Zadoque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zadoque
Cornelis de Vos - The Anointing of Solomon.jpg
A unção de Salomão. Conforme 1 Reis 1:39, Zadoque ungiu a Salomão como rei de Israel. Óleo sobre tela, Cornelis de Vos, cerca de 1630.
Nome hebraico ou grego צדוק‬‎
Pais Aitube (pai)
Livros II Samuel
I Reis
I Crônicas
Portal Bíblia


Zadoque (em hebraico: צדוק, transl. Tsadoq, que significa "Justo") ou Sadoc, Zadoc, Sadoque, Zadok conforme a tradução bíblica foi Sumo Sacerdote de Israel, sucedendo a Abiatar, filho de Aimeleque.

Zadoque era filho de Aitube, filho de rei Amarias e descendente de Eleazar, filho de Aarão.[1][Nota 1]

Abiatar, filho de Aimeleque,[2] foi exilado por Salomão por ter favorecido, depois da morte de David, as pretensões de Adonias ao trono de Israel.[3] Zadoque foi o sacerdote que o sucedeu.[4]

Ele e Abiatar levaram a arca da aliança para Jerusalém; conforme palavras do rei Davi no livro de II Samuel, ele também era um vidente,[5] o que em termos bíblicos é sinônimo de profeta.[6][7]

Ele não participou da conspiração de Adonias [8][9] e ele e o profeta Natã foram escolhidos pelo rei Davi para ungir Salomão como seu sucessor.[10] Foi o primeiro sumo sacerdote a servir no Templo construído por Salomão.


Precedido por
Abiatar
Sumo Sacerdote de Israel
c. 1023 a.C.[11]
Sucedido por
Aimaaz

Notas e referências

Notas

  1. Segundo alguns analistas modernos, esta genealogia de Zadoque estaria errada, pois Aitube seria um descendente de Itamar, irmão de Eleazar; Aitube seria o avô de Abiatar.

Referências