Conector elétrico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Conector)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Conector, veja Conector (desambiguação).
Conector P2, muito utilizado em fones de ouvido e microfones.

Conector ou ficha é um dispositivo que efetua a ligação entre um ou mais pontos onde se necessita de comunicação de sinais (por exemplo, entre um computador e um periférico).[1]

Existem vários tipos diferentes de conectores. Os mais conhecidos são os RCA que são geralmente utilizados para fazer a ligação entre aparelhos de TV, videocassetes, reprodutores de DVD, e até mesmo placas de vídeo de computadores. Também existem conectores de cabos de rede de computador, conectores VGA (mais utilizados para conectar a placa de vídeo de um computador a um monitor), conectores SVGA (também utilizados para conexão entre placas de vídeo de computadores e monitores, porém também pode conectar TV, projetores, DVD, etc).

No século XXI, os conectores começaram a ser substituídos graças à tecnologia sem fios (interligação sem fio de equipamentos). Hoje encontram-se no mercado vários equipamentos com esta tecnologia, desde placas de rede, caixas de som, mouses, teclados, microfones, DVD, TV, videogames (console), etc.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Basicamente um conector é formado por duas partes, presas em um objeto rígido ou flexível, como um cabo, por exemplo. Estas duas partes se conectam através de um pino e de um soquete, que envolve o pino de forma a manter o contato físico e a condutividade elétrica, de modo satisfatório. Podem existir ainda uma parte que revestem os pinos e receptáculos e mantém a conexão física mais estável e resistente a desconexões imprevistas. Uma das partes do conector se encaixa (plugue) dentro da outra (receptáculo), como nos casos dos conectores D-subminiatures, conectores militares ou os usados em automóveis.[2] Dentro desta lógica, podemos identificar claramente as partes e classificar a maioria dos conectores existentes.

Modelos de conectores[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Robert S. Mroczkowski (1998). «1». In: McGraw Hill. Electrical Connector Handbook Theory and Applications. [S.l.: s.n.] ISBN ISBN 0-07-0414101-7 Verifique |isbn= (ajuda) 
  2. «Military connector specifications». Wikimedia Foundation 
Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.