Visual FoxPro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Microsoft Visual FoxPro é uma plataforma para o desenvolvimento de aplicações Windows para o desktop centradas em bases de dados, bem como front-end para sistemas cliente-servidor.

Características[editar | editar código-fonte]

O Microsoft Visual FoxPro é uma ferramenta orientada a objectos e eventos.

Oferecendo suporte para consultas remotas, SQL Pass-Through para desenvolvimento de componentes COM+ para middle-tier (camada de regra de negócio) para acesso a qualquer base de dados corporativa, através do seu Universal Data Access, que se utilizando da classe de objecto CursorAdapter provê, acesso nativo ao sua base de dados própria (DBC), o acesso a XML, Microsoft SQL Server 2000 e fontes de dados baseadas em ODBC e OLE DB.

Integração com a plataforma .Net, possui um grande número de funções nativas e exclusivas para tratamento de documentos XML e XML Web Services, permitindo o uso de XML hierárquicos e suporte a esquemas XSD.

Através de Componentes COM, incluindo Office, Microsoft Visual Studio e tecnologias Active Server Pages (ASP), pois com o seu suporte nativo a Serviços COM+, o Visual FoxPro pode criar facilmente componentes altamente escaláveis para aplicações de três camadas.

Não haverá uma nova versão do Visual FoxPro[editar | editar código-fonte]

O Microsoft Visual FoxPro está actualmente na versão 9.0 SP2. == Em março de 2007 == foi anunciado no Visual FoxPro Developer Center[1] que não haverá uma versão 10 deste produto. O VFP 9.0 continuou a ser suportado até 2015, conforme a política de Ciclo de Vida da Microsoft.[2]

Simultâneamente a Microsoft anunciou que estaria liberando gratuitamente o trabalho já completado do Sedna, que tem como objectivo aumentar a integração do Visual FoxPro com outros produtos e tecnologias, através do portal Codeplex.[3]

Este fato junto com a maneira com que o produto evoluiu desagradando a maior parte da base de usuários, se faz necessário procurar alternativas como o Harbour que está adicionando camadas de compatibilidade com o FoxPro.

Popularidade[editar | editar código-fonte]

O índice TIOBE Programming Community Index [4] de junho de 2006 apresentou o Microsoft Visual FoxPro na 12ª posição no ranking de popularidade de linguagens de programação. Em julho de 2008, o mesmo índice listava FoxPro/xBase na 23ª posição do ranking ( Microsoft Visual FoxPro não é listado), passando à 27ª posição em setembro de 2008.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.