Usuário:Music01/Testes/The Dutchess

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Man Down"
Single de Rihanna
do álbum Loud
Lançamento 3 de maio de 2011 (2011-05-03)
Formato(s) Descarga digital
Gravação 2010;
The Village, Westlake Recording Studios
(Los Angeles, Califórnia)
Género(s) Reggae
Duração 4:27
Editora(s) Def Jam
Composição Shama Joseph, Timothy Thomas, Theron Thomas, Shontelle Layne
Produção Sham, Kuk Harrell (vocal)
Cronologia de singles de Rihanna
"California King Bed"
(2011)
"Cheers (Drink to That)"
(2011)
Lista de faixas de Loud
"California King Bed"
(6)
"Raining Men"
(8)

"Man Down" é uma canção da cantora barbadense Rihanna, gravada para o seu quinto álbum de estúdio Loud (2010). Foi composta por Shama Joseph, Timothy Thomas, Theron Thomas e Shontelle Layne, sendo produzida pelo primeiro sob o nome artístico de Sham, com Kuk Harrell servindo como produtor vocal. A sua gravação decorreu em 2010 nos estúdios The Village e Westlake Recording Studios, ambos situados em Los Angeles, Califórnia. Para o projecto, a Def Jam Recordings, editora da intérprete, arranjou um acampamento de composições para que compositores e produtores elaborassem canções que pudessem ser incluídas no disco, alugando vários estúdios de Los Angeles para que fossem criadas o maior número de músicas possível. Shama Joseph foi um dos contratados para as sessões e, inspirado por uma visão de Rihanna em um concerto com temática caribenha, elaborou "Man Down" em conjunto com a dupla Rock City, descrevendo-a como uma versão feminina de "I Shot the Sherriff", de Bob Marley.

Embora "California King Bed" tenha sido seleccionada como a quarta música de trabalho do disco, "Man Down" acabou por ser lançada para as rádios rhythmic e urban norte-americanas em 3 de maio de 2011, dias antes da edição planeada, tornando-se o quarto single do CD e "California King Bed" o quinto, vindo a ser comercializada em descarga digital em países europeus. Musicalmente, é uma balada reggae de andamento moderado com ritmos caribenhos e influências ragga e electrónicas. Suas letras retratam Rihanna como uma fugitiva após atirar num homem, uma acção da qual se arrepende. Os membros da crítica apreciaram a música devido ao terem sentido novamente a batida caribenha tingida de singles anteriores. Devido ao lançamento simultâneo com "California King Bed", a canção teve uma repercussão moderada nas tabelas musicais, liderando a tabela musical da França, e alcançou maior notoriedade na Bélgica, Países Baixos, Noruega e Suíça, enquanto que na Billboard Hot 100 atingiu a 59.ª posição

O vídeo musical, dirigido por Anthony Mandler, foi lançado a 31 de maio de 2011 no programa americano 106 & Park transmitido pela BET. Retratado num ambiente tropical, a trama apresenta a personagem de Rihanna assassinando um rapaz após este estuprá-la. Embora o producto tenha sido criticamente apreciado por sua fotografia e centro de análises acadêmicas, as imagens fortes mostradas em horário nobre foram criticadas pelos conselhos Parents Television Council, Industry Ears e Mothers Against Violence, que acusaram a artista de sugerir o assassinato como uma forma de justiça aceitável para vítimas de violação; porém a atriz Gabrielle Union, vítima de estupro, elogiou o vídeo por ser relacionável. acabaram por afectar a frequência da transmissão do teledisco em certas estações de televisão. A canção não recebeu nenhuma divulgação como trabalhos antecedentes, sendo apenas incluída nos repertórios das turnês de Rihanna subsequentes ao seu lançamento.