Usuário(a) Discussão:Lemarlou/2007/Maio

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NÃO ao IP
Não se esqueça de assinar seus comentários com (~~~~). Obrigado.
Abaixo um arquivo organizado com todas as discussões deste nome de usuário

08h56min (UTC), 2024, abril, 27, sábado

Nossa Wikipédia está com 1 123 367 artigos agora!
ARQUIVO GERAL DE MAGO®
2007
Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
2008 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
2009 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
2010 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez



  • MENSAGENS DESTE MÊS:

Caríssimo Leandro,

Sim, eu sei que os artigos são criação sua. O aperfeiçoamento que você conferiu a ambos (Glicerol e Triacilglicerol) é notável. Meus cumprimentos sinceros! Certamente estão muito melhores.
Veja: deixei anotado em minha página que estarei(ia) wiki-ausente durante um ano (a partir/desde 29.04.2007). De fato, precisarei fazê-lo, embora, pela afeição à Wiki... visite-a "meio aqui, meio ali".
Então, abri a necessária exceção para lhe falar a respeito dos dois artigos citados. Não é que eu queira retrirar-lhes a excelente fisionomia que você lhes tem dado: são tentativas de contribuição numa área que, afinal, é-me pessoal também... Parabéns pelo béquer!
As traduções dos flash points são corretas (e preferíveis, naturalmente, em nossa cultura).
Ah, sim! Mais duas coisas importantes:

  1. não estou certo de o terceiro radical alquílico (na figura inicial) ser proveniente do ácido linoléico (C18H32O2), ou ácido linolênico (C18H30O2), diferentes entre si por dois átomos de hidrogênio (sem qualquer alusão estrutural). A Wiki Inglesa refere o ácido linolênico naquela estrutura, porém, como disse, isso deve ser confirmado;
  2. Completei (esboço) hipertrigliceridemia, de modo a não permitir confusão com hiperlipidemia pura e simplesmente, ou, pior, com dislipidemia (que não está corretamente tratado ainda em nossa Wiki... Quanta confusão [bio–]química, famacêutica e médica nisso!);
  3. acrescentei uma estrutura geral para triacilglicerol...

No mais, nobre colega, queira perdoar-me a... invasão (hehehe!).

Grande abraço e... até (quem sabe?).

EgídioCamposDiz! 22:32, 12 Maio 2007 (UTC)

  • Caro Leandro,
  1. Sobre Glicerol: está cada vez melhor, com uma feição cada vez mais... química! Parabéns! Quero sugerir-lhe adotar entalpia em lugar de calor para os vários casos, por motivos óbvios;
  2. Sobre Triacilglicerol: chegou a ver a questão "ácido linoléico versus ácido linolênico"?
  3. Sobre Nitrogênio: lamento que a mais recente edição de Nitrogênio (não Nitrogénio..., sem qualquer demérito) tenha sido tão expedita — mas não refletidamente — revertida, sequer sem as apreciações de mérito. Não me refiro aqui às diferenças de grafia Nitrogênio ou Nitrogénio. Não é isso! É questão de bom e aperfeiçoado novo conteúdo, que foi abortado irrefletidamente...
Abraço! EgídioCamposDiz! 16:05, 14 Maio 2007 (UTC)

Glicerol, Triacilglicerol e... ainda Nitrogénio![editar código-fonte]

Caro Leandro,

Várias mensagens. Conversemos sobre todas, uma a uma:

  1. De 21:17, 13 Maio 2007 (UTC): procurei apresentar algumas contribuições. Sei que o artigo é-lhe particularmente caro e está a ficar em nível de excelência científica e enciclopédica. Porém o mérito primordial é, naturalmente, seu.
  2. De 16:16, 14 Maio 2007 (UTC): Nitrogênio, Nitrogénio e... Azoto! Sei que não é o autor originário desses artigos, mas que tem envidado esforços (nem sempre bem acolhidos por quem não é versado nas ciências químicas, infelizmente...) no sentido de aperfeiçoá-los. Também eu tenho procurado fazê-lo, sem o esperado sucesso, todavia. Veja: como lhe escrevi antes, não se trata de eu conduzir a forma gráfica do verbete a qual ou tal preferência. Naturalmente (com base e firme fundamento) prefiro a forma Nitrogênio à outra, Nitrogénio. Mas isso são brasileirismos "versus" lusitanismos, de somenos importância... Pior, muito pior é a inveterada teimosia em aludir Azoto, forma antiga e desusada! Alguém — com inteira propriedade, por sinal — argüiu o seguinte: será que a tabela periódica em Portugal contém Azoto (símbolo químico Az, como já o foi há tempos...) ou, Nitrogênio (vá lá, seja Nitrogénio, símbolo químico N? Isso, por si, seria o bastante para calar quaisquer pretensões de — perdoe-me expressar-me assim (não é dirigido à sua pessoa! Hehehe...) — sim, pretensões de assomada ignorância (no mais perfeito sentido originário: "ignorância é a qualidade específica de quem não sabe algo". Só isso! Não é xingamento, mas é extremamente grave se... o detentor de tal atributo não se der conta de que precisa converter-se para o estado de "gnorância", neologismo livre meu para significar "a qualidade de quem sabe algo"...). Veja a que ponto chegamos! As mais das vezes (há honrosas exceções...) dá-se de pessoas que não têm quase noção de química quererem mandar na feição de artigos químicos. Muitos são, desafortunadamente, administradores!
  3. De 17:00, 14 Maio 2007 (UTC): sobre os radicais alquílicos presentes em Triacilglicerol, pesquisa daqui e dali (daí, inclusive, de sua preciosa investigação) permitiu chegar ao seguinte: Ácido linolênico como está na Wiki Inglesa, está incorreto. Ali, na estrutura do exemplo de triacilglicerol, está o Ácido linoléico. De modo que a nossa (sua...) edição em Wiki Portuguesa está correta! Preciso apresentar, adicionalmente, mais dezesseis (!) agradecimentos por todos os ácidos.

No mais, estimado colega e químico, é isso aí! Por tudo, obrigado e... Aquele abraço!

EgídioCamposDiz! 21:29, 14 Maio 2007 (UTC)

Pois veja só no que fui me meter: confusão das "brabas" com os luso-patrícios! Hehehe! Porém o que causa decepção maior é o fato de "especialistas não-especialistas", não-químicos, arrogarem-se o direito de... opinar e (pior!) decidir questões sobre as quais não têm conhecimento específico... Que coisa, não?! Mas, caminhando contra o vento, sigamos! EgídioCamposDiz! 21:11, 16 Maio 2007 (UTC)

Ciclo do azoto em Portugal[editar código-fonte]

Olá, bem... como acontecem muitas coisas estranhas na Wikipédia, eu não fico totalmente surpreso com o aparecimento deste artigo. Lógico que ele deverá ser fundido e o link de redirecionamento nem deverá ser colocado.

Pode ser que devido a fato de usarem um outro termo, alguma coisa deva ser diferente. (Sei que isso seria ilógico e absurdo). Mas pode ser que exista alguma coisa como normas, padronização, sei-la-o-que. O artigo Ciclo do nitrogênio deverá ser único. Faça a fusão, se é que existe algo a fundir e depois coloque {{ER|resto de fusão, redirecionamento impróprio|--~~~~}}. Mas antes espere um pouco, para eu ver se recebo um retorno do usuário que criou o artigo.--OS2Warp msg 15:58, 16 Maio 2007 (UTC)

Caro Leandro,

Ocorre que você tocou num aspecto, digamos, ontológico (<grego transliterado ontós = "ser"+ logós = "estudo do") da questão.
Isso posto, vamos considerar, filosofica e ontologicamente, o seguinte:

  1. "Atmosfera padrão" pode referir-se a uma pressão atmosférica sob condições consideradas a priori padrão. Então, sob essa óptica, atmosfera padrão pode significar, sim, uma pressão também, vale dizer, uma condição atmosférica de pressão tal.
  2. Doutra parte, atmosfera padrão é também, inequivocamente, unidade de pressão, símbolo atm, cujo valor SI é 1 atm = 101.325 Pa. Mesmo proposta como 1 atm = 100.000 Pa, recorrentemente referida ao Sistema Métrico Decimal (base 10), historicamente sempre será uma unidade de pressão, conquanto — naquele porvindouro tempo — haja sido descontinuada no meio científico-técnico.

É possível que os tratadistas de lá (os anglófonos) não se tenham dado conta dessa dualidade também. Vale conferir!

Abraço! EgídioCamposDiz! 14:26, 17 Maio 2007 (UTC)

Você mexeu no estilo do artigo, colocando < br > para separar parágrafos. Isso não parece estar de acordo com o Livro de estilo, que separa por uma linha em branco. Posso reverter? Albmont 13:27, 18 Maio 2007 (UTC)

Na verdade, não está exatamente contra o livro de estilo, porque o próprio livro diz que o padrão não deve ser imposto. Mas seria bom que todos artigos tivessem a mesma cara - se bem que a gente tem problemas maiores que estilo, como a absoluta carência de artigos sobre vários compostos importantes, ou artigos mínimos que nem trazem a fórmula química ou propriedades básicas. Agora mesmo eu vi que não tem nada sobre cloro metano ou cloreto de metila ou qualquer outro nome dele. Albmont 13:57, 18 Maio 2007 (UTC)
Acho que ficou legal. Se alguém reclamar da imagem comercial, então tira-se. Outros detalhes:
Eu sempre soube que quem descobriu o ácido sulfúrico foi o Pseudo-Geber (página em inglês: Pseudo-Geber) e não o Geber. Então, dizer que Geber descobriu o ácido clorídrico a partir do ácido sulfúrico é um anacronismo.
A reação de oxi-redução do ouro pela água régia é tão interessante que acho que merece um artigo (nem que seja sobre equilibrar essas reações, que é um problema interessante, já que os métodos usuais de balancear uma equação química falham).
Um problema que eu notei é que a equação química fica parcialmente por baixo do quadro com os dados do ácido. Não sei se tem jeito de corrigir isso. Albmont 17:22, 18 Maio 2007 (UTC)

...seus quelatos e sais

Grande Leandro, o Mago®,

Bom dia, nobre colega! Passados os embates lusitânicos (haja paciência! hehehe...), novidades!

Vi, há algum tempo, que alguém o consultou sobre Cloreto de magnésio e suas possíveis aplicações médicas. Estou certo?
Pois bem, agora pergunto-lhe eu: você, porventura, já estudou a "questão do magnésio" em termos de aplicações à boa saúde humana? Sabe da prescrição prática de cloreto de magnésio versus a estranha relutância médica a respeito desse uso? Sabe que, a despeito dessa diligente relutância, todavia a classe médica apóia certo produto de nome Pidolato de Magnésio® (por sinal, caro "prá chuchu"...)?
Mais: já terá estudado / lido / pesquisado sobre sais orgânicos do magnésio, como ascorbato de magnésio, pidolato de magnésio e outros? Agora, em especial, já estudou sobre o magnésio quelado, os quelatos (simples ou múltiplos) de magnésio e seus benefícios?
Por que lhe faço tais indagações? Simples: ainda há pouca divulgação científica a respeito dos incontáveis benefícios que o aporte regular e/ou suplementar de magnésio oferece ao organismo humano. E — quer parecer — os nobres colegas médicos não estão lá muuu...i...ito interessados nessa divulgação, nessa prescrição, porque, bem, porque (falando baixo...) cura muitas coisas, o que não lhes é interessante...

EgídioCamposDiz! 14:17, 18 Maio 2007 (UTC)

Olá, eu terminei de entrar com o seu pedido de avaliação do artigo em Wikipedia:Os melhores artigos/Votação/Glicerol. Eu não tenho participado desta parte da Wikipédia, por isso não sei bem avaliar um artigo segundo os critérios da comunidade. Você teria que votar no artigo e apresentar um motivo para ser escolhido. Veja um exemplo em Wikipedia:Os melhores artigos/Votação/RMS Titanic. --OS2Warp msg 02:25, 20 Maio 2007 (UTC)

Só mais um comentário. O pessoal é bem exigente e se for recusado, poderá reapresentar o artigo, após ajustes solicitados, dentro de um mês. Boa sorte, vou ver se voto, mas antes quero saber sobre os critérios para não dar bola fora.--OS2Warp msg 02:27, 20 Maio 2007 (UTC)
Hehehe..pois é..., mas não sei.. o pessoal pega meio pesado nessas avaliações de melhores artigos.--OS2Warp msg 02:31, 20 Maio 2007 (UTC)

Wikipedia:Os melhores artigos/Votação/Glicerol[editar código-fonte]

Obas, tem que votar e justificar Wikipedia:Os melhores artigos/Votação/Glicerol.--OS2Warp msg 02:39, 20 Maio 2007 (UTC)

Amanhã eu vejo se voto. Acho que poderia colocar mais links no artigo, como bactérias, etc.--OS2Warp msg 03:06, 20 Maio 2007 (UTC)
O artigo está bem legal, mas também acho que tem vários lugares em que podiam entrar links. Para votar, basta editar a página da votação? Albmont 03:11, 20 Maio 2007 (UTC)
Eu não disse que ia votar concordo :-))))))))))))))))))) Albmont 15:36, 20 Maio 2007 (UTC)

Olá Lemarlou! Na frase "forma de lipídeos, um exemplo é a lecitina." eu rectificaria para "forma de lipídeos, como por exemplo a lecitina." Não sei se a diferença será do português pt/br, mas em pt parece-me que ficaria melhor. (Isto é só uma sugestão). Fiz uma peq correcção ortográfica. Abraços.--João Carvalho deixar mensagem 14:12, 20 Maio 2007 (UTC)

Referências vs. Bibliografia[editar código-fonte]

Caro Lemarlou, em resposta à pergunta que fez ao Carlos, creio que eu também posso respodner: na secção Referências devem-se constar provas pontuais de certas afirmações [como valores, críticas, etc] emitidas por uma fonte específica. Ou seja, o texto "faz referência" a essa informação, colhida de determinada fonte, e é essa fonte que deve constar na secção. Por outro lado, a Bibliografia é a leitura aconselhada, que aborda o tema em questão, em que grande parte do artigo se baseia. Por exemplo, supondo que podemos fazer cópias de conteúdos, imagine o Lemarlou que pegou num livro de História da Rússia e outro de História dos EUA. Juntou as duas perspectivas que aprendeu num só artigo, produzindo um conteúdo diferente, por exemplo um artigo sobre a Guerra Fria. Esses dois livros deverão constar, portanto, numa secção Bibliografia. Por outro lado, suponha que "faz referência" a um dado estatístico, que até nem vinha mencionado em nenhum dos dois livros.. esse dado deverá então ser inserido, fazendo referência à fonte, para que possa ser verificado.

Com efeito, também reparei nessa alteração por parte do Carlos, e concordo. Se me expliquei bem, também concordará. -- Nuno Tavares 22:28, 21 Maio 2007 (UTC)