Wikipédia Discussão:Projetos/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Organização e espaço para novos projetos[editar código-fonte]

Caros, pensei em fazer duas alterações nesta página:

  • colocar os projetos como títulos de seções de nível 3 (===), para colocar mais textos, ligações e o que mais apetecer em cada descrição de projeto
  • fazer uma seção específica para criação de novos projetos, explicando o que a pessoa deve fazer, como propôr um novo projeto, etc. Marcelo R. | @ 18:47, 16 Nov 2004 (UTC)
Sem problema, vai em frente, se alguém não gostar, queixa-se.  :) -- Rui Malheiro 20:04, 16 Nov 2004 (UTC)
Feito, e ainda aproveitei o link para o Wikipedia:seja audaz! Marcelo R. | @ 20:11, 16 Nov 2004 (UTC)

Poderia ser criado uma página explicativa sobre o que é um wikiprojeto né? Para quem é novo no site faz diferença. Eu mesmo demorei um tempo para achar essa área do site. Gabriel:ahn? 16:16, 17 Fevereiro 2006 (UTC)

Parabéns ao Rei-artur por arrumar esta confusão, ficou bem mais giro! -- Nuno Tavares 18:43, 27 Abril 2006 (UTC)

É verdade Nuno, concordo contigo, ficou muito bom! Abraços, Salles Neto Bandeira de Roraima + » 20:40, 11 Maio 2006 (UTC)

Projetos de futebol[editar código-fonte]

Pq não se cria um Wikiprojeto:Futebol e coloca cada um dos projetos existentes (futebol brasileiro, portugues, europeu, Copa do Mundo) como subprojeto deste ?

Projeto Futebol

No projeto futebol seria reunido todas as pessoas que se interessam por futebol. E discutido assuntos de interesse de todos eles, como predefinições, regras, estilos, dicas, manuais, ...

Integração

Além de promover uma maior integração entre os projetos isso facilita pra quem só quer acompanhar as discussões e ajudar um pouco de modo geral, pois nesses casos escolher um projeto específico pode impedir um pouco as pessoas.

Atualização dos membros

E pedir aos membros do projeto para assinarem o projeto Futebol faria uma atualização automática da lista de membros sabendo assim quais que estão ativos e interessados no futebol.

Novos subprojetos

Os novos subprojetos seriam criados mais facilmente, podendo inclusive ser temporários, pois são apenas subprojetos. Não seria necessário colocar um tópico na Wikipedia:Projetos para chamar os interessados, pois estes estariam concentrados no Projeto Futebol. E poderia ser criado o projeto mesmo com uma pessoa, com garantias de que os interessados participariam.

O que acham ?

--Rjclaudio (Wikiprojetos : Animangá, Pokémon, Games, Música e Ciências da computação) 01:54, 18 Janeiro 2007 (UTC)

Concordo, pode-se criar dentro do projeto futebol os subprojetos sobre Europeu, Brasileiro, Mundial, enfim, cria-se um "subprojeto" que indica como os artigos devem ser escritos.

HenriqueCB 21:11, 18 Janeiro 2007 (UTC) Mensagens aqui

Bom, como deve-se proceder?

HenriqueCB 17:20, 21 Janeiro 2007 (UTC) Mensagens aqui

Bem, eu ajudaria em um projeto sobre o futebol europeu, especificamente trabalhando com o futebol italiano. Poderia até quebrar um galho com o inglês, o francês e o espanhol. Braitner 20:17, 23 Janeiro 2007 (UTC)

Movi os projetos para serem subprojetos do Wikipedia:Projetos/Futebol. Mas essa página já existia. Agora é só arrumar essa página direito pra se adequar ao conceito de projeto. Rjclaudio msg 21:27, 23 Janeiro 2007 (UTC)

Remover de "Novos projetos" os que já foram aprovados[editar código-fonte]

É interessante fazer uma limpeza na seção de "Novos Projetos", pois muitos já se incorporaram a lista de projetos ativos. --BDantas msg 03:47, 2 Fevereiro 2007 (UTC)

O Wikiprojeto Televisão já está ativo já faz algum tempo. Rafael Max 15h39min de 30 de Novembro de 2007 (UTC)
Já q até agora ninguém fez a limpeza, tomei a iniciativa. Só coloquei projetos com mais de 6 membros como sendo projetos ativos. Menos q isso considerei como sendo um "Novo projeto". Coloquei sub-projetos na descrição dos projetos, ao invés de colocar como se fosse um projeto a parte.
Separei também a seção "Novos projetos" conforme via mais de 2 projetos com o mesmo tema.
Qualquer coisa q tenha feito de errado só arrumar. Rjclaudio msg 14h38min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Criar Projeto Cinofilia[editar código-fonte]

Além de o artigo que trata o assunto precisar ser expandido acredito que tal verbete mereça um projeto, visto que existem centenas de raças caninas que seriam agregadas ao projeto e outras que necessitam de verbetes na enciclopédia. --Mário Martins (discussão) 13h33min de 21 de Dezembro de 2007 (UTC)

Projeto Abandonado / Encerrado[editar código-fonte]

Quando um projeto está abandonado/encerrado? Pq já vi vários projetos que não tem discussões a meses. Eu considero como projeto abandonado. Mas nem vou mudar nada. Rjclaudio msg 03h29min de 3 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Também gostaria de saber. Bisbis msg 06h51min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Por mim, transferiria para projetos maiores e eliminaria todos que estão nesta lista de parados. O wikiversidade deveria ficar para servir de propaganda para o projeto lá no wikilivros. --Master (discussão) 21h01min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Organização, novos projetos e fusões[editar código-fonte]

Deveríamos criar primeiramente projetos gerais para depois passar para os específicos. Muitas fusões podem ser feitas.


Os projetos sobre esporte deveriam ser:

  • Desporto: Esporte em geral
  • Automobilismo: Corridas em geral
  • Artes Marciais: Lutas em geral
  • Futebol: Tudo sobre futebol (específico devido a popularidade no Brasil)

Fusões:

  • Torcida organizada - deve ir para futebol
  • Wrestling - deve ir para artes marciais
  • Tênis - deve ir para esportes em geral
  • Rugby - deve ir para esportes em geral

Os dois últimos são esportes pouco populares, vôlei é mais popular que os dois no Brasil e nem tem pedido de projeto.


Os projetos Wikipedia:Projetos/Países/Europa/Arménia e Wikipedia:Projetos/Países/Ásia/Arménia, para um simples país pouco relevante não está certo. A maioria fica parado como Wikipedia:Projetos/Finlândia. Poderíamos criar projetos para grupos de países que possuem algo em comum, exemplos: países da ex-URSS, Norte da África, Indochina, países do Nafta, Escandinávia, etc


Transferir Wikipedia:Projetos/Reciclagem e correção linguística para Wikipedia:Projetos/Manutenção como proposto.


Para os projetos sobre música, poderíamos criar divisões para os gêneros musicais e evitar criar para cantor/banda específico, que são vários. Heavy metal podemos aceitar, mas no caso de Pink Floyd, parece que o fã club se reuniu aqui.

--Master (discussão) 20h42min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Poderíamos dividir as páginas dos projetos gerais em seções sobre assuntos específicos ou criar páginas de suporte para isso. Poderíamos mover o projeto da Finlândia para uma seção no projeto Europa ou criar uma página do projeto Europa para ela.

--Master (discussão) 20h54min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Não concordo com a fusão simples, e sim mover para uma subpágina, para organizar discussões e poder aproveitar a página do projeto. Pros países, tem uma discussão em Wikipedia:Projetos/Países. Não está definido se vai ficar projeto países/europa/finlandia ou países/finlandia. Melhor mover essa sugestão para o projeto países.
Não vejo problema em se criar projetos, só criá-los como subprojetos do projeto música. Seria como ter o projeto música, mas uma página organizada e voltada para uma banda específica. Não vejo entrave.
Concordo em criar os 4 projetos sugeridos, e mover os atuais para subprojetos. Todos os projetos atuais começaram com 3 ou 4 membros e só com o tempo foram aumentando, e atualmente quase todos só tem 3 ou 4 ativos de novo. Então impedir a criação de um subprojeto só pelo número também é errado.
Pra divisão em seções, os projetos em andamento estão divididos em geral, só dividindo em específico qnd for relacionado a algum país (exemplo, futebol em países lusófonos). Colocar uma subseção sempre que precisar ia terminar em listar todos os subprojetos de um projeto maior, e no caso do projeto países, imagina a lista ...
Já os novos projetos, dividi em seções de assunto. Dá pra mover (não fundir) mts pra subprojetos, mas é melhor discutir isso com os projetos específicos. Pras bandas melhor sugerir no projeto música, e assim por diante.
=> Rjclaudio msg 00h03min de 2 de Março de 2008 (UTC)

Não precisamos de uma página de projeto para cada país, poderíamos criar projetos para grupos de países. Existem muitos países mais importantes do que Arménia que não tem projeto, e Arménia ter já é demais. O problema é criar projetos de assuntos com menos relevância, já que há muitos assuntos mais relevantes sem projeto. Primeiro começamos pelos mais genéricos e quando precisar, criamos para os mais específicos. Há muitos projetos parados, principalmente os menos relevantes.

Eu fui na página Wikipedia Discussão:Artigos pedidos para propor relacionar pedidos com os projetos, mas os projetos não estão bem estruturados em relação às áreas. Então precisamos primeiramente organizar os projetos. --Master (discussão) 13h45min de 2 de Março de 2008 (UTC)

Proposta de organização para os WikiProjectos[editar código-fonte]

Olá a todos!

Tenho estado a desenvolver uma proposta para organizar todos os wikiprojectos, para que estes possam realmente vir a servir para alguma coisa. Do jeito que está, a grande maioria deles está inactiva ou destinada a morrer. Esta proposta consiste na criação de um "Conselho de WikiProjectos", à semelhança de en:WP:COUNCIL, que tem por objectivo oferecer aconselhamento e recomendações quanto à criação e manutenção dos projectos. A ideia é criar um lugar para aprender com o que se fez de mal, e para promover recomendações de forma a que os Projectos estejam organizados e sejam eficazes. É de notar que o Conselho não serve para controlar ninguém nem colocar regras - apenas recomendações.

Podem consultar aqui a proposta, que ainda se encontra em desenvolvimento (aproveito para chamar a atenção para o Manual, uma das subpáginas da proposta). Ideias e opiniões são muito bem-vindas, e podem comentar na página de discussão ou na esplanada. Cumprimentos, Jp 16h43min de 29 de Março de 2008 (UTC)

Já que o WP:CWP está a avançar aos poucos, faz todo o sentido mover as propostas de criação de novos projectos para WP:Propostas. Objecções? Jp 02h30min de 31 de Março de 2008 (UTC)

Separação de Projetos, Propostas de Projetos e Projetos abandonados temporariamente[editar código-fonte]

O Wikipedia:Conselho de WikiProjectos está com ai idéia se separar estes três grupos de projetos. Esta página ficaria para listar os projetos em andamento, podendo ser incluídas mais informações, já que os novos e os abandonados serão separados.

Uma página será criada apenas para as propostas de projetos. Isso permitirá maior controle para inserir aqui os projetos, verificar a quantidade de pessoas, maior visibilidade aos projetos novos (e que precisam de mais apoio), além de orientar mais facilmente sobre a existencia de outros projetos semelhantes, criação das páginas, etc.

E a página de projetos abandonados temporariamente seria a seção desta página que é para isso. Aquelas propostas de projetos que o próprio proponente abandonou a idéia. Ela ficaria guardada, em um lugar separado, para o caso de alguém ter uma idéia semelhante.

Seria posto um link para as duas páginas no topo desta página, e de início um aviso sobre a mudança (para os avisados), e um link levando para a página de Projetos propostos, para os usuários poderem criar os projetos.


Antes de fazer essas mudanças o melhor é discutir este assunto por aqui. Então, o que acham da idéia ?

=> Rjclaudio msg 00h42min de 2 de Abril de 2008 (UTC)

Tabela única, ou uma tabela para cada seção ?[editar código-fonte]

Normalmente quando se edita esta página só se edita uma das seções (pra incluir / excluir uma entrada), e neste caso o botão de previsão não serve pra praticamente nada, já que só vai aparecer um código estranho ao invés da tabela.

Seria melhor dividr a tabela e colocar só uma tabela para cada seção ?

=> Rjclaudio msg 01h08min de 10 de Abril de 2008 (UTC)


Seria preciso incluir neste artigo o projeto Wikipedia:Projetos/Galizaplus, mas primeiro achei preferível comentá-lo aqui. O que opinam?--Maañón o quê? 14h49min de 13 de Setembro de 2008 (UTC)

Força, se ele está activo, acho bem. GoEThe (discussão) 14h59min de 13 de Setembro de 2008 (UTC)

Mudança de nome e de objetivo[editar código-fonte]

Comunico a mudança de nome do Projeto Jogos Olímpicos, que se fundiu ao Projeto Jogos Paraolímpicos e agora se chama "Projeto Eventos multiesportivos". FilRBCorreio 18h36min de 15 de Setembro de 2008 (UTC)

Sugiro a mudança do nome de 'Wikipedia:Projetos' para Wikipedia:WikiProjetos (com ou sem acento na Wikipédia?) para a integração com os outros WikiProjetos. Jurema Oliveira (discussão) 15h35min de 15 de janeiro de 2009 (UTC)

Projetos/Vinhos[editar código-fonte]

Criei o Projeto Vinhos e gostaria de saber o que fazer para que ele apareça nas listas de projetos em atividade. Devo eu mesmo colocá-lo nas listas ou algum isso é feito por algum administrador ? Grato - --Renzo Grosso Parla ! 20h03min de 23 de janeiro de 2009 (UTC)

Podes você mesmo fazer, a lista não é só para admins editá-la, fique à vontade. Christian msg 19h30min de 7 de março de 2009 (UTC).

Como todos devem ter percebido, está acontecendo uma movimentação por parte de vários editores no sentido de padronizar a identidade visual da wikipédia, e alguns resultados já são notados particularmente nas questões de:

  • Avisos de rodapé, como os avisos de artigos mínios, esboços, etc
  • Avisos de edição, como os avisos de sem-fonte, reciclar, wikificar, etc
  • Predefinições de caixas de informação (infoboxes)

Com o objetivo de centralizar as discussões e aproveitar todo o ótimo trabalho já desenvolvido pela equipe anterior, comunico que reativei o referido projeto e todos então intimados convidados a participar. Fulcanelli msg 17h42min de 24 de maio de 2009 (UTC)

Olá, Fulcanelli, gostaria de participar. Como posso ajudar? LiaCMsg 22h16min de 26 de maio de 2009 (UTC)

Para quem souber ler em inglês General style guidelines. Jurema Oliveira (discussão) 21h53min de 10 de junho de 2009 (UTC)

Descrição de projetos[editar código-fonte]

Entendo que para algumas áreas pode ser preciso uma descrição, mas me pergunto se há necessidade da descrição para as Ciências. A maioria das descrições está na forma

  1. Projeto de xxx
  2. Projeto para a área xxx
  3. Projeto específico para xxx

A descrição de Astronomia e Bioquímica também fica meio desnecessária. Quem ler a palavra Astronomia já sabe que é sobre Planetas + Estrelas + Galáxias + etc. Colocar isso na descrição é repetir o que já foi dito pelo nome do projeto.

Proponho então, para a área de ciência, fazer como está na navebox

  • Ciências gerais
Ciências | Ceticismo Científico
Astronomia | Bioquímica | Ciência da computação | Matemática | Química |
Direito | Filosofia | Física | Línguas |
  • Ciências biológicas e Seres vivos
Saúde | Medicina | Odontologia | Ecologia | Bioquímica | Ambiente | Evolução
Árvore da Vida | Anfíbios e Répteis | Artrópodes | Aves | Invertebrados | Mamíferos | Plantas | Peixes | Primatas | Dinossauros e animais pré-históricos | Cães

=> Rjclaudio msg 22h43min de 18 de junho de 2009 (UTC)

Como não obtive resposta, fiz as mudanças. Quem não concordar está livre para discutir aqui. => Rjclaudio msg 21h51min de 15 de julho de 2009 (UTC)

Desapareceram os projectos da árvore da vida? GoEThe (discussão) 21h57min de 15 de julho de 2009 (UTC)

Se quiser podemos recolocar. Mas considerei que seria um subprojeto do "árvores da vida". Normalmente quem se interessaria por um dos subprojetos passaria pelo projeto "árvore da vida". Principalmente pq mts informações comuns dos subprojetos estariam ali. Mas não faço questão de deixar os projetos de fora. => Rjclaudio msg 22h05min de 15 de julho de 2009 (UTC)
Os projectos estão todos interligados, mas são independentes. Julgo que é melhor ter uma lista completa de todos os projectos. GoEThe (discussão) 22h21min de 15 de julho de 2009 (UTC)
Eu preferia colocar apenas os projetos mais ativos e/ou mais gerais, pois são eles os principais e que merecem um destaque maior. Tem tantos subprojetos atualmente que os projetos centrais ficam diluidos.
Eu até concordo em colocar todos em uma página central (essa), mas em outras listas (como as predefs de navegação) quando ficarem maiores os projetos menores deveriam ceder espaço. Ou ao menos estarem separados dos projetos mais ativos/gerais
=> Rjclaudio msg 22h29min de 15 de julho de 2009 (UTC)

Se são muitos, pode ser caso de dividirmos em várias subpáginas por áreas, mas os projectos devem ser todos listados em algum lado. GoEThe (discussão) 22h32min de 15 de julho de 2009 (UTC)

Isso que falei. Essa lista pode ficar pra todos. Mas outras (como as navebox) devem dar destaque pros ativos/centrais, pq a idéia delas é facilitar a navegação entre projetos ativos (que possam participar de discussão, tomar decisão, trabalho em equipe, etc). Na navebox até poderia colocar uma lista (encolhida) para os projetos novos/muito específicos/poucas pessoas (e assim de certa forma listar todos).
Aproveitando, ainda não avisei mas já deve ter percebido, separei a navebox dos projetos em menores (por causa do tamanho) seguindo as categorias principais de artigos + uma para cada país lusófono (ainda vou criar essa, pros que tiverem nº de projetos para isso) + interna da wikipedia. A idéia é não dividir mais que isso senão vai atrapalhar mais que ajudar.
E faria o mesmo para as categorias dos projetos. Vou criar uma cat para cada uma das divisões que citei acima e colocar as categorias de projetos lá. E deixar a categoria inicial dos projetos para listar apenas a página inicial de cada um dos projetos da wiki.
=> Rjclaudio msg 22h41min de 15 de julho de 2009 (UTC)

Sim, eu reparei na mudança em algumas páginas. Acho que realmente fica melhor. GoEThe (discussão) 22h43min de 15 de julho de 2009 (UTC)

Página principal dos projetos[editar código-fonte]

Sugiro fazermos o mesmo que foi feito com os portais : a página inicial ser uma descrição da organização dos projetos, como participar de um, quais seus objetivos, essas coisas. E ter um link para a listagem completa. Podemos usar o Manual do Conselho de Projetos como base. Concordam ? => Rjclaudio msg 22h29min de 15 de julho de 2009 (UTC)

Acho boa ideia. GoEThe (discussão) 22h34min de 15 de julho de 2009 (UTC)

Fiz a mudança. Movi a lista para Wikipedia:Projetos/Diretório. Fiz umas pequenas mudanças na página do manual : dividi em quatro grandes áreas : "definição de um projeto", "coordenação entre diferentes projetos", "projetos existentes" e "propondo novos projetos". Talvez possamos passar a "coordenação" para subseção de "O que é um WikiProjecto?". => Rjclaudio msg 22h07min de 24 de julho de 2009 (UTC)

Propostas de novos projetos separadas por assunto principal[editar código-fonte]

Criei a algum tempo os projetos principais para a organização de nossos wikiprojetos. Esses projetos são os cinco projetos relacionados às cinco categorias principais de artigos + um projeto para cada país lusófono (assim que tiver interessados para os que faltam serem criados) + um projeto central para Wikipedia (Políticas, Imagens, Artigos não-agrupados por assunto).

Assim penso que seria mais útil separar as propostas de novos projetos nos sete projetos principais existentes. Na página explicativa sobre os projetos teria o link das páginas para se fazer as propostas.

Vantagens :

  • mais fácil de achar interessados - quem tem interesse por uma das ciências tem mais chance de se interessar por outras)
  • mais fácil de ver a viabilidade das propostas - está mais próximo da lista de projetos relacionados e interessados na área, podendo ver se ficaria tem um projeto já existente mais apropriado
  • maior interesse em administrar a página de propostas - Estando dividido por área a administração da página é feita pelos interessados no assunto, que espera-se queiram facilitar ao máximo a coordenação dos editores da área).
  • outras formas de organizar as propostas - As propostas de Arte podem ser divididas em "Música", "Cinema", "Literatura", "Franquias".

maior interesse em administrar as propostas

  1. Por assunto
    1. Ciência
    2. Arte
    3. Sociedade
    4. Geografia
  2. Por país lusófono
    1. Brasil
    2. Portugal
  3. Wikipedia
    1. |Wikipedia

=> Rjclaudio msg 21h47min de 24 de julho de 2009 (UTC)

Pode interessar. GoEThe (discussão) 18h02min de 3 de dezembro de 2009 (UTC)

Projeto, Grupo de Trabalho ou Portal[editar código-fonte]

assuntos como RPG e Animação merecem que tipo de grupo?Hyju (discussão) 19h18min de 15 de dezembro de 2009 (UTC)