Usuário:Ederporto/2017 (3)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gráficos em Governo Michel Temer[editar | editar código-fonte]

Gostei da sua iniciativa de criar os gráficos. Só tem uma coisa. Teria como alterar as cores para algo menos chamativo? Aquelas cores machucam os olhos, especialmente o vermelho. Em segundo lugar, por razões de simplificação, não seria melhor usar apenas o primeiro gráfico? Sdç. Holy Goo (d . c) 15h31min de 3 de agosto de 2017 (UTC)

Olá, @Holy Goo:, estou em trânsito e só poderei editar à noite para não interferir no meu trabalho no NeuroMat. Eu coloquei as cores que achei representar melhor rejeição (vermelho) e aceitação (verde) (meio semáforo, rs), mas se você quiser mudar, fique à vontade. Tem alguma sugestão de paleta? Você pode dar uma olhada para ter uma noção das cores já definidas por nome, ou colocar um código rgb da cor que achar mais coerente se quiser. Sobre a presença dos dois gráficos, eu segui a tabela, que faz uma distinção de dois tipos de pesquisa, a avaliação geral e a comparativa.Ederporto (discussão) 15h41min de 3 de agosto de 2017 (UTC)
Tudo bem, não tem pressa.
Não tenho nenhuma ideia em mente, na verdade. Talvez as cores possam ser mais claras, como um FF6666 ao invéz de um FF0000, no caso do vermelho. Só sei que da forma que está chega a me dar dor de cabeça até D: Holy Goo (d . c) 16h41min de 3 de agosto de 2017 (UTC)
@Holy Goo:, Clareei o máximo que achei razoável. Ederporto (discussão) 04h34min de 5 de agosto de 2017 (UTC)
Ah, beleza. Está mais confortável para os olhos. Holy Goo (d . c) 14h14min de 5 de agosto de 2017 (UTC)

Notícias e atividades do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil[editar | editar código-fonte]

Atividades de junho/julho


Esta é a lista de atividades recentes do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil.

Difusão[editar | editar código-fonte]

Museu de Anatomia Veterinária, São Paulo[editar | editar código-fonte]

Vídeo apresentando o GLAM
Totem virtual, com logo do grupo de usuários

No contexto da parceria com o Museu de Anatomia Veterinária da Universidade de São Paulo, o Grupo de Usuários participou do lançamento de uma exposição, com a produção de um totem virtual. O totem traz um vídeo que relata a atividade de carregamento de fotografias do acervo do museu.

Museu Paulista[editar | editar código-fonte]

Com a validação oficial publicada no site oficial do museu, foi lançada a iniciativa de carregamento do acervo do Museu Paulista, um dos principais da cidade de São Paulo.

Atividades futuras[editar | editar código-fonte]

O Grupo de Usuários promove em parceria com a Frente Feminista Casperiana Lisandra a Editatona Mulher e Mídia II, em São Paulo, em 22 de agosto, a partir das 19h.

Atividades passadas[editar | editar código-fonte]

O Grupo de Usuários promoveu o treinamento à comunidade sobre a integração entre Wikidata e OpenStreetMap, em São Paulo, em 22 de julho.

Estratégia[editar | editar código-fonte]

  • As discussões sobre estratégia do movimento seguem com a participação do usuário Chicocvenancio. Até julho, o planejamento tem sido focado na discussão com a comunidade, pesquisa e análise. Essa etapa será fundamental para a seguinte, pois ela servirá de base para o rascunho da direção estratégica a ser iniciado em agosto.

Participação em eventos globais[editar | editar código-fonte]

Educação[editar | editar código-fonte]

Programa sobre museus na Região Metropolitana de São Paulo[editar | editar código-fonte]

Palestra de introdução à Wikipédia

O Grupo de Usuários liderou um programa de educação sobre museus na Região Metropolitana de São Paulo. O resultado está disponível no Dashboard.

  • 31 artigos criados
  • 368 articles editados
  • 143 novos editores
  • 473.000 palavras adicionadas
  • 1.104 carregamentos no Commons

Programa sobre eleições municipais[editar | editar código-fonte]

O Grupo de Usuários liderou um programa de educação sobre eleições municipais. O resultado está disponível no Dashboard.

  • 69 artigos criados
  • 188 articles editados
  • 72 novos editores
  • 308.000 palavras adicionadas
  • 1.946 carregamentos no Commons

Grant[editar | editar código-fonte]

  • O grupo solicitou junto à Wikimedia Foundation recursos financeiros para melhor realizar suas atividades do segundo semestre do ano. O pedido, que é algo comumente oferecido a grupos em atividade, foi aceito. Mais detalhes nesta página.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Wikimedia Blog[editar | editar código-fonte]

  1. "Editing to change the world: Vinicius Siqueira". Tradução livre: "Editando para mudar o mundo: Vinicius Siqueira"

Boletim de Educação[editar | editar código-fonte]

  1. "Hanging around at Brazilian museums with Wikipedia"'. Tradução livre: "Passeando por museus brasileiros com a Wikipédia''

Posts recentes no site[editar | editar código-fonte]

--Mensagem enviada por Teles, usando o recurso de mensagem em massa às 03h38min de 19 de agosto de 2017 (UTC)

Uma medalha![editar | editar código-fonte]

Medalha ao técnico
Muito ninja a Predefinição:Info/Biografia/Wikidata. Ficou excelente. Obrigado!! Piscada Vida longa e próspera! Ixocactus (discussão) 07h07min de 9 de setembro de 2017 (UTC)

Sobre predefinições e wikidata[editar | editar código-fonte]

Olá Ederporto, eu fiz essa pergunta iniciamente ao Joalpe, mas ele sugeriu perguntar para você. Desculpa o "copia-cola" :p

Olá professor. Eu sei que você é super viciado com a Wikidata, que é algo que eu mal entendo. Eu sei que tem algumas páginas de introdução e tal, mas gostaria de perguntar, é necessário um certo "nível" para editar informação de predefinições no TemplateData? Eu tentei olhar o citar web, que redireciona para o cite web. Imagino que seja protegida por ser muito importante. Mas é o mesmo caso com outras predefinições? Para fins que curiosidade, eu queria editar o TemplateData sobre a Predefinição:Ver desambig. Eu tenho muita preguiça para usar ficar editando "na mão", seria bom já ter essas predefinições funcionando normalmente no Editor Visual. Tetizeraz. Mande uma -> ✉️ 20h40min de 13 de setembro de 2017 (UTC)

Olá, Tetizeraz, respondendo sua pergunta: Não é preciso nenhum nível para isso. Quando você abre a página de Documentação de uma predefinição, geralmente tem o subtítulo Documentação dos parâmetros (Por exemplo, veja Predefinição:Ver desambig/doc#Documentação dos parâmetros). Ao clicar em editar, você vai dar de cara com um editor de código. Ele assusta bastante, eu sei, mas embaixo do título da página, no canto superior esquerdo tem um botão Administrar TemplateData. Vai abrir uma janela tipo o editor visual. Você adiciona um parâmetro da predefinição e preenche o máximo de lacunas do "formulário" e faz isso para todos os parâmetros. É bem simples no final. Qualquer coisa, só chamar. Boas contribuições, Ederporto (discussão) 21h01min de 13 de setembro de 2017 (UTC)
Olá, Ederporto! Primeiramente quero te parabenizar e agradecer pela criação das infocaixas de biografia, pois elas facilitam enormemente a tarefa de manutenção dos artigos. Eu as descobri por acaso e não sabia que você era seu criador, caso contrário o teria procurado mais cedo para solucionar alguns problemas, peço desculpa. Observei também, que elas foram sendo "aperfeiçoadas" ao longo das minhas edições, e a maioria dos erros inicialmente encontrados já foram solucionados. Aproveitando a ocasião, tenho algumas perguntas para te fazer: 1) nas minhas primeiras edições inseri a predefinição {{Info/Biografia/Wikidata}} e depois a {{Info/Biografia/Wikidata | buscarwikidata=ALL}}. Não notei diferença de apresentação entre elas. Existe alguma?; 2) notei que mesmo constando no Wikidata a variante pt-br, o que prevalece é o pt-pt. Teria como optar por um ou por outro?; 3) quando no Wikidata aparece a informação "valor desconhecido", por exemplo, em "data de nascimento", "morte", "cônjuge", na Wikipt aparece a palavra inglesa Unknown. Eu precisei corrigir manualmente; 4) quando se quer modificar a data de "morte" não tendo no Wikidata a informação do "local de morte", tudo bem, você consegue, porém quando a informação de local de morte existe no Wikidata, aparece a nova data repetida onde seria o local da morte (para entender melhor, tente modificar a data de morte de John Ball (naturalista); você verá que a nova data inserida aparece duplicada no "local de morte"). Esse problema não acontece quando se quer modificar os dados em "data de nascimento" e/ou "local de nascimento". Por enquanto, é o que me recordo no momento. Continue com o ótimo trabalho e até breve. --Clarice Reis (discussão) 18h10min de 29 de setembro de 2017 (UTC)
@Clarice Reis: 1) Inicialmente havia, porém eu deixei buscarwikidata=ALL como padrão, pois é muito mais fácil. 2) Eu estou estudando isso exatamente agora, ainda não tenho uma resposta, infelizmente. 3) Corrigi o módulo. Tinha esquecido de traduzir essa parte, rsrs. 4) Era um erro na infobox, que infelizmente está bem hardcoded (preciso comentar o código). Qualquer coisa mais, por favor me avise. Boas contribuições, Ederporto (discussão) 19h36min de 29 de setembro de 2017 (UTC)

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Tuga1143[editar | editar código-fonte]