Wardenclyffe Tower

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Torre de Tesla ao fundo, com o laboratório em primeiro plano

A Torre Wardenclyffe (1901-1917) também conhecida como Torre de Tesla, foi uma antena de telecomunicações sem fio projetada para a telefonia comercial transatlântica, radiodifusão e para demonstrar a transmissão de energia sem a utilização de cabos conectores[1] [2] . Sua estrutura em treliça atingia a altura de 18 andares. A instalação central nunca esteve completamente operacional e o projeto não foi completado devido a problemas financeiros[3] .

História[editar | editar código-fonte]

Construção Tesla começou a planejar a Torre Wardenclyffe em 1898, e em 1901 a construção começou em um estuário americano chamado Long Island Sound. O arquiteto Stanford White faz o projeto do instalação abaixo da torre. A torre em si foi projetada por W.D Crow, com um homem chamado White. A verba para a construção da torre veio, em geral, de capitalistas donos de industrias. O principal investidor do projeto foi J. P. Morgan, que inseriu $150.000 dolares (mais de $3 milhões de dolares de 2009). Em junho de 1902, Tesla moveu seu laboratório de West Houston Street (sua antiga base) para as instalações em Wardenclyffe.

No decorrer da construção houve diversos problemas. O principal foi que vários investidores pararam de investir no projeto, pois Guglielmo Marconi havia inventado um sistema de radiocomunicação transatlântica que era, aparentemente, melhor e mais barato do que a de Tesla. Em 1903, o projeto de Tesla, ainda em construção devido a várias trocas de design do projeto, fica sem dinheiro, e J.P. Morgan decide parar de financiar o projeto (essa decisão é formalizada em julho de 1904). Para piorar a situação do cientista, em 1905, as patentes sobre Motor de corrente alternada e outros métodos de transmissão elétrica expiram, e sem os pagamentos de royalties das patentes, o projeto revolucionário de Tesla ficou mais longe ainda de ser concluído. Na tentativa de achar outros investidores para completar a sua Torre, Tesla anunciou os serviços de Wardenclyffe para várias pessoas, mas essa tentativa foi infrutífera. O projeto durou mais alguns meses por causa de um invento que rendeu uma considerável quantia à Tesla, que foi a sua Bobina . Mesmo com essa renda o projeto não conseguiu mais ir para frente. Em 1905, várias atividades que ocorriam na instalação tiveram que ser fechadas. Em 1906, os trabalhadores que lá trabalhavam foram mandados embora. Em 1911 a torre começa a se deteriorar devido ao abandono. Entre 1912 e 1915, os jornais revelaram que Tesla estava falido. Os investidores quiseram saber o quê iria acontecer com o dinheiro deles, e Tesla não conseguiu responder adequadamente as perguntas. Isso, junto com o fracasso de Wardenclyffe, levou Tesla a entrar num profundo estado de depressão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Anderson, Leland, "Rare Notes from Tesla on Wardenclyffe", in Electric Spacecraft - A journal of Interactive Research, Edição 26, 14 de setembro de 1998.
  • Bass, Robert W., "Self-Sustained Non-Hertzian Longitudinal Wave Oscillations as a Rigorous Solution of Maxwell's Equations for Electromagnetic Radiation". Inventek Enterprises, Inc., Las Vegas, Nevada.
  • "Boundless Space: A Bus Bar". The Electrical World, Vol 32, No. 19.
  • Massie, Walter Wentworth, "Wireless telegraphy and telephony popularly explained ". New York, Van Nostrand. 1908.
  • Rather, John, "Tesla, a Little-Recognized Genius, Left Mark in Shoreham". The New York Times, 10 de novembro de 2002.
  • Tesla, Nikola, "On the Transmission of Electricity Without Wires". Electrical World and Engineer, 5 de março de 1904.
  • Childress, David Hatcher, "As Fantásticas Invenções de Nikola Tesla", 2004 ISBN 8573747641

Referências

  1. Anderson, Leland I., Nikola Tesla On His Work with Alternating Currents and Their Application to wireless Telegraphy, Telephony, and Transmission of Power, Twenty First Century Books, 2002, pp. 106, 153, 170.ISBN 1893817016; Councel, "This Wardenclyffe station was that -- experimental?" Tesla, "No, it was a commercial undertaking. . . . "
  2. "The Future of the Wireless Art," Wireless Telegraphy & Telephony, Van Nostrand, 1908
  3. Cheney, Margaret(1999), Tesla Master of Lightning, New York: Barnes & Noble Books, ISBN 0-7607-1005-8, pp. 107.; “Unable to overcome his financial burdens, he was forced to close the laboratory in 1905.”

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

[1]


Ícone de esboço Este artigo sobre torres é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.