Usuário:Venturi Otto/Gender identity

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Livro de estilo da Wikipédia afirma, em relação aos termos relativos à identidade de gênero:

Embora variados pontos de vista tenham sido expressos na formulação dessa diretriz, este ensaio descreve algumas das visões comumente recorrentes que ajudaram a moldá-la e responde a perguntas comuns que são levantadas em relação a ela.

Auto-identificação[editar | editar código-fonte]

Por que a Wikipédia se refere a pessoas de acordo com sua auto-identificação de gênero?
A política da Wikipédia sobre biografias de pessoas vivas diz que "a possibilidade de danos a sujeitos vivos deve sempre ser considerada ao exercer o julgamento editorial", e em 9 de abril de 2009 o Conselho de Curadores da Fundação Wikimedia aprovou uma resolução pedindo que atenção especial fosse dada à neutralidade, verificabilidade e dignidade humana. Como explica o artigo da Wikipédia sobre o assunto, "identidade de gênero é a concepção pessoal de uma pessoa e a experiência subjetiva de seu próprio gênero". Diante disso, aceita-se nos artigos a última identificação de gênero da pessoa, conforme documentado em fontes confiáveis, pelo valor nominal. As denominações contrárias — referir-se a pessoas transgênero ou não-binárias /genderqueer por nomes ou pronomes que desconsideram suas identidades de gênero, ou seja, designar erroneamente seus gêneros — é considerado profundamente ofensivo e danoso.[1][2][3]

"Na verdade um homem"[editar | editar código-fonte]

Mas [tal mulher trans ou pessoa não-binária /genderqueer] não é "na verdade" um homem? [Tal homem trans ou pessoa não-binária] não é "na verdade" uma mulher, cientificamente falando?
Gênero e sexo são, como a ciência moderna os entende, termos complexos que têm uma relação intrínseca um com o outro. Não é mais "correto", cientificamente, basear o uso de pronomes (e uso de substantivos de gênero, etc.) no sexo atribuído ao nascimento do que na identidade de gênero.

Nome legal[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia não deveria esperar até que uma pessoa tenha mudado legalmente de nome e/ou gênero antes de mudar a forma como a trata?
Não. A política da Wikipedia sobre títulos de artigos não dá peso a nomes legais. Além disso, as jurisdições variam muito na forma como regulam as mudanças de nome ou gênero: algumas jurisdições não reconhecem as mudanças de gênero; e em outras, uma pessoa pode mudar de nome simplesmente começando a usar um novo nome, sem qualquer processo legal formal.

Cirurgia de redesignação sexual[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia não deveria esperar até que uma pessoa tenha passado por uma cirurgia de redesignação sexual [ou terapia de reposição hormonal ou terapia de redesignação sexual ] antes de mudar a forma como se lida com elas?
  • Gênero não é o que está "nas calças". As características sexuais secundárias podem ser alteradas pela terapia de mudança de sexo, se desejado pelo indivíduo. No entanto, nem todas as pessoas trans têm a capacidade de fazer a transição médica ou cirúrgica (por exemplo, devido a razões pessoais, médicas ou financeiras). Nem todos os indivíduos transgêneros desejam uma "transição completa", por assim dizer. Não há fórmula pronta para a saúde trans e a "completude" da transição de uma pessoa é uma variável determinada inteiramente pelo indivíduo.[4]
  • Quando é realizada, a cirurgia de redesignação sexual é um passo posterior na transição. Muitas vezes, um pré-requisito para tal cirurgia é que o indivíduo já tenha feito a transição social e vivido de acordo com sua identidade de gênero há algum tempo.
  • Os registros médicos são geralmente cobertos pela legislação de privacidade e não divulgados ao público. Portanto, é improvável que o estado cirúrgico atual de uma pessoa seja documentado em fontes confiáveis. Além disso, o sexo natal de uma pessoa também é improvável de ser documentado em fontes confiáveis, e a especulação sobre isso provavelmente constituirá uma pesquisa original.
  • Gênero e sexo são considerados distintos pela comunidade científica.

"Os testículos dela"[editar | editar código-fonte]

Alguns/mas leitores/as não ficarão confusos/as com frases como "os testículos dela"?
  • É improvável que os artigos discutam os genitais de uma pessoa trans sem antes discutir que a pessoa é trans. De fato, é improvável que os artigos discutam os genitais de uma pessoa. Em setembro de 2014, menos de 170 dos 4,6 milhões de artigos da Wikipédia anglófona usavam a frase "his testicles" e apenas 3 usavam a frase "her testicles". Notavelmente, todos os últimos eram sobre pessoas fictícias e, portanto, permaneceriam mesmo se o Livro de Estilo fosse alterado. Assim, embora a frase "os testículos dela" possa parecer incomum, não causará confusão no contexto. Além disso, geralmente será possível e mais claro usar um pronome neutro (seus testículos), o nome ou sobrenome do sujeito ou um artigo em vez de um pronome. Por exemplo: "Jones sofreu lacerações nos testículos", ou "a capa do álbum exibia o pênis de Smith".
  • Neste caso, deve-se levar em conta aqueles que ficariam confusos e/ou ofendidos ao ver alguém sendo confundido com o gênero (referido ao uso de pronomes que não correspondem à identidade de gênero da pessoa).

Retroatividade[editar | editar código-fonte]

Por que o nome/pronome que corresponde à identidade de gênero atual de uma pessoa é usado "em referências a qualquer fase da vida dessa pessoa"? Em outras palavras, por que nomes/pronomes são aplicados retroativamente?
  • Uma pessoa que se assume como trans geralmente não está fazendo uma mudança em seu gênero (embora muitas vezes faça uma mudança em sua apresentação ). Em vez disso, está revelando seu gênero (identidade de gênero). Assumir-se como, por exemplo, um homem trans é muitas vezes melhor entendido como dizendo "Sou um homem e sempre fui um homem". No entanto, as pessoas com fluidez de gênero não aderem a esse modelo de gênero ao longo da vida e podem, em vez disso, entender-se como tendo sido anteriormente mulheres e agora se tornado homens, ou tendo sido uma combinação de ambos.
  • Se um homem que se apresentasse publicamente como heterossexual mais tarde se declarasse gay, não se escreveria um artigo de uma maneira que sugerisse que ele se sentiu sexualmente atraído por mulheres até que ele se assumisse e se tornasse gay – porque a compreensão científica moderna da orientação sexual é que muitas vezes ela é determinada em uma idade precoce. A compreensão científica moderna da identidade de gênero é semelhante.
  • Compare como se uma pessoa tivesse mudado seu nome por outro motivo, por exemplo, porque se casou: seu nome atual pode ser usado mesmo em referências a eventos anteriores ao casamento. Compare também como as mudanças de nomes de organizações e empresas são respeitadas. Consulte a seção a seguir.
  • Se fontes confiáveis indicarem que a pessoa não quer que o novo nome ou pronome seja usado para sua história anterior, então, por favor, respeite isso também.
Alguns/mas leitores/as não ficarão confusos se um homem trans for referido como "ele" em parágrafos que tratam de sua pré-transição de vida (e vice-versa para mulheres trans)?
  • Para pessoas que não estão familiarizadas com elas, as questões de gênero e transgênero podem ser confusas, mas com uma redação clara (como sugerido pelo Livro de estilo), os artigos podem esclarecer essa confusão. Quando necessário, um artigo pode esclarecer como a pessoa se apresentou em qualquer fase da vida que o artigo está discutindo.
  • Da mesma forma que algumas pessoas ficariam confusas ao ver um mesmo inivíduo referido por dois pronomes diferentes, eles podem nem perceber esta mudança. Também deve ser levado em consideração que uma parcela dessas pessoas/leitores/leitoras podem confundir-se ou ofender-se ao ver uma pessoa transgênero sendo referida pelo gênero errado.

Nome comum[editar | editar código-fonte]

Se uma pessoa muda de nome por motivos não relacionados ao gênero, a Wikipédia não continua a usar seu nome antigo enquanto ele continuar sendo o mais comumente usado em fontes confiáveis? A Wikipédia lida, ou deveria lidar, com as mudanças de nomes de transgêneros de maneira diferente?
  • Quando um sujeito muda de nome por qualquer motivo (mesmo um não relacionado ao gênero), a Wikipédia raramente hesita em fazer a mudança imediatamente se estiver claro que o novo nome será o nome comum da pessoa daqui para frente; por exemplo, a mudança no título do artigo do Papa Francisco foi feita no mesmo dia em que sua eleição foi anunciada. A Wikipédia também atualiza artigos sobre empresas e organizações rapidamente quando eles mudam de nome, sem esperar que mais fontes sejam impressas com o novo nome do que jamais foram impressas com o antigo.
  • Quando um sujeito muda de nome como parte de se assumir como transgênero, muitas vezes é impossível continuar usando o nome anterior dessa pessoa sem errar seu gênero e, assim, causar danos.
  • No entanto, o nome antigo deve ser mantido como um redirecionamento se ainda for um nome conhecido que provavelmente será procurado por pessoas que desconhecem a mudança de nome.
A Wikipédia não deveria esperar até que o novo nome seja mais comum do que o antigo antes de atualizar um artigo para usar o novo nome? A Wikipédia não deveria esperar até que a maioria das fontes mude o gênero de alguém antes de atualizar o gênero na plataforma?
  • A Wikipédia segue fontes confiáveis em relação aos fatos, mas estabelece suas próprias políticas editoriais. Onde não há dúvida sobre a identidade de gênero expressa de um indivíduo, não há questão de fato, apenas uma questão de estilo. O livro de estilo da Wikipédia existe precisamente para garantir que certos aspectos de estilo sejam consistentes entre os artigos, para evitar que o estilo básico seja diferente de um artigo para outro com base em como as fontes confiáveis geralmente estilizam cada assunto.
  • A Wikipédia consulta outros guias de estilo ao revisar seu Livro de Estilo; quando o faz, avalia a confiabilidade desses outros guias sobre as questões específicas sobre as quais estão sendo consultados. Os recursos médicos mais confiáveis que discutem questões de transgêneros, que foram consultados nas revisões do Livro de estilo, favorecem fortemente o respeito às identidades de gênero expressas das pessoas trans. A Wikipédia, é claro, espera até que um nome/gênero seja documentado em pelo menos uma fonte confiável antes de atualizar um artigo, segundo a verificabilidade.
Por que a Wikipédia atualiza o nome usado no artigo de uma pessoa trans, mesmo que a maioria das fontes ainda se refira à pessoa por seus nomes/pronomes pré-transição?
Em 2006, depois que a IAU determinou que Plutão não era um 'planeta', mas um 'planeta anão', a maioria das fontes ainda se referia a ele como um planeta - mas a Wikipédia atualizou seus artigos para descrevê-lo como um planeta anão. A Wikipédia não é estática: ela mantém suas informações atualizadas.

Eu sou o rei da Espanha[editar | editar código-fonte]

Se a Wikipédia atualiza seus artigos sobre pessoas transgênero quando elas se assumem, por que não atualiza seu artigo sobre mim para refletir que eu sou, ou reivindico ser, o Presidente da França ou o Rei da Espanha?
Assumir-se como trans não deve ser visto como uma decisão arbitrária ou irracional. É uma decisão profundamente pessoal – uma declaração da identidade de alguém. A pretensão de ocupar um cargo político como a presidência francesa é qualitativamente muito diferente de uma declaração de identidade pessoal. Observe que a Wikipédia considera a auto-identificação (e não a identificação de outros) como definitiva também em relação a vários outros assuntos, como religião e sexualidade, e não apenas gênero.

Citações diretas[editar | editar código-fonte]

Por que é que "citações diretas podem precisar ser tratadas como exceções" à diretriz sobre o uso de nomes/pronomes?
De acordo com a diretriz da Wikipédia sobre citações, "erros ortográficos e tipográficos triviais devem ser simplesmente corrigidos sem comentários", mas outras alterações nas citações devem ser evitadas. Se o uso de um nome ou pronome em uma citação tem o potencial de causar confusão, várias coisas podem ser feitas para evitar essa confusão:
  • Pode-se ajustar a parte do texto que se está citando, mudando, por exemplo: depois daquilo, de acordo com o pai dela, "ele foi embora" para depois daquilo, de acordo com o pai dela, ela "foi embora".
  • Pode-se incluir uma mudança esclarecedora na redação entre colchetes, por exemplo, depois daquilo, de acordo com o pai dela, "[Smith] foi embora" (especialmente quando não seria claro a quem se referia).
  • Pode-se ajustar o pronome para uma forma neutra, por exemplo: "seu pai" ao invés de "o pai dele/dela".

Transfobia[editar | editar código-fonte]

O que a transfobia tem a ver com isso?
  • Como explica o artigo da Wikipédia sobre o assunto, a transfobia é uma gama de atitudes e sentimentos antagônicos em relação à transexualidade e às pessoas transexuais ou transgêneros, com base na expressão de sua identidade interna de gênero. O conceito relacionado de cissexismo (que às vezes é usado como sinônimo de transfobia) refere-se à suposição de que o gênero de uma pessoa é determinado apenas por um sexo biológico de masculino ou feminino (com base na suposição equivocada de que todas as pessoas devem ter um par XX ou XY de cromossomos sexuais), em vez de, por exemplo, traços mentais e sociais. A transfobia e o cissexismo têm consequências graves para os alvos das atitudes negativas, as pessoas trans.
  • Muitas pessoas consideram que questionar ou desconsiderar a identidade de gênero de uma pessoa – inclusive usando intencionalmente um nome anterior dela ou usando pronomes que não correspondem à sua identidade de gênero atual – é transfóbico e desumanizante.

Sexualidade[editar | editar código-fonte]

O que o fato de uma pessoa ser trans implica sobre sua sexualidade?
  • Nada. A identidade de gênero de uma pessoa não é a mesma e não está ligada à orientação sexual. Algumas pessoas trans são heterossexuais, algumas são homossexuais, algumas são bissexuais, etc.
  • Se a sexualidade de uma pessoa não estiver documentada em fontes confiáveis, ela não deve ser incluída em um artigo.

Rumores[editar | editar código-fonte]

Várias fontes estão relatando que alguém está fazendo a transição. Por que eles não estão mencionando isso no artigo da pessoa?
  • O Livro de estilo diz que se deve usar a última auto-identificação da pessoa. A menos que a própria pessoa diga que está em transição ou não se identifica mais com uma determinada identidade de gênero, isso não deve ser incluído no artigo.
  • Como mencionado acima, a política da Wikipedia sobre biografias de pessoas vivas exige que se evite causar danos. Dado (1) o estigma em torno das identidades de gênero transgênero e não-binárias e (2) utilizar um pronome indevido e descrever incorretamente a identidade de gênero de alguém (seja cisgênero ou não) com base no jornalismo de tabloides e rumores pode causar danos e até ser considerado difamação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Trans Health Project: A position paper and resolution adopted by the Ontario Public Health Association.
  2. D. B. Hill, Genderism, transphobia, and gender bashing: A framework for interpreting anti-transgender violence, in A multicultural approach for understanding and dealing with violence: A handbook for psychologists and educators (B. Wallace and R. Carter (editors), 2001).
  3. V. K. Namaste, Invisible lives: The erasure of transsexual and transgendered people (2000).
  4. Lopez, German (14 de novembro de 2018). «Myth #5: All trans people medically transition». Vox. Consultado em 30 de julho de 2021