Usuário(a):TiagoLubiana/Gaivina-de-bico-preto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O nome do gênero vem do grego antigo gelao, "rir", e khelidon, "andorinha". O niloticus específico é do latim e significa "do Nilo". [1] A andorinha-do-mar australiana foi anteriormente considerada uma subespécie.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Esta é uma gaivina bastante grande e poderosa, parecida em tamanho e aparência geral com a a gaivina Sandwich, mas a curto grossa bico semelhante ao de gaivota, asas largas, longas pernas e corpo robusto são distintos. O adulto de verão tem parte superior cinzenta, parte inferior branca, um "chapéu" preto, bico preto forte e pernas pretas. A chamada é um ker-wik característico. Tem 33 a 42 centímetros de comprimento e 76-91 centímetros de envergadura. A massa corporal varia de 150 a 292 gramas.

No inverno, o "chapéu" é perdido e há uma mancha escura no olho, como uma gaivina de Forster ou uma gaivota de cabeça preta. As gaivinas-de-bico-preto juvenis têm uma máscara mais fraca, mas parecem muito com adultos de inverno.

As gaivinas de Sandwich juvenis têm um bico curto e são frequentemente confundidas com as gaivinas-de-bico-preto, onde esta última espécie é incomum, como as costas do Mar do Norte.

Existem cinco subespécies listadas da andorinha-do-mar:

Historia de vida[editar | editar código-fonte]

Esta espécie se reproduz em colônias em lagos, pântanos e costas. Ele nidifica em um rastro de solo e põe de dois a cinco ovos. Embora amplamente distribuído em áreas de água doce na Eurásia, está associado quase exclusivamente à água salgada, áreas costeiras da América do Norte.

Esta é uma andorinha-do-mar um tanto atípica, se parecendo fisicamente com gaivinas do gênero Sterna, mas com hábitos alimentares mais parecidos com at do gênero Chlidonias, gaivinas-pretas e gaivinas-de-asa-branca. Costumava ser agrupado no gênero Sterna, mas agora é colocado sozinho no gênero Gelochelidon.

A gaivina-de-bico-preto normalmente não mergulha em busca de peixes como as outras andorinhas-do-mar-brancas e tem uma dieta mais ampla do que a maioria das outras. Alimenta-se em grande parte de insetos capturados durante o vôo e também costuma caçar em campos úmidos e até mesmo em áreas com arbustos, para capturar anfíbios e pequenos mamíferos. É também oportunista e foi observado que apanha e se alimenta de libélulas mortas na estrada.

Galeria[editar | editar código-fonte]

[[Categoria:Aves descritas em 1789]] [[Categoria:Aves da República Dominicana]] [[Categoria:Aves da América]] [[Categoria:Sternidae]] [[Categoria:Espécies pouco preocupantes]]

  1. Jobling, James A (2010). The Helm Dictionary of Scientific Bird Names. London: Christopher Helm. pp. 171, 272. ISBN 978-1-4081-2501-4