Wikipédia Discussão:Wikigincana/WG1.0

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não sei se foi intencional sua inclusão na gincana, mas será excelente para o WP:MAN essa segunda etapa! =) Kleiner msg 01h24min de 2 de Janeiro de 2009 (UTC)

Inscrições[editar código-fonte]

Olá, a partir de quando podem ser realizadas as inscrições para esse concurso? Tô ansioso para particpar Christian msg 18h18min de 3 de Janeiro de 2009 (UTC)

Em teoria, já estão abertas. Mas eu peço que não criem as subpáginas ainda, já que o texto a ser copiado está em fase de revisão. Filipe RibeiroMsg 23h49min de 3 de Janeiro de 2009 (UTC)
Então, posso o colocar o nome da minha equipe na página dos participantes? Christian msg 23h51min de 3 de Janeiro de 2009 (UTC)
O da equipe, não. Por favor coloque apenas o(s) nome(s) do(s) participantes(s) na primeira tabela. A outra pode deixar que a gente ajeita. Filipe RibeiroMsg 23h56min de 3 de Janeiro de 2009 (UTC)

Podem ser colocados anexos para participar desse concurso? Como por exemplo os com {{em tradução}}? Christian msg 17h55min de 4 de Janeiro de 2009 (UTC).

Sim, podem, porém fique atento para o fato de que anexos seguem as mesmas regras de avaliação. Isso significa que, como geralmente listas não têm muito texto (há exceções), a avaliação dos critérios Estilo e Texto pode ficar um pouco prejudicada. Filipe RibeiroMsg 18h27min de 4 de Janeiro de 2009 (UTC)

Acho que seria bom definir os critérios de desempate da Wikigincana. Lgtrapp (discussão) 19h33min de 4 de Janeiro de 2009 (UTC)

Já pode inscrever os artigos?? (para alguém não tomá-los, huahuahuahua) E não é só uma edição, não, né? e é para indicar as mudanças feitas no artigo ou só a ligação para ele mesmo? Łυαη fala! 17h27min de 6 de Janeiro de 2009 (UTC)

Não, não pode inscrever os artigos. Não, não é só uma edição - dentro do prazo, você pode fazer quantas edições quiser. E só precisa colocar o link do artigo. Filipe RibeiroMsg 17h40min de 6 de Janeiro de 2009 (UTC)

Na fase de tradução, só podem os artigos que estiverem na cat (por extensão, com a predef e vice-versa)? ou pode simplesmente traduzir? aumentando e/ou criando artigos a partir dessas traduções? Łυαη fala! 22h52min de 9 de Janeiro de 2009 (UTC)

Dúvidas (2)[editar código-fonte]

Copio aqui as dúvidas que surgiram em nossas páginas de discussão para que fique esclarecido para todos. Filipe RibeiroMsg 12h40min de 7 de Janeiro de 2009 (UTC)

  • Vitorbraziledit D​ C​ E​ F: "Como que funcionam os sistemas de equipes no Wikigincana se não pode trabalhar em conjunto pois haverá desconto de pontos??? Também gostaria de saber se haverá uma medalha por participação."
"Não pode trabalhar em conjunto num mesmo artigo por causa da competição individual. A competição por equipes vai somar os pontos de cada participante. Como os pontos de cada participante dependem do trabalho dele, é necessário que cada artigo seja trabalhado por apenas uma pessoa. Em relação a medalhas por participação: temos as medalhas de mérito individual e coletivo, que serão dadas em reconhecimento ao bom trabalho desempenhado por participantes e equipes que não necessariamente chegaram ao "pódio" das etapas."


  • Vitorbraziledit D​ C​ E​ F: "Se na etapa de "criação de artigos" na Wikigincana eu criar um esboço ou criar um artigo completo irá ser o mesmo n° de pts? E se eu criar e outro usuário editar o meu artigo será descontado meus ponts?
"1) os artigos, independentemente do tamanho, serão avaliados pelo seu conteúdo, pelo seu estilo e pela sua correção gramatical. Um esboço pode até receber notas mais altas no critério Texto (a correção gramatical) que um artigo grande, porém mal escrito. Nos critérios Conteúdo e Estilo, entretanto, as diferenças podem ser grandes a favor do artigo maior. Lembre-se que o critério Conteúdo é o que vale mais (4 pontos por artigo). 2) Será avaliada a última edição feita pelo participante dentro do prazo da etapa. Imagine a seguinte situação: você traduz um artigo, mas comete alguns erros gramaticais. Aí vem alguém e corrige. Na avaliação, essa correção será simplesmente ignorada e você vai ser avaliado pelo que você escreveu (sem desconto na pontuação). Só haverá desconto se houver contribuições significativas de outros usuários durante o período da etapa."


  • Pcjrm D​ C​ E​ F: "Por cada etapa, existe um número mínimo de artigos a trabalhar?"
"Não há um "número mínimo" de artigos ou tarefas. Faz-se o quanto conseguir"


  • Gabriel Sotero D​ C​ E​ F: "Qual o fuso horário que começam e terminam as etapas da Wikigincana?"
Vale o Tempo Universal Coordenado (nosso bom e velho UTC). Em relação a Brasília (com horário de verão), são duas horas a mais (ou seja, as etapas terminam às 21h59 dos sábados). Em relação a Lisboa, não há diferença (terminam às 23h59 mesmo).


  • Fulcanelli D​ C​ E​ F: "Se eu não me interessar por algum dos artigos já existentes em, por exemplo, Wikipedia:Artigos pedidos ou Categoria:!Artigos em tradução, posso incluir artigos que sejam do meu interesse nestas categorias antes do início do concurso para poder participar? há descontos na pontuação se eu fizer isso?"
As regras foram alteradas em relação a vários pontos. Favor ler os itens com atenção. Todos os participantes já inscritos receberão avisos sobre a mudança. Filipe RibeiroMsg 23h06min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)
  • Christian D​ C​ E​ F - O concurso começa aqui no Brasil às 22:00 de sábado para domingo ou de domingo para segunda?
Começou às 22h de sábado, ou seja, há pouco mais de uma hora. Filipe RibeiroMsg 01h11min de 11 de Janeiro de 2009 (UTC)
  • Gustavob D​ C​ E​ F Na Gincana terá tipo um "aviso" pra colocar no topo da página avisando que o artigo está sendo trabalhado por um participante da Wikigincana, que nem no Wikiatividade? Tipo, vai que vem um anônimo ou usuário novo que não sabe nada sobre a Wikigincana e vê o artigo e vem adicionar informações...
Não está prevista a utilização de avisos nas páginas, mas, se verificarmos que muitos artigos estão sendo "mexidos" por outros usuários, poderemos pensar nessa possibilidade. Pra evitar isso, sugiro fazer as alterações no mínimo de edições e no mínimo de tempo possível. Por exemplo, podes copiar o texto para um editor externo e depois que terminar a atividade voltar para cá e salvar. Filipe RibeiroMsg 22h53min de 11 de Janeiro de 2009 (UTC)


  • Gabriel Sotero D​ C​ E​ F - Se eu me interessar por um artigo na categoria Artigos em tradução, e ele tiver pouca informação, posso traduzir diretamente da Wikipédia de língua estrangeira?
Pode. A regra pede apenas que o artigo esteja na Categoria:!Artigos em tradução ou em uma de suas subcategorias. Se quiser dizer a origem do texto, pode colocar um sumário de edição como "traduzido da xx-wiki", por exemplo. Filipe RibeiroMsg 13h09min de 12 de Janeiro de 2009 (UTC)

Novas regras[editar código-fonte]

Creio que ficará um pouco "pesado" para quem for participar das duas categorias. Terá que escrever/traduzir/wikificar/ampliar artigos tanto para si quanto para a equipe. Já que a partir de agora um mesmo artigo não poderá valer para o individual e o de equipes. Łυαη fala! 01h13min de 9 de Janeiro de 2009 (UTC)

  • Concordo com o Luan. Christian msg 00h57min de 11 de Janeiro de 2009 (UTC)
Essa nova regra realmente separa as duas disputas, mas não ficará tão pesado para os participantes por que os artigos podem ser trabalhados pelos três. É uma questão de estratégia: dependendo das habilidades de cada um, pode-se dedicar ao individual em uma etapa em busca da medalha e à equipe nas outras etapas, ou dedicar-se apenas à competição por equipes, ou apenas à individual... São muitas estratégias a escolher. Filipe RibeiroMsg 23h04min de 11 de Janeiro de 2009 (UTC)
Isso serve para o participante que quer ganhar alguma coisa: um ou duas medalhas. No meu caso, meu espírito competitivo não me permite isso, a intenção é ganhar tudo. Łυαη fala! 23h35min de 11 de Janeiro de 2009 (UTC)

Boa noite Como será a apuração dos kb nos artigos em tradução uma vez que ao se traduzir estaremos trocando texto em outro idioma por texto em português e na maioria dos casos esta tarefa irá resultar em poucos kb adicionados ou até kb reduzidos. grato. Wagner (Brasil) (discussão) 00h00min de 13 de Janeiro de 2009 (UTC)

O tamanho que vale é o do artigo na última edição feita dentro do prazo de cada etapa (o número de bytes que aparece no histórico). Filipe RibeiroMsg 00h07min de 13 de Janeiro de 2009 (UTC)

3a Etapa: Expandir (Expansão)[editar código-fonte]

Uma boa ideia é expandir os artigos sobre escolas de samba do Brasil, carnaval pelo Brasil e os últimos artigos criados por Usuário:Raafael (É só ir no Especial:Contributions/Raafael), incluindo 'Arquitetura da África e artigos sobre forças armadas criados por ele. Expandir China in Box e expandir e propor alguns artigos para destaque. Desculpe se eu sugeri demais, perdão. Eduardo Pazos (discussão) 22h32min de 24 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Vale qualquer artigo que tiver marcação de esboço. Filipe RibeiroMsg 22h36min de 24 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Avisando enquanto é tempo[editar código-fonte]

Pra não haver mal entendidos depois, aqui vai o aviso: O objetivo da gincana é melhorar a qualidade dos artigos na Wikipédia. Sendo assim, nesta terceira etapa não vale manter a marcação de esboço. Tem que expandir o artigo até um ponto em que a marcação não seja mais necessária. Filipe RibeiroMsg 15h05min de 25 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Reclamação da avaliação da wikigincana[editar código-fonte]

É por isso que não queria participar dessa gincana, os critérios de avaliação são muito subjetivos, as pessoas confundem o que é wikificação, foram rejeitados vários artigos meus simplesmente porque eu não apaguei a tag de reciclar e por isso, supostamente o artigo não está de acordo com o livro de estilo, parece brincadeira. Então se eu deixei a tag quer dizer que não houve wikificação? e o meu trabalho foi em vão? isto está errado. Reciclar não tem nada a ver com wikificar, é reescrever o texto. Achei um absurdo. Peço que usuários mais experientes intervenham. --Jack Bauer00 msg 16h27min de 25 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Dêem uma olhada aqui [1] para saber o que é wikificar. --Jack Bauer00 msg 16h30min de 25 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]
Eu estava vendo alguns dos artigos, e acho que daria para trocar a tag de reciclar pela tag de revisão, já que os textos precisam de uma revisão textual por alguma pessoa que tenha mais familiaridade com o tema. Essa é minha sugestão Burmeister (discussão) 16h59min de 25 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]
"Muita calma nesta hora..." Apesar do Jack responder com a cabeça quente, irritado, ele tem razão... Wikificar está relacionado com a formatação geral do texto (ver:Wikipedia:Wikificação), enquanto reciclar é reescrever o texto para torná-lo mais organizado, contextualizado e fluido, e revisar é reescrever o texto de modo a corrigi-lo de ambiguidades, informações enganosas e/ou tornar definições duvidosas mais confiáveis, com fontes e tudo mais... Peço que reconsiderem a decisão para todos os participantes que eventualmente wikificaram, mas não reciclaram ou revisaram os artigos, tanto porque é o certo, qunato para não desestimular o trabalho e a participação em futuras competições... Kleiner msg 17h13min de 25 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Os organizadores anunciam que reavaliarão todos os casos de artigos anulados na segunda etapa e divulgarão parecer definitivo junto com o resultado da etapa (a previsão inicial é que isso ocorra entre quarta e quinta). Filipe RibeiroMsg 17h44min de 25 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Sei as regras do concurso e seguir o livro de estilo, verificabilidade, texto, conteúdo, tudo isso vocês podem utilizar na avaliação para descontar pontos (não estou nem aí, apesar de achar que os critérios para wikificar deveriam ser diferentes) mas não para anular o artigo sem um motivo justo. --Jack Bauer00 msg 02h24min de 27 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Epa! rolou preconceito..[editar código-fonte]

Qual foi o problema com Império do Brasil e Freagem regenerativa? Por que não foram incluídos esses dois artigos da minha equipe na Avaliação das Equipes??? São 14 pontos de nota A, assim com essa sabotagem nao vale, viu?! huahuaha Não, mas sério agora, por não colocaram eles? ou tem gente comendo queijo demais? Łυαη fala! 18h16min de 25 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Perdão, Luan, mas a não inclusão tem explicação. Eu atualizei essa tabela durante a semana. Na ocasião, esses dois artigos ainda estavam com a tag de {{wkf}}, por isso não poderiam ser validados (nem anulados, já que a etapa ainda estava em andamento). Hoje, fazendo a atualização definitiva da etapa, comecei a olhar apenas a partir do último que eu já tinha colocado, por isso esses dois continuaram de fora. Mas já os incluí. Isso pode ter acontecido com outros participantes também, se perceberem é só avisar. Filipe RibeiroMsg 18h30min de 25 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]
Tud bem Acontece… Łυαη fala! 01h13min de 26 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Alguém poderia expandir o artigo Força de defesa de São Cristóvão e Nevis? Eduardo Pazos (discussão) 16h25min de 27 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Cadê os resultados finais?[editar código-fonte]

Quando vão sair os resultados finais? Já faz 2 semanas... Mateus RM msg 23h23min de 21 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

É mesmo. Vai sair só depois do carnaval, é? Łυαη fala! 00h48min de 22 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Divulgação dos últimos resultados[editar código-fonte]

Comunicamos que os últimos resultados da Wikigincana (etapa de criação, Individual Geral e Equipes) serão divulgados juntos no dia 10 de março. Filipe RibeiroMsg 19h33min de 27 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

A culpa é do Wagner... pra quê criar mais de 100 artigos? :D Mateus RM msg 00h30min de 28 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]
É mesmo, podia ter criado menos. Haha Christian msg 15h00min de 3 de março de 2009 (UTC).[responder]
Terei um compromisso agora e por isso só poderei começar a editar as tabelas de notas no meio da tarde. Se der meia-noite no reloginho da Wikipédia e o resultado não tiver saído, há duas opções: ou eu me atrasei um pouco e o resultado vai sair minutos depois ou o resultado só sai amanhã . Se for a segunda opção, não será por culpa minha Lixando. Filipe RibeiroMsg 11h03min de 10 de março de 2009 (UTC)[responder]
E aí Ruy, as notas saem hoje mesmo? Christian msg 22h42min de 13 de março de 2009 (UTC).[responder]
Ó paí, já lançaram um outro concurso e a divulgação de todos os resultados desse num saiu ainda. Que burocracia, viu?! Łυαη fala! 22h54min de 13 de março de 2009 (UTC)[responder]
Correção: já lançaram dois outros concursos. Eu, apesar de não ter participado direito do concurso, pois na épóca meu computador estava com problemas, também quero saber os resultados. Inox msg 23h01min de 13 de março de 2009 (UTC)[responder]
Dois? Eu sabia só do 7º WA. Łυαη fala! 23h47min de 13 de março de 2009 (UTC)[responder]
Tem também o WikiTeste. Inox msg 00h02min de 14 de março de 2009 (UTC)[responder]

... Christian msg 14h18min de 14 de março de 2009 (UTC).[responder]

Poxa! Será que os organizadores esqueceram da Wikigincana? Nós queremos os resultados! Por favor Ruy! Vitorbraziledit (discussão) 21h05min de 17 de março de 2009 (UTC)[responder]
Estou fazendo o que posso. Tenho que estudar e, no pouco tempo livre que me resta, vigiar os vandalismos, atender solicitações e avaliar os 500 mil artigos que vocês fizeram. Ruy Pugliesi discussão 21h19min de 17 de março de 2009 (UTC)[responder]
É só esquecer dos vandalismos e das solicitações :D Um vandalismozinho não faz mal a ninguém hehehehe Mateus RM msg 21h52min de 17 de março de 2009 (UTC)[responder]
Se ligue na avaliação e deixe os vandalismo com a gente, e o Salebot D​ C​ E​ F. Ah, quanto às solicitações, lembre-se só da nossa, o resto fica pra depois (ninguém vai morrer por causa disso, só nós se tu não avaliar logo). E outra coisa, as notas do Felipe num tão ainda na página de avaliação das equipes. Łυαη fala! 01h37min de 18 de março de 2009 (UTC)[responder]

Antes do fim do mês terão as notas. Ruy Pugliesi discussão 15h19min de 22 de março de 2009 (UTC)[responder]

Antes do fim do mês de Março de 2010 vocês terão as notas! Béria Lima Msg 16h01min de 22 de março de 2009 (UTC)[responder]

Últimos resultados[editar código-fonte]

Saíram há pouco os últimos resultados da Wikigincana. Parabéns a todos. Os medalhistas receberam seus prêmios em suas páginas de discussão. Aviso: as medalhas de mérito individual serão entregues aos participantes que conseguiram o artigo com melhor nota em cada etapa. Já as de mérito coletivo serão entregues aos integrantes das equipes que participaram de todas as etapas.

No segundo semestre a Wikigincana volta. Até lá! Filipe RibeiroMsg 22h03min de 27 de março de 2009 (UTC)[responder]

Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Finalmente, após 17 dias de espera nós estamos sabendo do resultado. Mas qual foi o motivo de tanto atraso? Inox msg 22h24min de 27 de março de 2009 (UTC)[responder]
Aleluia, Alleluia, Aleluia, Aleluiaaaa.... Béria Lima Msg 22h34min de 27 de março de 2009 (UTC)[responder]
Aleluia, Alleluia, Aleluia, Aleluiaaaa.... [2] Łυαη fala! 02h06min de 28 de março de 2009 (UTC)[responder]
Ah, ainda por cima me botaram na classificação como 9º lugar por ter ganhado uma medalha de bronze. Muito pelo contrário! Eu e o resto da minha equipe ficamos com a prata, portanto em 8º lugar Łυαη fala! 22h42min de 28 de março de 2009 (UTC)[responder]