Reino Zulu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Zululândia)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Rei Zulu redireciona para este artigo. Para o lutador brasileiro, veja Rei Zulu (lutador).
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:
Mapa da ascensão do Império Zulu sob Shaka (1816-1828) na atual África do Sul. A ascensão do Império Zulu      sob Shaka forçado outras tribos e clãs de fugir através de uma ampla área do sul da África. Clãs que fogem da zona de guerra Zulu      incluido os Soshangane, Zwangendaba, Ndebele, Hlubi, Ngwane, e o Mfengu. Foram pegos um número de clãs entre o Império Zulu e avançando Voortrekkers e Império Britânico      como os Xhosa     .
Localização do Reino Zulu, c. 1890

O Reino Zulu (impropriamente chamado de Zululândia) foi uma monarquia nativa da África do Sul, cujo território se estendia da costa do Oceano Índico, ao leste, até o rio Tugela, ao sul, e ao rio Pongola, ao norte.

O pequeno reino cresceu a dominar grande parte do que é hoje KwaZulu-Natal, na África do Sul [1][2] mas quando ele entrou em conflito com o Império Britânico na década de 1870 durante a Guerra Anglo-Zulu, foi derrotado apesar de um início Zulu vitória na guerra. A área foi posteriormente absorvida pela Colônia de Natal e mais tarde tornou-se parte da União da África do Sul.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Era inicialmente um pequeno reino que se expandiu, até dominar grande parte do que hoje é o território do estado sul-africano de KwaZulu-Natal, forçando a migração de diversos povos, durante o reinado de Shaka (até 1828).[3]

Referências

Mercator Africa 037.jpg Este artigo sobre História da África é um esboço relacionado ao Projeto África. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.