Yue Fei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Yue Fei
Nascimento 24 de março de 1103
Morte 27 de janeiro de 1142 (38 anos)
Hangzhou
Cidadania Dinastia Sung
Ocupação militar
Estatua de Yue Fei, de seu Mausoleu em Hangzhou. Huan wo he shan , os quatro ideogramas em sua bandeira, significam "Devolva meus rios e montanhas".
Nomes (details)
Conhecido como: Yue Fei
Chinês Tradicional: 岳飛
Chinês Simplificado: 岳飞
Hanyu Pinyin: Yuè Fēi
Nome de Cortesia: Pengju
Chinês Tradicional: 鵬舉
Chinês Simplificado: 鹏举
Hanyu Pinyin: Péngjǔ
Nome Póstumo: Wumu
Chinês Tradicional: 武穆
Chinês Simplificado: 武穆
Hanyu Pinyin: Wǔmù

Yue Fei (17 de março de 110327 de janeiro de 1142) foi um líder militar chinês patriota e nacionalista que combateu pela Dinastia Song contra o exército Jurchen da Dinastia Jin (1115-1234).

Sobre este lendário general chinês, também conhecido como Wu Mu, conta-se que certa vez venceu um exécito de vinte mil homens com apenas quinhentos soldados.

Foi traído por ministros do imperador que recebendo suborno do inimigo que não conseguia vencê-lo, acusaram-no de traidor e foi enforcado.

Segundo a lenda desenvolveu o estilo de arte marcial conhecido como Hsing-I Chuan. Outros estilos de arte marcial são creditados a ele mas não há provas (nem faz sentido pois naquela época era uma ofensa muito grande treinar alguma outra escola, e alguém quando defendia um método não poderia aprender ou ensinar outra escola).

A famosa tatuagem[editar | editar código-fonte]

A mãe de Yue Fei tatuando suas costas

Segundo a lenda, antes que saisse para se unir ao exército em 1122 a mãe de Yue Fei tatuou quatro ideogramas em suas costas: seu significado, "servir o país com lealdade" (Chinês Simplificado: 精忠报国, Chinês Tradicional: 精忠報國; pinyin: jīng zhōng bào guó). Esta tatuagem seria uma lembrança constante do seu dever de proteger a China a qualquer custo.

A Batalha de Zhuxian[editar | editar código-fonte]

Batalha de Zhuxian

Esta pintura mostra cenas da batalha decisiva na guerra entre a Dinastia Jin e a Dinastia Song, onde o general Yue Fei se destacou no combate à invasão do exército Jin. Na Batalha de Zhuxian, o exército Song esteve próximo da derrota, mas graças à coragem de seus oito generais conseguiu transformar a quase derrota numa vitória decisiva.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Yue Fei

Ligações externas[editar | editar código-fonte]