Usuário(a) Discussão:Onilaiyê

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 1 de agosto de 2019 de Onilaiyê no tópico Problemas em "cabula"


Bem-vindo(a), Onilaiyê!

Seu trabalho é importante. Sou colaborador da Wikipédia. Espero que também goste de colaborar com esta enciclopédia, que dá a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. Ajude-nos a melhorar e acrescentar informações. Obrigado por suas contribuições. Espero que goste daqui e decida ficar.

Aqui estão algumas páginas que podem ajudar:

Se precisar de ajuda, pergunte em minha página de discussão ou na página para tirar dúvidas. Sua página de testes está à disposição para que você possa testar a sintaxe do software usado na Wikipédia. Pode também se inscrever no programa de tutoria e ser acompanhado(a) por um(a) editor(a) mais experiente. Por favor, assine suas mensagens nas páginas de discussão usando quatro tiles (~~~~) ou o botão presente no alto da janela de edição; isso irá inserir automaticamente seu nome de usuário e a data. Enaldodiscussão 22h02min de 18 de julho de 2019 (UTC)Responder

Cabula[editar código-fonte]

Caro(a) utilizador(a), obrigado pela sua contribuição para a Wikipédia. Notei que está trabalhando no verbete Cabula. Entretanto, repare que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Gravar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Se estiver usando o Editor Visual, o botão referido tem o nome de Rever suas mudanças, na parte inferior da janela que é aberta ao clicar em Publicar alterações. Utilize os botões Mostrar previsão ou Rever suas mudanças tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este meu pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Gravar página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo. Um número excessivo de edições, cada uma com um conteúdo mínimo, confunde e dificulta desnecessariamente a leitura desse histórico de edições, dificultando a compreensão do historial de execução do artigo.

Tenho a certeza de que esta não é a sua intenção. Agradeço a colaboração. Boas contribuições! Enaldodiscussão 22h03min de 18 de julho de 2019 (UTC)Responder

Problemas em "cabula"[editar código-fonte]

Prezado,

Quando criei no distante ano de 2012 o artigo Cabula, tudo o que encontrei dava informações de que seria uma seita hermética extinta na Bahia.

Hoje, contudo, muito mais conteúdo foi por ti ali inserido, infelizmente sem adequar-se às regras editoriais do projeto.

Os problemas poderiam desaparecer se você tivesse o cuidado (e o respeito para com o leitor) de citar as fontes em cada uma de suas afirmações.

Entretanto, parece haver ao final citado referências. Será que citou mesmo?

Quando remete ao estudo de Valdeli Carvalho da Costa, você indica a sinopse ao invés do texto completo (e aqui arquivado por mim)... Neste, não encontramos nada que corrobore o que escreveu... Onde você falou de "embanda"? Ou de "nimbu"? Ou "camucite"? Você usou mesmo essa referência? Em qual lugar? Há ali uma farta descrição do rito percebido no começo do século XX por um bispo; onde está mesmo a menção a ele?

Como pode perceber, suas edições jazem não apenas sem fontes pertinentes, mas parecem estar "camufladas" com a indicação de referências válidas que, entretanto, não confirmam o que escreveu - antes pelo contrário.

Isto, como pode perceber, configura-se em vandalismo, e poderá levar ao bloqueio desta conta.

Esperamos, assim, você adeque suas edições ali. Que remova todo conteúdo que se configure pesquisa inédita e realmente siga as referências, citando-as logo após tudo que escrever (em cada ponto, uma referência). Leve o tempo que precisar, mas em uma semana, se nada tiver sido feito, seremos forçados a tomar as providências necessárias.

Cordialmente, André Koehne (discussão) 23h27min de 30 de julho de 2019 (UTC)Responder

Caro André Koehne,

Muçaleji à ti e aos seus. Me perdoe se de alguma forma o ofendi quando inseri informações ao artigo criado por você, não tinha o propósito de vandalizá-lo. Só desejava contribuir. Eu sou Onilaiyê, iniciada em uma das poucas Famílias que preservaram a prática da Cabula por meio de culto familiar dentro de uma linhagem hermética. E algumas informações que adicionei fazem parte ou da tradição oral de minha família ou de registros que possuímos. Como deve saber, a Cabula é praticamente uma maçonaria afrodescendente, e alguns documentos que nossos ancestrais nos deixaram fazem parte de nosso acervo e por isso não pertencem ao domínio público. Atualmente, nossa Família vem se estruturando para migrar de uma sociedade secreta para uma sociedade discreta e compartilhar com outras pessoas o conhecimento que perpetuamos e praticamos. Em nossa família, os termos Camucite (referente a Comunidade e que erroneamente é entendido como local de culto), Embanda (sacerdote que realiza a invocação de espíritos e que erroneamente é entendido como sumo sacerdote da tradição) não são mais utilizados por nossa Família, desde o período que minha avó foi a Yalodê dirigente. Todas as postagens que fiz, são notificadas por email para o atual dirigente de minha família que me pontua em que pontos devo corrigí-los e talvez por isso, tenham tantas inclusões e alterações. Referente as referências, foi a bibliografia pública, que nosso Alufá me passou e eu ainda estou realizando a leitura para melhor adequar o artigo, levando em consideração que muitas coisas escritas não se encontram em de acordo com os saberes que preservamos. O Alufá de nossa Família e a Yalodê de nossa Família irmã, que vem preservando nossa tradição, não apoiaram inicialmente a minha proposta de publicar no wikipédia, e o Alufá ao ser notificado de sua reclamação, recebi a orientação do mesmo de retirar o conteúdo que eu alterei. Novamemte peço desculpas por ter mexido em seu texto, em momento algum tive a intenção de vandalizá-lo, só pensei que estaria contribuindo e demonstrando que a Cabula não está extinta e que permanece sendo praticada em âmbito familiar, e que há um movimento iniciado em 2014 de abrirmos nossa tradição para não membros das famílias. Creio ter me precipitado quanto ao momento e irei reparar meu erro rapidamente. Atenciosamente, Onilaiyê Onilaiyê (discussão) 04h15min de 1 de agosto de 2019 (UTC)Responder

Problemas Cabula - Resposta[editar código-fonte]

Caro André Koehne,

Muçaleji à ti e aos seus. Me perdoe se de alguma forma o ofendi quando inseri informações ao artigo criado por você, não tinha o propósito de vandalizá-lo. Só desejava contribuir. Eu sou Onilaiyê, iniciada em uma das poucas Famílias que preservaram a prática da Cabula por meio de culto familiar dentro de uma linhagem hermética. E algumas informações que adicionei fazem parte ou da tradição oral de minha família ou de registros que possuímos. Como deve saber, a Cabula é praticamente uma maçonaria afrodescendente, e alguns documentos que nossos ancestrais nos deixaram fazem parte de nosso acervo e por isso não pertencem ao domínio público. Atualmente, nossa Família vem se estruturando para migrar de uma sociedade secreta para uma sociedade discreta e compartilhar com outras pessoas o conhecimento que perpetuamos e praticamos. Em nossa família, os termos Camucite (referente a Comunidade e que erroneamente é entendido como local de culto), Embanda (sacerdote que realiza a invocação de espíritos e que erroneamente é entendido como sumo sacerdote da tradição) não são mais utilizados por nossa Família, desde o período que minha avó foi a Yalodê dirigente. Todas as postagens que fiz, são notificadas por email para o atual dirigente de minha família que me pontua em que pontos devo corrigí-los e talvez por isso, tenham tantas inclusões e alterações. Referente as referências, foi a bibliografia pública, que nosso Alufá me passou e eu ainda estou realizando a leitura para melhor adequar o artigo, levando em consideração que muitas coisas escritas não se encontram em de acordo com os saberes que preservamos. O Alufá de nossa Família e a Yalodê de nossa Família irmã, que vem preservando nossa tradição, não apoiaram inicialmente a minha proposta de publicar no wikipédia, e o Alufá ao ser notificado de sua reclamação, recebi a orientação do mesmo de retirar o conteúdo que eu alterei. Novamemte peço desculpas por ter mexido em seu texto, em momento algum tive a intenção de vandalizá-lo, só pensei que estaria contribuindo e demonstrando que a Cabula não está extinta e que permanece sendo praticada em âmbito familiar, e que há um movimento iniciado em 2014 de abrirmos nossa tradição para não membros das famílias. Creio ter me precipitado quanto ao momento e irei reparar meu erro rapidamente. Atenciosamente,

Onilaiyê! Onilaiyê (discussão) 03h09min de 1 de agosto de 2019 (UTC)Responder