Usuário:Juan90264/Terminal Paulo da Portela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Terminal Paulo da Portela
Juan90264/Terminal Paulo da Portela
Uma das entradas do Terminal Paulo da Portela, na Rua Padre Manso (ao lado do Colégio Pensi)
Administração BRT Rio
Linha BRT TransCarioca
Serviços Integração Linha Deodoro, Linha Santa Cruz e Linha Japeri
Integração linhas alimentadoras
Informações históricas
Inauguração 22 de julho de 2014 (9 anos)[1]
Localização
Terminal Paulo da Portela está localizado em: Rio de Janeiro (cidade) - Leste
Terminal Paulo da Portela
Localização do Terminal Paulo da Portela
22° 52' 38.8" S 43° 20' 14.5" O
Próxima estação
Sentido Alvorada
Sentido Galeão
-
Terminal Paulo da Portela
Sentido Alvorada
Sentido Galeão
-
Terminal Paulo da Portela

O Terminal Paulo da Portela ou Terminal Madureira - Paulo da Portela, anteriormente chamado de Terminal de Madureira é uma estação terminal do BRT TransCarioca localizada no bairro de Madureira, no município do Rio de Janeiro.

Origem do nome do Terminal[editar | editar código-fonte]

O Terminal de Madureira, quando era assim denominado, tinha esse nome devido a sua localização, pois está num ponto central do bairro (ao lado da estação de trem de Madureira). Madureira é uma homenagem ao lavrador e criador de gado Lourenço Madureira, que no século XIX trabalhava na Fazenda do Campinho, situada na região.[2]

Após as reformas do Terminal visando o recebimento do BRT TransCarioca, o Decreto 38.688 de 15 de maio de 2014 mudou o nome do local para Terminal Paulo da Portela.[3] Paulo Benjamin de Oliveira, mais conhecido como Paulo da Portela, foi sambista e compositor. Ajudou a fundar e desenvolver a GRES Portela e reconstruir a imagem que o sambista tinha, de malandro e vagabundo para artista com respeito. Foi o primeiro presidente da GRES Portela, eleito Cidadão do Samba (em 1937), inspirou a criação do personagem Zé Carioca e homenageado em 1984, junto com outros baluartes, pela mesma agremiação. Morreu em 1949, aos 47 anos.

Localização[editar | editar código-fonte]

O Terminal Paulo da Portela é localizado entre importantes vias do bairro, sendo estas a Rua Ângelo Dantas (que liga o bairro a Cascadura), Rua Padre Manso (recebe o tráfego do bairros de Jacarepaguá, Vila Valqueire e Campinho) e o Viaduto Negrão de Lima, importante ligação entre do Mercadão de Madureira e das vias de seu entorno com o restante do bairro e com os bairros de Irajá, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Penha, Rocha Miranda, Turiaçu e outros.

O Terminal está em frente a Estação ferroviária de Madureira, Posto de Saúde Municipal Alberto Borgeth, Colégio e Curso Martins, Shopping Tem Tudo e Praça Armando Cruz. Ainda se localiza ao lado do Colégio Pensi e próximo a uma filial do Supermercado SuperRede e diversos estabelecimentos comerciais.

Acessos[editar | editar código-fonte]

Existem três acessos ao Terminal Paulo da Portela. Sejam os seguintes:

  • Rua Padre Manso, ao lado do Colégio Pensi e em frente ao Posto de Saúde Alberto Borgeth
  • Acesso de pedestres localizada em frente ao acesso do Viaduto Negrão de Lima à Rua Padre Manso (em baixo do Viaduto Silas de Oliveira e ao lado direito do Viaduto Negrão de Lima)
  • Praça Armando Cruz (junto ao Viaduto Negrão de Lima), próximo ao Shopping Tem Tudo

Serviços existentes e horário de funcionamento[editar | editar código-fonte]

Segundo o site oficial da administradora do BRT, existem as seguintes linhas (serviços) que atendem a estação:[4][5]

No período entre 00h e 04h, o terminal fica fechado, sendo atendido pela Estação Madureira (Manaceia) (no viaduto Silas de Oliveira).

Integrações[editar | editar código-fonte]

Supervia[editar | editar código-fonte]

Por estar localizada em frente a estação ferroviária Madureira, o Terminal Paulo da Portela realiza integração com a mesma. É a única do sistema (incluindo o BRT TransOeste) que faz a conexão com os ramais de Deodoro e Japeri. Também realiza conexão com o ramal de Santa Cruz. Para se chegar a Estação de Madureira da Supervia é preciso usar a travessia de pedestres sobre a Rua Ângelo Dantas e andar pela passarela localizada ao fim da travessia até o mezanino da Estação. Abaixo há uma pequena descrição dos ramais que passam na Estação Madureira:

Linha Terminais Comprimento
(km)
Estações Duração Funcionamento
Deodoro Central do BrasilDeodoro 23 19 38 min. Dias úteis: 04h20 – 23h20; Sábados: 06h00 – 21h00;
Domingos: 06h00-21h50; Feriados: 06h15 – 19h20
Santa Cruz Central do BrasilSanta Cruz 54,75 24 77 min. Dias úteis: 03h30 – 22h15; Sábados: 04h30 – 19h30;
Domingos: 05h00 – 19h30; Feriados: 05h00 – 19h30.
Japeri Central do BrasilJaperi 61,75 20 81 min. Dias úteis: 03h30 – 00h25; Sábados: 04h30 – 21h45;
Domingos: 05h10 – 21h45; Feriados: 05h10 – 21h45.

Linhas alimentadoras[editar | editar código-fonte]

Nas imediações do Terminal, pela sua localização e proximidade com diversas linhas de ônibus, não foi construído um Terminal para integração com as linhas alimentadores. A integração é realizada nos pontos de ônibus no entorno do Terminal (Ruas Padre Manso e Ângelo Dantas e Praça Armando Cruz).

[[Categoria:Terminais rodoviários da cidade do Rio de Janeiro]] [[Categoria:Estações de BRT do Rio de Janeiro]] [[Categoria:Madureira]]

  1. BRT Rio (22 de julho de 2014). «BRT TransCarioca chega a Madureira neste sábado». BRT Rio. Consultado em 18 de setembro de 2014 
  2. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. «Madureira». Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Consultado em 14 de setembro de 2014 
  3. Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (21 de maio de 2014). «ADEMIRJ - Desenvolvimento Urbano». ADEMIRJ. Consultado em 14 de setembro de 2014 
  4. «Terminal Paulo da Portela». mobi-rio.rio.br. Consultado em 15 de junho de 2022 
  5. «Linhas». mobi-rio.rio.br. Consultado em 15 de junho de 2022