Viação Top Rio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde julho de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Via Rio
Privada
Fundação 2001
2013 segunda fase
Encerramento 2015
Sede Brasil Brasil
Produtos Transporte urbano de passageiros

Via Rio foi uma empresa brasileira de transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro. Era uma concessionária municipal, sendo filiada à Rio Ônibus.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A Top Rio Turismo era uma empresa de fretamento de ônibus que operava uma linha urbana, entre Sulacap e a Praça XV. Quando a mesma passou a operar mais uma linha, resolveu também dedicar a marca Top Rio somente para os ônibus de fretamento e assumiu a marca Via Rio para os ônibus que operaram em linhas urbanas.

A Via Rio era uma das empresas do Grupo Breda Rio, assim como Breda Rio Transportes, Auto Diesel, Transportes Zona Oeste.

Em 2010, com a licitação das linhas de ônibus do Rio de Janeiro, a Via Rio foi fundida com suas "irmãs" Auto Diesel e Breda Rio (transporte urbano) formando assim a City Rio Rotas Turísticas, que herdou algumas de suas linhas, além de seu antigo número de ordem (31XXX).

Voltou em 2013 depois que a City Rio dividiu parte das linhas do eixo Zona Norte - Centro com o mesmo número de ordem (60000) e operando em dois consórcios. Por problemas financeiros, encerrou suas atividades em 2015.

<ref>Extra (25 de janeiro de 2016). «Empresa de ônibus do Rio responsável por 19 linhas na Zona Oeste vai à falência». Consultado em 25 de janeiro de 2016 </ref

Referências

  1. Rio Ônibus. «Top Rio». Consultado em 25 de julho de 2015. Cópia arquivada em 25 de julho de 2015