Vênus de Arles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vênus de Arles
Vênus de Arles
Autor Desconhecido, François Girardon
Data século I a.C. (juliano)
Gênero escultura mitológica
Técnica mármore, Mármore de Carrara
Dimensões 1,94 m x 102 centímetro
Localização sala 344

A Vênus de Arles é uma escultura de Vênus de 1,94m de altura no Museu do Louvre.[1] É em mármore do Himeto e data do final do século I a.C.

Pode ser uma cópia da Afrodite de Téspias de Praxiteles, encomendada pela cortesã Friné.[2] No século II d.C., Pausânias mencionou a existência em Téspias na Beócia (Grécia central) de um grupo formado por Eros (Eros Téspio), Friné e Afrodite.[3] O estilo praxiteliano pode ser detectado na semelhança da cabeça com a da Afrodite de Cnido, uma obra de Praxiteles conhecida por meio de cópias. Em uma tentativa de reconstruir sua carreira, a Afrodite de Téspias original seria uma obra de sua juventude na década de 360 a.C., e esta mulher parcialmente drapeada (frequentemente repetida na era helenística, como a Vênus de Milo) é um prelúdio de sua totalmente nua Afrodite Cnídia de c. 350 a.C.[4]

A Vênus de Arles foi descoberta em várias peças no Teatro Romano de Arles. O programa escultórico em Arles foi executado na Itália, talvez por artesãos gregos. Vênus era o ancestral divino da gens Julia; Arles, que apoiou César quando Massília apoiou Pompeu, foi recompensada de várias maneiras. Uma estátua heroica seminua de Augusto foi a figura dominante no programa escultural do teatro de Arles.[5]

A Vênus foi encontrada em 1651, por operários que cavavam um poço. A cabeça apareceu primeiro, a uma profundidade de quase dois metros, o que estimulou novas escavações. Mais tarde, depois de ter sido dada em 1681 a Luís XIV para decorar a Galerie des Glaces de Versalhes, outras escavações foram feitas na área da scenae frons do teatro, mas nenhum fragmento adicional foi encontrado. A estátua foi confiscada da coleção real na Revolução e está no Museu do Louvre[6] desde seu início. Uma cópia está exposta no edifício municipal de Arles.

Em sua restauração da escultura, o escultor real François Girardon, para tornar a escultura mais definitivamente uma Vênus, acrescentou alguns atributos: a maçã na mão direita—conforme ganha no Julgamento de Paris—e o espelho à esquerda. A descoberta em 1911 de um molde feito da escultura que havia sido restaurado apenas o suficiente para remontá-la, antes de Girardon ser contratado para melhorá-la, demonstrou a extensão das restaurações transformadoras de Girardon, que incluiu o retoque das superfícies, tornando a figura mais delgada no processo. Que o resultado é tanto girardoniano como greco-romano, a escultura é guardada nas despensas do Louvre.[7] A cabeça, embora suas bordas quebradas não se juntem diretamente ao torso, exceto por um ponto de contato, pertence ao corpo—um ponto importante, pois é a única escultura deste modelo particular que mantém sua cabeça, e a cabeça é praxiteliana, comparável à sua Afrodite de Cnido.[8] O bracelete em seu braço esquerdo, no entanto, é original, um traço de identificação da deusa como visto na Afrodite de Cnido.

Referências

  1. «S10.5 Venus d'Arles». Theoi Project. Consultado em 6 de novembro de 2013 
  2. A atribuição, como uma obra de juventude de Praxiteles, foi avançada por Adolf Furtwängler, ''Meisterwerke der Griechischen Plastik (Berlin), 1893.
  3. Pausanias, Description of Greece IX.27.5.
  4. «Louvre catalogue». Cartelen.louvre.fr. Consultado em 6 de novembro de 2013 
  5. Fred S. Kleiner, "Gallia Graeca, Gallia Romana and the Introduction of Classical Sculpture in Gaul", American Journal of Archaeology 77.4 [October 1973:379–390] p. 387f).
  6. Louvre 439.
  7. Brunilde Sismondo Ridgway, "The Aphrodite of Arles" American Journal of Archaeology 80.2 (Spring 1976:147–154) p 147.
  8. Ridgway 1976:147.