Yves Passarell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yves Passarell
Yves Passarell
Informação geral
Nome completo Oswaldo Yves Murad Passarell
Nascimento 8 de fevereiro de 1969 (48 anos)
Origem São Paulo, (SP)
Gênero(s) Rock alternativo, heavy metal, power metal, speed metal, thrash metal
Instrumento(s) Violão
Guitarra
Afiliação(ões) Viper
Capital Inicial
Página oficial Capitalinicial.com.br

Oswaldo Yves Murad Passarell (São Paulo, 8 de fevereiro de 1969) é um guitarrista brasileiro. É conhecido por ser o guitarrista da banda Capital Inicial, e por ser um dos fundadores da banda de Heavy Metal, Viper.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Yves Passarell nasceu em São Paulo no dia 8 de fevereiro de 1969. Começou a tocar guitarra incentivado por sua mãe, a pianista Edith Passarell. Teve aulas de guitarra no começo da década de 1980 com Wesley "Lély" Caesar.

Aos 14 anos, formou sua primeira banda, Viper, junto de seu irmão Pit Passarell (baixista), Cassio Audi (baterista), Andre Matos (vocalista), além de Felipe Machado (guitarrista). A idade média dos meninos era de cerca de 15 anos e todos moravam no bairro de Higienópolis, em São Paulo.

Com o Viper, Yves alcançou o reconhecimento internacional, excursionando por diversos estados do Brasil, além de países da Europa e Ásia. Gravou os álbuns “Soldiers of Sunrise” (1987), “Theatre of Fate” (1989), “Evolution” (1992), “Vipera Sapiens” (1992) “Maniacs Live in Japan” (1993) e “Tem Pra Todo Mundo” (1996).

Yves formou-se em direito pela Faculdade Metropolitana Unida (FMU).

Em 1999, ele lançou o livro “Temporada na Estrada”, pela editora Gryfhus, onde conta as histórias de estrada que viveu entre 1991 e 1998, durante as turnês do Viper. Com este trabalho, temos a estreia de Yves na literatura, participando da feira do livro de Frankfurt (Alemanha), além de ser indicado para a feira de Bolonha, pela Fundação Nacional do Livro. Ele também escreveu ” Os Últimos Dias Perfeitos”, um livro de ficção.

Com a saída de Loro Jones do Capital Inicial, Dinho Ouro Preto o convidou para integrar sua banda, no final de 2001. Yves se tornou guitarrista do Capital Inicial e, desde então, já gravou os seguintes álbuns: “Rosas e Vinho Tinto” (2002), “Gigante” (2004), “MTV Especial: Aborto Elétrico” (2005), “Eu Nunca Disse Adeus” (2007), "Multishow ao Vivo em Brasília" (2008) “Das Kapital” (2010), "Saturno" (2012), e o EP "Viva a Revolução" (2014)

Atualmente, Yves é considerado um dos grandes guitarristas de rock do cenário musical brasileiro.

Em 2012, ele fez uma participação na “To Live Again”, turnê comemorativa para celebrar os 25 anos do primeiro álbum gravado pelo Viper, “Soldiers of Sunrise”, que acabou rendendo um disco ao vivo e um DVD.

Em 2012, Yves gravou o álbum “Saturno” com o Capital Inicial, sendo lançado no dia 10 de dezembro do mesmo ano.

Yves tocou com o Capital Inicial no Rock in Rio 2011 e 2013, e participou do show do Viper, banda que ajudou a fundar.

Atualmente está no Capital Inicial.

Livros[editar | editar código-fonte]

  • Temporada na Estrada, relatos sobre Turnês entre outros fatos em sua época como guitarrista do Viper
  • Os Últimos Dias Perfeitos, ficção

Ligações externas[editar | editar código-fonte]