Walter Feit

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Walter Feit
Walter Feit
Nascimento 26 de outubro de 1930
Viena
Morte 29 de julho de 2004 (73 anos)
Branford
Nacionalidade Austríaco
Alma mater Universidade de Michigan
Prêmios Prêmio Cole (1965)
Orientador(es)(as) Robert McDowell Thrall
Orientado(a)(s) Ronald Solomon
Campo(s) Matemática
Tese 1955: Topics in the Theory of Group Characters

Walter Feit (Viena, 26 de outubro de 1930Branford, 29 de julho de 2004) foi um matemático austríaco naturalizado estadunidense de origem judaica.[1]

Conhecido por seu trabalho em grupos finitos e teoria de representação.

Nasceu em Viena, de onde fugiu para a Inglaterra em 1939. Seguiu para os Estados Unidos em 1946, estudando na Universidade de Chicago. Obteve o Ph.D. na Universidade de Michigan, sendo depois professor na Universidade Cornell em 1952 e na Universidade Yale em 1964.

Seu mais famoso resultado é a prova do teorema de Feit–Thompson, juntamente com John Griggs Thompson, de que todos os grupos finitos de ordem ímpar são resolvíveis. Na época em que o teorema foi escrito, foi provavelmente a mais complicada e difícil prova matemática já conduzida. Feit publicou uma centena de artigos, a maior parte sobre a teoria dos grupos finitos, teoria do caráter e teoria da representação modular. Outro tema regular em suas pesquisas foi o estudo de grupos lineares de pequeno grau, isto é, grupos finitos de matrizes de pequena dimensão.

Recebeu o Prêmio Cole da American Mathematical Society em 1965, e foi eleito para a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos. Foi vice-presidente da União Internacional de Matemática.

Livros publicados[editar | editar código-fonte]

  • The representation theory of finite groups. ISBN 0-444-86155-6
  • Characters of finite groups

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.