Via de sinalização Hedgehog

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Hedgehog. (desde outubro de 2016)
Se discorda, discuta sobre esta fusão aqui.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Medicina.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

A via de sinalização Hedgehog dá às células embrionárias informações que lhes permitem fazer o embrião desenvolver-se de maneira correta, de modo que as células desenvolvem-se diferentemente na cabeça ou na cauda, à direita ou esquerda, e em outras posições. Também formam segmentos que se desenvolvem em diferentes partes do corpo. Diferentes partes do embrião possuem diferentes concentrações das proteínas de sinalização hedgehog, o que serve como sinal para diferenciação celular. A via também desempenha um papel em adultos. Quando a via funciona mal, pode provocar doenças, como o carcinoma de células basais.[1]

A via de sinalização hedgehog é um dos reguladores chave do desenvolvimento animal, conservado desde as moscas até aos humanos. A via toma o nome do seu ligando proteico, uma molécula de sinalização intercelular chamada Hedgehog (Hh) encontrada em moscas-da-fruta do género Drosophila. Hh é um dos produtos génicos de polaridade de segmentos em Drosophila, envolvida no estabelecimento das bases do plano corporal. A molécula permanece importantes nos estágios posteriores da embriogénese e metamorfose.

Os mamíferos possuem três homólogos de Hedgehog, dos quais Sonic hedgehog é o mais estudado. A via é igualmente importante durante o desenvolvimento embrionário em vertebrados. Em ratos knockout, em que existe falta de componentes da via, o cérebro, esqueleto, musculatura, tracto gastrointestinal e pulmões falham em desenvolver-se correctamente. Estudos recentes apontam para o papel da sinalização hedgehog na regulação das células-tronco adultas envolvidas na manutenção e regeneração dos tecidos biológicos de adultos. A via também tem sido implicada no desenvolvimentos de alguns cancros. Drogas que especificamente têm como alvo a sinalização hedgehog, para combater esta doença estão a ser activamente desenvolvidas por companhias farmacêuticas.

Referências

  1. Kimball's Biology Pages, The Hedgehog Signaling Pathway
Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.