Terminal Alvorada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Terminal Alvorada
Terminal Alvorada em Fevereiro de 2014.
Foto: Daniel Brasil/Portal da Copa.
Administração BRT Rio e Rio Ônibus
Linhas Transcarioca.png BRT TransCarioca
TransOeste.jpg BRT TransOeste
BRT TransOlímpica.png BRT TransOlímpica
Serviços Integração BRT Rio Logotipo.jpg linhas alimentadoras
Informações históricas
Inauguração 22 de setembro de 1981 (35 anos)[1]
Localização
Terminal Alvorada está localizado em: Rio de Janeiro (cidade) - Leste
Terminal Alvorada
Localização do Terminal Alvorada
22° 59' 45" S 43° 21' 38.00" O
Próxima estação
Sentido Jardim Oceânico Sentido Sta.Cruz/C.Grande
Barrashopping Bosque da Barra
Terminal Alvorada
Sentido Jardim Oceânico Sentido Sta.Cruz/C.Grande
Barrashopping Salvador Allende
Terminal Alvorada
Sentido Alvorada Sentido Galeão
- Lourenço Jorge
Terminal Alvorada
Sentido Alvorada Sentido Galeão
- Rio 2
Terminal Alvorada
Sentido Alvorada Sentido Galeão
- Madureira
Terminal Alvorada
Sentido Alvorada Sentido Sulacap
- Rio 2
Terminal Alvorada
Ônibus articulado parado na plataforma do Terminal Alvorada
Plataforma do Terminal Alvorada destinada ao BRT

O Terminal Alvorada é um terminal de ônibus urbanos e rodoviários e uma das estações terminais dos BRT's TransCarioca[2], TransOeste e TransOlímpica, localizado no bairro da Barra da Tijuca, no município do Rio de Janeiro.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Na década de 70, após a criação do projeto urbanístico do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, a Barra da Tijuca, que até então era conhecida pelo nome de "agreste carioca" devido a vegetação de restinga integrada com áreas de dunas, começa a sofrer grandes intervenções, para facilitar o crescimento urbano da região. Foram construídas e abertas a Autoestrada Lagoa-Barra e a Via 11 (atual Avenida Ayrton Senna), que somadas a então BR-101 (atual Avenida das Américas) formavam as principais vias do bairro. Antes desta época, havia apenas três linhas de ônibus regulares que serviam ao bairro: uma para a Tijuca, passando pelo Alto da Boa Vista, uma para a Zona Sul e outra para a Zona Norte, via Itanhangá, Freguesia e Praça Seca. No término da referida década, algumas linhas foram criadas, inclusive especiais e com ar-condicionado para atender somente aos moradores dos condomínios que existiam no local[3].

No início década de 80, com o crescimento do bairro sendo consolidado e surgimento do primeiro shopping (o BarraShopping), o Terminal Alvorada foi construído e foi inaugurado em 1981. No início, sua operação foi de maneira parcial e concentrava apenas 11 linhas, que o ligavam aos Aeroportos Internacional Tom Jobim e Santos Dumont, Centro, Zona Sul, Curicica e Vargem Grande.

Em dezembro de 2011, com o início da construção do BRT TransOeste, o Terminal passou por uma grande reforma. Foi construído um estacionamento para os veículos do BRT, com capacidade para 24 ônibus, duas passagens subterrâneas, banheiros e os acessos e passarelas foram remodeladas e adaptados para o BRT. Ainda, O local ganhou um centro de controle de operações para o BRT, um estacionamento com 200 vagas disponíveis para carros particulares, espaços para lojas e um edifício para abrigar a administração do Terminal. Algumas paredes do local foram grafitadas por artistas com desenhos que tiveram como tema os cariocas e os transportes públicos[4].

O mesmo foi reinaugurado em 24 de dezembro de 2013 e em junho de 2014 passou a receber o BRT TransCarioca, sendo esta a estação terminal. Atualmente, o Terminal Alvorada recebe 40 linhas de ônibus. A previsão é que mais de 450 mil pessoas frequentem o local por dia.

Localização[editar | editar código-fonte]

O Terminal é localizado na intercessão das Avenidas Ayrton Senna e das Américas, no Trevo das Palmeiras, mais conhecido como "Cebolão". Esse cruzamento de vias representa um ponto central no bairro, já que é o cruzamento mais importante do bairro. Nas imediações existem vários pontos de referência, como o BarraShopping, o New York City Center, o supermercado Carrefour do bairro, o Bosque da Barra e o Hospital Lourenço Jorge. Na área do "Cebolão" existe ainda a Cidade da Música, um posto de vistoria do DETRAN-RJ e um estacionamento rotativo.

BRT[editar | editar código-fonte]

O Terminal Alvorada é uma das estações terminais do BRT TransCarioca (Alvorada-Galeão) e TransOlímpica (Barra/Recreio-Deodoro) e é parada para o BRT TransOeste (Alvorada-Santa Cruz). Por concentrar as três linhas, é uma estação onde é possível realizar a transferência entre elas, sem acréscimo no valor da passagem.

Serviços existentes[editar | editar código-fonte]

De acordo com o site oficial da administradora do BRT, existem diversas linhas (serviços) que atendem ao Terminal[5]:

Por abrigar um terminal de ônibus, o Terminal concentra pontos finais de diversas linhas de ônibus, que podem ser divididos em três seções: Municipais, intermunicipais e alimentadoras do BRT.

Vista panorâmica da Terminal Alvorada na Barra de Tijuca

Horário de funcionamento[editar | editar código-fonte]

Segundo o site oficial da administradora do BRT, o Terminal Alvorada funciona 24 horas por dia em todos os dias da semana tanto para o BRT quanto para as linhas que usam o mesmo. Porém, cada linha de ônibus possui seu próprio horário de funcionamento. As bilheterias do BRT também fucionam 24 horas por dia, 7 dias por semana[6].

Música[editar | editar código-fonte]

O Terminal Alvorada é retratado em música de mesmo nome, pelo cantor Cícero Rosa Lins em seu terceiro álbum, "A Praia".

Referências

  1. Fetranspor. «Duas décadas de intensas mudanças - História do Ônibus». Consultado em 31 de julho de 2014 
  2. Prefeitura do Rio dá início às obras da Transcarioca. «Prefeitura do Rio dá início às obras da Transcarioca». Consultado em 9 de abril de 2011 
  3. «Duas décadas de intensas mudanças - História do Ônibus». Fetranspor. Consultado em 3 de agosto de 2014 
  4. Jornal O Dia (21 de dezembro de 2013). «Novo Terminal Alvorada será aberto na terça-feira». Jornal O Dia. Consultado em 3 de agosto de 2014 
  5. «BRT - TransOeste - Status do Serviço». BRT Rio. Consultado em 3 de agosto de 2014 
  6. «Terminal Alvorada». BRT Rio. Consultado em 3 de agosto de 2014 

</noinclude>