Wikipédia:Projeto Mais Teoria da História na Wiki/Mais Pretas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




Em 2011, a Fundação Wikimedia divulgou uma pesquisa que revelou que menos de 10% das pessoas que editam a Wikipédia se identificavam como mulheres. Doze anos depois, houve muitos avanços importantes no que diz respeito à temática de gênero, mas ainda há muito trabalho a ser feito tendo em vista que apenas 20% das biografias na Wikipédia em português são de mulheres e que apenas 24% das pessoas que editam são mulheres. Os dados relativos às pessoas trans e não-binárias são bastante incipientes. O chamado viés de gênero é um fenômeno que impacta direta e indiretamente o conteúdo da enciclopédia livre, assim como o conhecimento produzido em outros meios e plataformas.[1][2][3]

Ao mesmo tempo, em 2018, houve uma importante discussão na Wikimania sobre a representatividade africana e afrodiaspórica na Wikipédia. Anasuya Sengupta, diretora do projeto “Whose Knowledge?”, pontuou que cerca de 80% do conteúdo presente na Wikipédia foi escrito por homens brancos estadunidenses ou europeus.[4]

Em 2021, a Wikipédia foi o décimo site mais visitado no Brasil, com pouco mais de 103 milhões de acessos ao longo do ano, ficando atrás de poucos sites de informação. Como a maior e mais utilizada enciclopédia digital e colaborativa do mundo, a plataforma é um espaço de grande visibilidade e influencia diretamente a percepção das pessoas sobre os mais variados assuntos.

Contudo, apesar de reunir uma diversidade gigantesca de temas, editores e conteúdos, a plataforma ainda apresenta lacunas a serem superadas. Tendo como marco o Dia da Mulher Moçambicana, o Mais Pretas em Teoria da História na Wiki propõe-se como um espaço dedicado ao resgate do conhecimento produzido por mulheres negras.

___________

  1. Wikimedia Foundation (2020). «Facts about the gender gap and how you can help close it». Consultado em 16 de fevereiro de 2023 
  2. «Gender gap». MetaWiki. 2022. Consultado em 16 de fevereiro de 2023 
  3. Whose Knowledge? (2021). «#VisibleWikiWomen 2021». Consultado em 16 de fevereiro de 2023 
  4. Carta Capital (2018). «Como tornar a Wikipédia mais africana?». Cópia arquivada em 2 de janeiro de 2022 


Atividades



Inscreva-se

Todas as atividades deste evento conferem certificado emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina, enquanto ações de extensão. Elas são gratuitas e abertas, contudo, é necessário realizar a inscrição no evento para informar os dados necessários para o certificado. Por outro lado, inscrever-se é importante mesmo para aqueles que não precisam de certificado, pois o número de participantes, edições, e etc, são importantes para a avaliação e continuação dessa iniciativa. Basta inscrever-se uma vez no evento. A aferição da frequência nas atividades será feita através de lista de presença. Cada atividade gera um certificado.

Realize a inscrição no evento por meio deste formulário on-line. É obrigatório possuir uma conta nos projetos Wikimedia para realizar a inscrição, que deve ser informado em campo próprio. Caso ainda não possua, crie uma em menos de um minuto aqui. As edições serão monitoradas e contabilizadas através da ferramenta Programs & Events Dashboard para fins de avaliação do evento.

👉👉👉Atenção: Se você precisa de algum tipo de assistência para conseguir participar das nossas oficinas, o projeto pode te ajudar com isso! Para que todas as pessoas possam se juntar ao movimento e participar do evento, disponibilizamos voucher de alimentação para quem tem criança pequena, para cuidadores de idosos, e casos especiais. Preencha este formulário.

Wikipedista participante do evento Mais Pretas em Teoria da História na Wiki.

Se quiser, você pode demonstrar todo seu apreço pela causa usando a userbox do evento! Coloque {{Wikipédia:Userbox/MaisPretas}} em sua página de usuário(a) e a caixa ao lado aparecerá para todos que visitarem sua página!


Relatórios

Como modo de documentar e avaliar as atividades desenvolvidas durante o Mais Pretas em Teoria da História na Wiki, a equipe do Projeto Mais+ desenvolveu uma série de relatórios sobre aspectos gerais do evento. Aqui, você encontra os relatórios desenvolvidos para o Mais Pretas:

Relatório de avaliação do Evento
Relatório de avaliação do Evento
Conheça outras iniciativas

Mais iniciativas

  • Art+feminism: comunidade internacional que se esforça para fechar a lacuna de informação sobre gênero, feminismo e artes na internet.
  • NaPupila: campanha que busca a análise dos movimentos feministas por intermédio de uma revisão da história da arte.
  • Wiki Editoras LX: grupo aberto e informal de editoras da Wikipédia em português.
  • WikiProject Africa: projeto da Wikipédia em língua inglesa com o objetivo de melhorar a cobertura da Wikipédia sobre a África.
  • WikiProject AfroCine: projeto da Wikipédia em língua inglesa com o objetivo de preencher as lacunas de conteúdo relacionadas ao cinema, teatro e arte africanos históricos e contemporâneos.
  • WikiProject Black Lives Matter: projeto da Wikipédia em língua inglesa dedicado à cobertura da Wikipedia sobre o movimento Black Lives Matter.
  • WikiProject Igbo: projeto da Wikipédia em língua inglesa com o objetivo de reunir todos os artigos relacionados ao grupo étnico e à língua igbo, oriundos da Nigéria.
  • WikiProject Yoruba: projeto da Wikipédia em língua inglesa com o objetivo de reunir todos os artigos relacionados ao povo e à língua iorubá, oriundos da África Ocidental.