs de forma direta e colaborativa.
  • A criação de uma solução de entrega de conteúdo personalizada para "Netflix" à permitiu projetar um solução direcionada, reduzindo a demanda geral na capacidade da rede upstream.

O objetivo do programa é permitir que os ISPs forneçam uma experiência fluída com o aplicativo "Netflix" para os clientes mútuos. Para cumprimento dessa meta é localizando o tráfego de dados da "Netflix" mais próximo possível dos clientes, limitando a rede e as distâncias geográficas que os bits de vídeo devem percorrer durante a transmissão. Isso beneficia os clientes da "Netflix", mas também beneficia ISPs e usuários da Internet em geral. Resumindo, o serviço melhora eficiência e aumenta a capacidade da Internet para suportar solicitações de reprodução para Conteúdo "Netflix" para que outras pessoas não precisem.

Servidores NOC[editar | editar código-fonte]

O pilar de construção do NOC é o conjunto de dispositivos de servidor especialmente desenvolvidos, chamados Open Connect Appliances (OCAs). Esses servidores armazenam vídeo / imagem codificado arquivos e transmitem esses arquivos via HTTP / HTTPS para dispositivos clientes (por exemplo: set top boxes, dispositivos móveis ou smart TVs). Os OCAs têm a responsabilidade exclusiva de entregar bits estruturados ​​para dispositivos clientes o mais rápido possível.

Como acontece com todas as facetas NOC, o design do servidor continua a se expandir e melhorar ao longo do tempo para atender às necessidades atuais e futuras da companhia. Possuindo envolvimento no desenvolvimento de todas as camadas da pilha de software, e fazendo com que o design de hardware e de software estejam disponíveis via código aberto para que outros possam se beneficiar.

A rede global de milhares de OCAs é implantada de duas maneiras:

  1. OCAs são instalados dentro de pontos de troca de internet (referidos como IXs ou IXPs) nas regiões de principais mercados da "Netflix" em todo o mundo. Esses OCAs estão interconectados com ISPs mutuamente presentes através de peering público ou privado (SFI) sem liquidação.
  2. OCAs são fornecidos gratuitamente para ISPs qualificados. Esses OCAs, com a mesma capacidade que os OCAs que estão nos IXPs, são implantados diretamente dentro das redes ISP. O hardware do servidor é fornecido pela empresa e os ISPs fornecem energia, espaço, e conectividade. ISPs controlam diretamente quais de seus clientes são encaminhados para seus OCAs incorporados. Os parceiros ISP com OCAs incorporados também usam peering para resiliência e para permitir o preenchimento noturno e atualizações.

Cada local de implantação dos servidores é feito pela equipe do NOC com base nas características da rede local e outros fatores-chave de planejamento de capacidade. Depois de implantar OCAs em um site, seu desempenho é analisado e medido constantemente a fim de aumentar a capacidade conforme os requisitos progridem.

Monitoramento, Manutenções e Atualizações[editar | editar código-fonte]

Todas as implantações dos servidores OCA, sejam em IXPs ou incorporadas em redes ISP, são constantemente monitorado pela equipe de operações do NOC para garantir a consistência e eficiência. Problemas são analisados e resolvidos remotamente com entrada mínima exigido dos parceiros ISP. Se os parceiros desejam monitorar o status e desempenho de seus próprios OCAs incorporados, existe um Portal de Parceiros onde eles podem fazer isso. Se o desempenho do hardware degrada a ponto de um servidor não funcionar mais no intervalo dos padrões de qualidade, o componente é substituído sem custo para parceiros.

Tendo o benefício único de ser capaz de implantar a maioria de conteúdos e atualizações de software durante as janelas de preenchimento fora do pico. Porque o time de análise e algoritmos podem prever com alta precisão o que usuários assistirão e a que horas do dia, usando largura de banda fora do pico para baixar a grande maioria do conteúdo e atualizações para os OCAs na rede durante essas janelas de tempo configuráveis. OCAs podem também baixar atualizações uns dos outros, minimizando uma quantidade significativo da capacidade de internet "backbone" durante o ciclo de atualização.

Usando algoritmos de popularidade em constante evolução e técnicas de armazenamento no plano de controle e serviços para garantir que o conteúdo seja distribuído de forma a maximizar a eficiência de transferência e qualidade de experiência, minimizando a rotatividade na forma de atualizações de conteúdo que é armazenada nos aparelhos.

Referências

https://openconnect.netflix.com/pt_br/ Consultado em 26 de outubro de 2020

https://medium.com/netflix-techblog/search?q=open%20connect Consultado em 26 de outubro de 2020

https://about.netflix.com/en/news/how-netflix-works-with-isps-around-the-globe-to-deliver-a-great-viewing-experience Consultado em 26 de outubro de 2020

Categoria:!Artigos novos