Xatcobeo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Xatcobeo, conhecido como o primeiro Dieste, foi um microssatélite da classe CubeSat desenvolvido por uma equipe de vários departamentos da Universidade de Vigo liderado por Fernando Aguado[1] em colaboração com o Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial e o apoio da empresa pública galega Retegal. Foi lançado em 13 de janeiro de 2012 por um foguete Vega a partir do Centro Espacial de Kourou.[2][3][4]

Características[editar | editar código-fonte]

O projeto foi apresentado à Agência Espacial Europeia para a sua incorporação ao primeiro voo do foguete europeu Vega a partir da base do Centro Espacial de Kourou na Guiana Francesa, que inicialmente estava previsto para dezembro de 2011, sua vida útil era de entre 6 e 12 meses. O anúncio da inclusão foi feito presidente da Junta da Galiza, Emilio Pérez Touriño em 5 de junho de 2008. Estava previsto que o total dos 1.200.000 € e seria financiado em 50% pelo Ministério da Ciência e Investigação, 25% pela Retegal e em outro 25% pela Universidade de Vigo e pelo Instituto Nacional de Técnicas Aeroespaciais.[5]

O Xatcobeo é o primeiro satélite galego[6] e tem como missão a investigação da melhoria nas comunicações por satélite.

Referências

  1. «A Axencia Espacial Europea aproba o proxecto elaborado pola Universidade e INTA para desenvolver un satélite de uso científico» (em galego). Universidade de Vigo. Consultado em 06 de setembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «El Xatcobeo ya navega en el espacio» (em espanhol). Consultado em 06 de setembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «XaTcobeo» (em inglês). Real Time Satellite Tracking. Consultado em 06 de setembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Xatcobeo» (em inglês). Consultado em 06 de setembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «O satélite galego chamarase xatcobeo» (em galego). A Nosa Terra. Consultado em 06 de setembro de 2014. Arquivado do original em 5 de outubro de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. «La Agencia Espacial Europea pondrá en órbita el primer satélite gallego» (em espanhol). Galiciae. Consultado em 06 de setembro de 2014. Arquivado do original em 19 de julho de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]