Usuário(a) Discussão:Mariclararibeiro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


DIREITO GREGO[editar código-fonte]

Ficheiro:Viewer (1).png
Mundo Grego

Pouco se sabe sobre a história e direito dos gregos. A maior parte do conhecimento que se tem sobre eles, se baseia na filologia e nos costumes.

O filólogo francês George Dumezil ao pesquisar sobre as diferentes culturas existentes no mundo antigo e suas respectivas línguas, detectou várias semelhanças no vocabulário de determinadas línguas antigas, tais quais o grego e o latim, o que significaria uma possível presença de uma origem comum.

Ficheiro:Viewer (3).png
chegada dos povos

O encontro entre os povos Indo-Europeus com os povos autóctones (aqueles que já viviam na península Grega antes da chegada dos indo-europeus), foi um marco na história, uma vez que surgiu, a partir daí, os povos Gregos.

Ficheiro:Viewer (5).png
Expansão Micênica

Este encontro se iniciou por volta de 2.000 anos a.C., quando um grupo de indo-europeus, os aqueus, chegaram á península grega e lá se estabeleceram, organizaram e em meados de 1.400 a.C. acabaram se expandindo para outras regiões da península, para a costa da Ásia menor e para as ilhas. Este processo de crescimento, também é chamado de Expansão Micênica e foi retratado nos poemas de Homero "A Ilíada" e "Odisséia".

Ficheiro:Viewer (6).png
Cidade do período Micênico

Durante o período micênico, a organização da sociedade era dada através de uma Monarquia, ou “governo de um só”, baseada na propriedade comunal.


Por volta de 1400 e 1200 a.C. com a expansão, os gregos aprenderam com os povos que já viviam nas regiões a que se estabeleceram e desenvolveram técnicas que foram de suma importância para o seu progresso, tais como a metalurgia, a utilização da escrita e aperfeiçoaram a arte da navegação, que tornou possível o comércio com as outras ilhas da península e com a Ásia Menor. Neste período também desenvolveram o comércio, artesanato e a arquitetura, sendo que esta última possibilitou a construção de palácios nas cidades, onde governavam suas territórios e de certa forma, promovia a segurança daqueles povos e a unidade política passou a ser de uma Cidade-Estado. Contudo, no entorno de 1200 a.C. a Grécia e a ilha de Creta tiveram seus palácios incendiados e foram invadidos peloS Dórios, mas não se sabe ao certo se foram eles, os dórios, quem incendiou os palácios micênicos, extinguindo essa civilização. Ainda assim, a invasão Dória gerou um estado de estagnação na Grécia, iniciando assim, um processo de ruralização. As cidades se tornaram comunidades rurais, os genos, liderados pelo homem mais velho de cada clã, sendo a propriedade coletiva. Assim, algumas terras eram mais férteis que outras, e, como a produção era voltada para a subsistência, de uma forma ou de outra, alguns camponeses tinham que se estabelecer naquelas terras, mesmo que inférteis, gerando insatisfação e uma disputa pela posse das terras férteis. A solução, por fim, foi a criação da propriedade privada, concentrada nas mãos de um senhor. Surge então a primeira sociedade aristocrática grega.

A sociedade grega passava por um aumento demográfico que não era acompanhado pela produção de alimentos. Sendo a maior parte da população não nobre e temendo a escassez de alimentos, iniciou-se uma pressão maior sobre os aristocráticos para que houvesse uma maior participação popular na tomada de decisões, visando diminuir as desigualdades sociais. Os Aristocráticos da pólis, decidem então incentivar a colonização de outras áreas que passaram a fazer parte da rota comercial grega, a fim de diminuir os impactos da explosão demográfica sobre a economia, impulsionando a mesma e o comércio. Iniciou-se a utilização da moeda e, como cada região passou a ter sua própria moeda, surge também o câmbio. Permitiram também, o recrutamentos das camadas mais populares no exército, tarefa que só os nobres exerciam. Apesar de terem reduzido o temor ostentado pelos populares da fome e contido o sentimento de exclusão dos mesmos,o governo não tomou medidas em relação á participação desta camada nas decisões e a pressão continuou, até que os aristocráticos decidem instaurar a Tirania, uma forma de governo autoritário, comandado por um tirano, um nobre que, se aproveitando da situação, toma o poder de forma absoluta. O governo passou a ser centralizado nas mãos de um. O tirano tomou algumas medidas populares para reduzir a desigualdade social e convencer os populares a se converterem para o seu lado e nele permanecer, pois sem o apoio das camadas mais baixas, os aristocráticos mais revoltosos poderiam criar uma revolução para liderar, através de um possível golpe.



<REFERÊNCIAS>

[1]

[2]

Erro de citação: Elemento de fecho </ref> em falta para o elemento <ref>

Referências

  1. Arvidsson, Stefan. Aryan Idols. The Indo-European Mythology as Science and Ideology. University of Chicago Press. 2006. ISBN 0-226-02860-7
  2. Lincoln, Bruce. Theorizing Myth: Narrative, Ideology, and Scholarship. 2000.

Indicação de eliminação rápida para a página Direito grego[editar código-fonte]

O artigo Direito grego foi indicado para eliminação rápida. Isso foi feito porque o artigo, que aparentemente era sobre uma pessoa, organização (banda, clube, empresa, etc.) ou conteúdo de Internet real, não indicou como ou por que motivo um artigo sobre aquele assunto deveria ser incluído na Wikipédia. Pelos critérios de eliminação rápida, artigos que não indiquem a notoriedade do assunto podem ser apagados a qualquer momento. Se você puder indicar por que razão ou razões o artigo é realmente notório, sinta-se livre para recriar o artigo, assegurando-se de citar fontes verificáveis e relevantes.

Por favor, veja a página Wikipedia:Critérios de notoriedade para encontrar as diretrizes a respeito do que é geralmente aceito como relevante; além disso, para tipos mais específicos de artigos, você pode querer examinar os nossos critérios para biografias, páginas de internet, músicos e empresas. Sinta-se livre para deixar uma nota em minha página de discussão se tiver quaisquer perguntas sobre o assunto. Stego (discussão) 19h05min de 2 de maio de 2013 (UTC)Responder

Sua edição em Direito grego foi revertida[editar código-fonte]

Se esta mensagem está na sua página de discussão e você não compreende o porquê, é provável que o seu fornecedor de acesso à internet use endereços dinâmicos, e que seu endereço IP neste momento tenha sido usado anteriormente por outra pessoa, a quem a mensagem se destinava.

--Salebot (discussão) 10h02min de 3 de maio de 2013 (UTC)Responder

Sua edição em Usuário(a) Discussão:Mariclararibeiro foi revertida[editar código-fonte]

Olá, e bem-vindo à Wikipédia. Todos estão convidados à fazer edições construtivas para a Wikipédia, mas pelo menos uma de suas edições recentes não parece ser construtiva e foi automaticamente revertida (desfeita) por um programa de computador automatizado.

  • Por favor, use a página de testes para qualquer teste de edições e dê uma olhada na página de boas vindas para aprender sobre como contribuir nesta enciclopédia.
  • Falso positivo, erro? Clique em Ver histórico na página do artigo e desfaça a edição de Salebot.
  • Vândalos contumazes estão sujeitos à consequências jurídicas. Você é identificável pelo seu IP.
  • Esta é sua modificação. Erros detectados: grande supressão ; Reversão precedente por humanos. Obrigado.

Se esta mensagem está na sua página de discussão e você não compreende o porquê, é provável que o seu fornecedor de acesso à internet use endereços dinâmicos, e que seu endereço IP neste momento tenha sido usado anteriormente por outra pessoa, a quem a mensagem se destinava.
--Salebot (discussão) 10h06min de 3 de maio de 2013 (UTC)Responder