Willebrord Snel van Royen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Willebrord Snellius
Willebrord Snel van Royen
Conhecido(a) por Lei de Snell-Descartes
Nascimento 13 de junho de 1580
Leiden
Morte 30 de outubro de 1626 (46 anos)
Leiden
Nacionalidade neerlandês
Alma mater Universidade de Leiden
Orientador(es)(as) Ludolph van Ceulen, Rudolph Snellius
Orientado(a)(s) Jacobus Golius
Instituições Universidade de Leiden
Campo(s) astronomia

Willebrord Snellius[1] (nascido Willebrord Snel van Royen[2]) (Leiden, 13 de junho de 1580 — Leiden, 30 de Outubro de 1626) foi um astrônomo e matemático holandês, mais conhecido pela lei da refração, conhecida como Lei de Snell-Descartes.

Em 1613 ele sucedeu seu pai, Rudolph Snel van Royen (1546–1613) como professor de matemática na Universidade de Leiden. Em 1615 ele planejou e criou um novo método de encontrar o raio da Terra através da determinação de um ponto na superficie do planeta paralelo a latitude de outro, através da trigonometria.

Seu trabalho Eratosthenes Batavus ("O Holandês Eratosthenes"), publicado em 1617, descreve o método e dá como resultados as suas operações entre Alkmaar e Bergen op Zoom — duas cidades separadas por um grau de meridiano - o qual ele mediu sendo igual a 117 449 jardas (107 395 m). A distância atual é aproximadamente 111 km.

Uma imagem de Tiphys Batavus.

Snellius foi também um matemático diferenciado, produzindo um novo método para calcular π — o primeiro aprimoramento desde tempos remotos. Ele descobriu a lei de refração conhecida Lei de Snell-Descartes que levou seu nome em 1621. A cratera lunar Snellius também foi nomeada após sua morte.

Em adição a Eratosthenes Batavus, ele publicou Cyclometria sive de circuli dimensione (1621), e Tiphys Batavus (1624). Ele também editou Coeli et siderum in eo errantium observationes Hassiacae (1618), contendo observações astronômicas do Landgrave Wilhelm IV. von Hesse-Cassel. Trigonometria (Doctrina triangulorum) de sua autoria foi publicada um ano após sua morte.

Referências

  1. Willebrord Snellius Arquivado em 28 de setembro de 2007, no Wayback Machine. at the Leiden Digital Family Tree.
  2. Encarta Winkler Prins, Grote Oosthoek

Ligações externas[editar | editar código-fonte]