Viação Top Rio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Via Rio
Tipo Privada
Fundação 2001
2013 segunda fase
Sede Brasil Brasil
Produtos Transporte urbano de passageiros

Via Rio é uma empresa brasileira de transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro. É uma concessionária municipal, sendo filiada à Rio Ônibus.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A Top Rio Turismo era uma empresa de fretamento de ônibus que operava uma linha urbana, entre Sulacap e a Praça XV. Quando a mesma passou a operar mais uma linha, resolveu também dedicar a marca Top Rio somente para os ônibus de fretamento e assumiu a marca Via Rio para os ônibus que operaram em linhas urbanas.

A Via Rio era uma das empresas do Grupo Breda Rio, assim como Breda Rio Transportes, Auto Diesel, Transportes Zona Oeste.

Em 2010, com a licitação das linhas de ônibus do Rio de Janeiro, a Via Rio foi fundida com suas "irmãs" Auto Diesel e Breda Rio (transporte urbano) formando assim a City Rio Rotas Turísticas, que herdou algumas de suas linhas, além de seu antigo número de ordem (31XXX).

Voltou em 2013 depois que a City Rio dividiu parte das linhas do eixo Zona Norte - Centro com o mesmo número de ordem (60000) e operando em dois consórcios.

Referências

  1. Rio Ônibus. Top Rio. Visitado em 25/07/2015. Cópia arquivada em 25/07/2015.