Rodoviária Âncora Matias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2012). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rodoviária Âncora Matias (B 25500)
Privada
Fundação 1955
Sede  Brasil[1]
Pessoas-chave David Sidônio Matias; José Alves das Neves; Leonel Neves Barbosa; João Augusto Morais Monteiro
Empregados 780
Produtos Transporte urbano de passageiros e turismo
Empresa-mãe Consórcio Internorte
Ônibus da linha 249, na rua Dias da Cruz, Méier, já com as novas cores, após o término da padronização de pintura.

Rodoviária Âncora Matias é uma empresa brasileira de transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro. É uma concessionária municipal filiada ao Rio Ônibus.[1]

Sua sede própria está localizada no Engenho de Dentro[1] e a empresa afirma ser a primeira a operar na região do Méier.

História[editar | editar código-fonte]

Ônibus da Matias após a padronização.

Foi fundada em setembro de 1955 pelos sócios David Sidônio Matias de Souza Neves e José Alves das Neves. Além destes entraram na sociedade Leonel Neves Barbosa ainda na década de 50 (permanece até hoje à frente da administração, junto com João Augusto Morais Monteiro, que ingressou em 1974).

A Matias foi uma das primeiras a operar, a partir de 1975, com ônibus rodoviários equipados com ar condicionado, apelidados pela população carioca de "frescões".

Em 2005, possuía uma frota de 126 veículos, com idade média de 2 anos, (uma das mais novas da cidade) e 780 funcionários.

Após a padronização imposta pelo poder público municipal em 2010, deixou suas cores originais (verde e branco) e passou a adotar a pintura do Consórcio Internorte.[2]

Finalmente, depois que houve a despadronização das pinturas dos ônibus cariocas (ocorrida em 2018), a Mathias voltou a ter ônibus nas suas cores originais (verde e branco, e totalmente verde). Porém, essas pinturas causam confusão, pois são quase idênticas às dos ônibus da Viação Tijuca.

A Mathias é uma empresa com 100% da sua frota climatizada. Porém, muitas vezes, o frio no interior dos veículos torna-se excessivo.

Referências

  1. a b c Rio Ônibus. «Matias». Consultado em 25 de julho de 2015. Cópia arquivada em 18 de outubro de 2014 
  2. «Novos ônibus padronizados começam rodar no Rio a partir do dia 30». Revista do Ônibus. 24 de outubro de 2010. Consultado em 3 de abril de 2012. Arquivado do original em 24 de julho de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rodoviária Âncora Matias