Usuário(a) Discussão:Maurice Lelaix

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Maurice Lelaix, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~

Patrício Teixeira[editar código-fonte]

Salvamento sucessivo em "Patrício Teixeira"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Patrício Teixeira. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo e consumindo assim um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia.

Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

Eduardo Pinheiro 09:15, 15 Dezembro 2006 (UTC)

Tomo a liberdade de dar-lhe algumas dicas:

  1. Em listas use o asterisco (*) nos itens a elencar, assim não é necessário usar "< br >" ao fim de cada linha
  2. Evite ao máximo abreviaturas como "c/" em vez de "com". Use sempre palavras inteiras.

Um abraço, Dantadd 15:05, 17 Dezembro 2006 (UTC)

Outro pedido: nos artigos biográficos, se possível, use a localidade antes da data, como neste modelo:

  • "'''Claude Chabrol''' ([[Paris]], [[24 de Junho]] de [[1930]]) foi um....."

Obrigado, Dantadd 16:28, 17 Dezembro 2006 (UTC)

Olá, nowiki! Em todas as línguas, na wikipédia a localidade de nascimento vem depois das datas. É uma pena que não haja uma unidade disso no português...

Abc

Não se esqueça de categorizar as categorias que cria, como eu fiz aqui! Boas contribuições! Eduardo Pinheiro 11:21, 27 Dezembro 2006 (UTC)

Local e data[editar código-fonte]

Somente agora percebi que você respondeu minha mensagem, mas aqui mesmo em sua própria página. Quando quiser responder a mim, use a minha página de discussão, caso contrário não posso saber se me respondeu. Quando à ordem "local"+"data" ou "data"+"local" isso depende muito de cada língua e do uso consuetudinário. No português, aprendemos desde o primeiro ano de escola a escrever nos cabeçalhos:

"Cidade onde moramos, data presente", desta forma: Curitiba, 20 de maio de 1985.

É a ordem natural, pois o local de nascimento é determinado antes da data do nascimento. Se noutras línguas o uso é outro não nos cabe discutir, mas em português é esta a ordem instintiva e natural. O mesmo ocorre em castelhano e italiano, para ficar em apenas dois exemplos. Dantadd 17:46, 28 Dezembro 2006 (UTC)

ML, a Wikipédia não é um enciclopédia baseada no Rio de Janeiro, portanto, evite construções como "veio para o Rio de Janeiro" e use "estabeleceu-se no Rio de Janeiro" ou "transferiu-se"/"mudou-se" etc. O link interno para a cidade do Rio de Janeiro é: [[Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)|Rio de Janeiro]]. Se você escrever apenas [[Rio de Janeiro]] o link remete para o artigo sobre o estado do Rio de Janeiro. Abraços, Dantadd 16:51, 29 Dezembro 2006 (UTC)

Obrigada pelo aviso, já consertei. --Nice msg 20:41, 2 Janeiro 2007 (UTC)


Quem lhe garante que Chet Baker nunca aprendeu a ler partituras? Ele poderia ser avesso à teoria, mas não se esqueça de que ele foi músico do exército americano, e não me ocorre que um músico de uma banda militar não seja "obrigado" a tocar seguindo as partituras. Rogério Torres 22:58, 4 Janeiro 2007 (UTC)

Olá Maurice, quando colocar alguma mensagem para usuários faça na página de discussão e não na página de usuário. Vá para a página de discussão (orelha aí em cima) e clique em mais (+) ao lado de editar, e não esqueça de assinar com quatro tils (~~~~). Abraço.--Reynaldo Brasil 00:21, 5 Janeiro 2007 (UTC)

Olá Maurice Lelaix

Salvamento sucessivo em "Lista de músicos de jazz"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Lista de músicos de jazz. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo e consumindo assim um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia.

Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

Adailton msg 12:53, 15 Janeiro 2007 (UTC)

  • Olá, desfiz vosso movimento em Antônio Carlos Jobim... Se tem algum motivo razoável para que a página não persista na forma ortograficamente correta, por favor coloque-o em a discussão do verbete, antes de qualquer ação mais radical, como o movimento manual que fizeste do conteúdo. Note que, assim agindo, estará perdendo a página todo o histórico de edições. Cordialmente, Conhecer Digaê 11:04, 11 Fevereiro 2007 (UTC)
  • Maurice,

Infelizmente, sou forçado a dizer que, com a morte, o nome da pessoa dever obedecer às normas ortográficas aprovadas em 1945... é lamentável, tenho argumentado neste sentido em relação, por exemplo, ao Luiz (caso do meu nome) e Luís (forma aceita); ocorre, porém, que estes registros foram feitos ou antes da reforma, ou por pura negligência dos nossos Cartórios que, ao contrário dos portugueses, não permitem coisas como "Maikow"... E, se ali alguém for se chamar Antônio, grafar-se-á António, que é a forma lusitana do nome...

Mas este debate já aqui foi feito. O problema é a movimentação manual do conteúdo. Com isso, as edições individuais, registradas no histórico, serão perdidas. Ficará parecendo que apenas um editor produziu todo o texto - além de ser algo que impossibilita a fiscalização das ações e eventuais consertos (foi graças ao histórico que vim falar-lhe). Para isso existe a movimentação automática que, neste caso, ficará prejudicada posto que a forma não acentuada também tem seu histórico.

A melhor alternativa é procurar expor o caso na discussão do verbete, e convidar os demais editores que aparecem no histórico a opinar... com certeza, mais pessoas pensando juntas a solução virá.

Abraços, Conhecer Digaê 20:29, 11 Fevereiro 2007 (UTC)

Discussão...[editar código-fonte]

Bom... não vou dizer que concordo com as vossas proposições... Mas antes de tudo, queria dizer que colocaste tua opinião em minha página de usuário - ela foi apagada pelo Rei Artur, que há tempos a tem entre seus vigiados e revertido pelo Oritemis - e apenas essa múltipla movimentação me fez tomar ciência da mensagem... portanto, da próxima vez, acesses minha discussão em o link digaê, que aparece após minha assinatura...

Vamos por partes: uma enciclopédia "brasileira"... Discordo, porque imagino que somos parte de um mundo de fala lusófona, e devemos nos orgulhar disso... Não há uma enciclopédia espanhola, outra argentina, colombiana... pelo simples fato de os projetos serem divididos por idiomas, e não pelas idiossincrasias idiomáticas...

Como eu escreveria: prefiro com acento, até porque está consoante a norma ortográfica (todos os paroxítonos terminados em ditongo crescente são acentuados). Nomes estrangeiros devem ser grafados no original - por isso temos aqui o Jerzy Kosinski com acento no N...

Processo: a família pode até processar, posto que para isso é necessário, além de um advogado, postular algo em juízo. Dessa forma, qualquer um pode entrar com ação pleiteando a propriedade da lua, ou o título de Duque de Cabrobó... nenhum juiz irá decidir contra a lei, e a lei manda que os nomes sejam corrigidos consoante as normas ortográficas...

Entretanto, temos aqui um recurso fantástico: assim como o meu teclado não aceita colocar um acento sobre o N do nome do Kosinski, tu não precisas dele pra acessar o verbete: basta fazermos um redirect...

Eu espero, sinceramente, que possas descobrir, como eu, como é fantástico termos este espaço comum a partilhar com nossos irmão de Moçambique, Açores, Angola, Portugal, Goa e, quem sabe, do Timor! Nestes tempos em que a tecnologia nos permite voltar a estabelecer os laços entre povos tão distantes e distintos, uma secessão me parece totalmente absurda e fora de qualquer sentido!

Notes, por fim, que a grafia Antônio - com til - é do português do Brasil - e não de portugal, como pensas... Lá, como nos demais, eles grafam António, com acento agudo... Ou seja, mesmo que "saíssemos" numa Wikipédia própria, o vosso "problema" persistiria!

Esperando, mais uma vez, ter contribuído para vos esclarecer algum ponto, deixo meu abraço cordial, aqui do sertão baiano,

Conhecer Digaê 09:24, 13 Fevereiro 2007 (UTC)

Lula Galvão[editar código-fonte]

Veja este parágrafo:

A inventiva originalidade de sua maneira de tocar e o modo jazzístico de improvisar, aliam-se ao desenho mágico de seus solos impressionantes, sem deixar escapar também a qualidade de seus arranjos de base e para orquestra, cujo colorido harmônico revela ao mesmo tempo o casamento da mais preciosa brasilidade com o refinamento das mais belas interpretações absolutamente universais.

Isto é uma opinião pessoal (mesmo que eu pudesse concordar com ela) que não tem lugar numa enciclopédia. Os artigos não podem fazer elogios aos biografados, nem criticá-los. Pode-se, porém, apresentar uma fonte que o elogie, por exemplo: "o crítico Fulano de Tal do Diário de Parangarico considera Lula Galvão um dos melhores e mais completos.....". Entende a diferença? Dantadd 13:44, 23 Fevereiro 2007 (UTC)

Jazz na Wikipédia[editar código-fonte]

Olá, Maurice Lelaix! Vi teu interesse por música, e eu queria te convidar para a criação do Projeto Jazz na Wikipédia Lusófona! Os artigos de jazz estão precisando de uma boa melhoria aqui. Acho que seria um sub-projeto do Projeto Música, enfim, se você estiver interessado, por favor entra aqui e inscreve teu nome: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Conselho_de_WikiProjectos/Propostas (Última proposta)

Alguma coisa a respeito pode ser conferida aqui: Usuário:Vinne_Oliveira/Projeto_Jazz Conto contigo, Abraço! Vinne Oliveira (discussão) 20h52min de 10 de Junho de 2008 (UTC)

Debate sobre eliminação do artigo Leonardo Amuedo[editar código-fonte]

O artigo Leonardo Amuedo, criado por você, foi nomeado para eliminação por consenso. As razões para isto estão na página da tentativa de consenso. Suas opiniões sobre o assunto são bem-vindas no debate, e você é bem-vindo a editar o artigo para melhorá-lo. Boas contribuições. Bisnuga (discussão) 18h49min de 26 de outubro de 2013 (UTC)Responder

O artigo Toninho Ferragutti foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Toninho Ferragutti, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Yanguas diz!-fiz 16h21min de 4 de abril de 2014 (UTC)Responder

O artigo Luar do Sertão foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Luar do Sertão, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Yanguas diz!-fiz 21h22min de 31 de julho de 2014 (UTC)Responder

O artigo Cavaquinho de Ouro foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Cavaquinho de Ouro, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Yanguas diz!-fiz 20h00min de 23 de dezembro de 2015 (UTC)Responder

O artigo Bebeto (cantor) foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Bebeto (cantor), criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Yanguas diz!-fiz 05h58min de 12 de junho de 2019 (UTC)Responder

O artigo Fabião das Queimadas foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Fabião das Queimadas, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Se ninguém discordar da proposta, após passados 7 dias, o artigo poderá ser eliminado. Boas contribuições. Yanguas diz!-fiz 22h08min de 4 de maio de 2021 (UTC)Responder

Mozart Bicalho[editar código-fonte]

O artigo Mozart Bicalho, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Yanguas diz!-fiz 00h13min de 1 de dezembro de 2021 (UTC)Responder

Ary Vasconcelos[editar código-fonte]

O artigo Ary Vasconcelos, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Sturm (discussão) 03h20min de 21 de julho de 2023 (UTC)Responder

O artigo Teo Lima foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Teo Lima, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida pelas razões expostas na etiqueta da proposta, que encontra-se no próprio artigo. Se, após lê-la e possivelmente ter tentado resolver os problemas apontados, você ainda assim não concordar, edite o artigo, retire o aviso dele, e grave-o, não se esquecendo de justificar, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas.

Se ninguém discordar da proposta, após passados 7 dias, o artigo poderá ser eliminado. Caso você esteja lendo essa mensagem somente após a eliminação ter ocorrido, saiba que as páginas podem ser restauradas, ou seja, a eliminação de páginas pode ser revertida, devendo, nesse caso, o pedido ser feito em Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Boas contribuições. YANGUASdiz!-fiz 15h27min de 7 de agosto de 2023 (UTC)Responder

Henrique Brito[editar código-fonte]

O artigo Henrique Brito, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Sturm (discussão) 02h30min de 23 de setembro de 2023 (UTC)Responder

O artigo Sambalanço Trio foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Sambalanço Trio, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida pelas razões expostas na etiqueta da proposta, que se encontra no próprio artigo. Se, após lê-la e possivelmente ter tentado resolver os problemas apontados, você ainda assim não concordar, edite o artigo, retire o aviso dele, e grave-o, não se esquecendo de justificar, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas.

Se ninguém discordar da proposta, após passados 7 dias, o artigo poderá ser eliminado. Caso você esteja lendo essa mensagem somente após a eliminação ter ocorrido, saiba que as páginas podem ser restauradas, ou seja, a eliminação de páginas pode ser revertida, devendo, nesse caso, o pedido ser feito em Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Boas contribuições. Sturm (discussão) 17h21min de 2 de janeiro de 2024 (UTC)Responder