Reino Zulu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Zululândia)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: "Rei Zulu" redireciona para este artigo. Para o lutador brasileiro, veja Rei Zulu (lutador).
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:
Mapa da ascensão do Império Zulu sob Shaka (1816-1828) na atual África do Sul. A ascensão do Império Zulu      sob Shaka forçado outras tribos e clãs de fugir através de uma ampla área do sul da África. Clãs que fogem da zona de guerra Zulu      incluido os Soshangane, Zwangendaba, Ndebele, Hlubi, Ngwane, e o Mfengu. Foram pegos um número de clãs entre o Império Zulu e avançando Voortrekkers e Império Britânico      como os Xhosa     .
Localização do Reino Zulu, c. 1890

O Reino Zulu (impropriamente chamado Zululândia) foi uma monarquia nativa da África do Sul, cujo território se estendia da costa do Oceano Índico, ao leste, até o rio Tugela, ao sul, e ao rio Pongola, ao norte.

O pequeno reino cresceu a dominar grande parte do que é hoje KwaZulu-Natal, na África do Sul [1][2] mas quando ele entrou em conflito com o Império Britânico na década de 1870 durante a Guerra Anglo-Zulu, foi derrotado apesar de um início Zulu vitória na guerra. A área foi posteriormente absorvida pela Colônia de Natal e mais tarde tornou-se parte da União da África do Sul.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Era inicialmente um pequeno reino que se expandiu, até dominar grande parte do que hoje é o território do estado sul-africano de KwaZulu-Natal, forçando a migração de diversos povos, durante o reinado de Shaka (até 1828).[3]

Referências

  1. «South African History Online» 
  2. «New History of South Africa». Consultado em 29 de novembro de 2015. Arquivado do original em 29 de outubro de 2013 
  3. «Political changes from 1750 to 1835». South African History. Consultado em 7 de dezembro de 2013 
Mercator Africa 037.jpg Este artigo sobre História da África é um esboço relacionado ao Projeto África. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.