Zorglub

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zorglub
Personagem fictícia de Spirou e Fantásio
Spirou Zorglub.gif
Zorglub
Nome original (em francês) Zorglub
Nascimento 1959
Origem Palombia
Sexo Masculino
Espécie Humano
Características Génio
Megalomania
Ocupação Cientista
Inimigo(s) Conde de Champignac
Spirou e Fantásio
Criado por André Franquin
Greg
Série(s) Spirou e fantásio
Primeira aparição Z de Zorglub (Z comme Zorglub)
Editora(s) Dargaud
Espécie Humano

Zorglub é um personagem fictício da banda desenhada Franco-Belga do Spirou e Fantásio, criado por Greg e André Franquin, apareceu pela primeira vez no livro do Spirou Z de Zorglub (Z comme Zorglub), em 1959, e posteriormente publicado no álbum duplo "Z de Zorglub" (Z comme Zorglub - 1961) e "A Sombra do Z" (L'ombre du Z - 1962).[1] Inicialmente Zorglub era um sinistro e megalomaníaco cientista louco, mas extremamente desajeitado. Mais tarde tornou-se um vilão reformado.

Personagem[editar | editar código-fonte]

Zorglub é um impressionante arqui-inimigo, a sua aparência inicial é a de um génio visionário do mal, mas os aspectos cómicos da personagem vêm rapidamente ao de cima. Embora possua uma grande quantidade de máquinas avançadas, a sua única invenção (como ele próprio admite) é a "zorglonda" (uma espécie de ondas de rádio com a capacidade de controlar a mente ) com o qual ele rouba outras invenções, a fim de dominar o mundo. Usando a zorglonda, transforma os polícias de todo o mundo em soldados seus, conhecidos como Zorgl-homens (Zorglhommes), que operam a nível mundial as suas bases secretas. Zorglub criou uma língua especial para falar com os Zorgl-homens, com o fim de manter os de seus planos em sigilo. No entanto essa língua misteriosa, não é mais do que língua normal, dita ao contrário."Adiv Agnol a Bulgroz!" traduz-se como "Vida Longa a Zorglub!".

Zorglub é um velho conhecido da universidade do Conde de Champignac. Nas suas primeiras aparições, é um perigoso vilão com a ambição de conquistar o mundo. Excêntrico, esquizofrénico e com um grande ego, é levado a cometer erros absurdos que o levam à sua queda.

Em O Despertar do Z (Le Réveil du Z - 1986), Spirou e Fantásio viajam através do tempo e reúnem Zorglub ao filho, que tinha seguido os passos do seu pai e conquistou o mundo do futuro. Zorglub júnior, parece-se exactamente com o pai, mas sofre de nanismo.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Nos livros "Spirou e Fantásio"[editar | editar código-fonte]

Nos livros "Une aventure de Spirou et Fantasio par ..."[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]