Vencedores do Prêmio Brasil Olímpico de 2012

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prêmio Brasil Olímpico de 2012
Data 18 de dezembro de 2012
Organização Comitê Olímpico Brasileiro
Local Theatro Municipal, Rio de Janeiro
País Brasil
Apresentação Glenda Kozlowski e Luiz Carlos Júnior
Cobertura televisiva
Estação SporTV
2011
2013

O Prêmio Brasil Olímpico de 2012 foi mais uma cerimônia anual promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para homenagear os melhores atletas do ano. A escolha dos melhores em cada uma das 43 modalidades e a definição dos três indicados em cada categoria, masculina e feminina, foi feita por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. A escolha para o Troféu Melhor do Ano no Esporte é feita por este mesmo júri e pelo voto popular, através da Internet. Os vencedores foram anunciados durante a festa do Prêmio Brasil Olímpico, no dia 18 de dezembro, no Teatro do MAM, no Rio de Janeiro. A cerimônia teve como mote os Jogos Olímpicos, tanto os recém-terminados em Londres quanto os vindouros no Rio. Os vencedores de atletas do ano foram os campeões olímpicos Arthur Zanetti, da ginástica artística, e Sheilla Castro, do vôlei.

Além dessas categorias, o Prêmio Brasil Olímpico 2012 premiou o melhor técnico individual e coletivo, os melhores atletas paraolímpicos, o melhor técnico paraolímpico e melhores atletas escolares e universitários. Ainda foram oferecidos o Troféu Adhemar Ferreira da Silva e o Troféu COI “Esporte – Inspirando Jovens” e o Troféu Personalidade Olímpica.

Vencedores por modalidade[editar | editar código-fonte]

Foram premiados atletas de 43 modalidades:[1]

Outros vencedores[editar | editar código-fonte]

  • Melhor técnico individual: Marcos Goto (Arthur Zanetti)
  • Melhor técnico individual: José Roberto Guimarães (seleção de voleibol feminina)
  • Troféu Adhemar Ferreira da Silva: Hortência Marcari
  • Troféu COI – Esporte e Desenvolvimento Sustentável: Projeto MiniAtletismo recebeu o
  • Melhores Atletas das Olimpíadas Escolares.: Felipe Souza (natação), Mayara SIñeriz (ginástica rítmica) - 12 a 14 anos; Matheus Santana (natação) e Camila Nogueira (judô) - 15 a 17 anos
  • Melhores Atletas Universitários: Henrique Martins (natação) e Gilailce Trigueiro de Assis (atletismo)

Referências