Faun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Licht)
Faun
Informação geral
Origem Gräfelfing, Munique
País Alemanha
Gênero(s) Música medieval
Neofolk pagão
Período em atividade 1998 - Presente
Gravadora(s) Curzweyhl
Integrantes Fiona Rüggeberg
Oliver Pade
Niel Mitra
Rüdiger Maul
Stephan Groth
Laura Fella
Ex-integrantes Elisabeth Pawelke (2001-2008)
Sandra Elflein (2008-2010)
Rairda (2010-2012)
Sonja Drakulich(2012-2013)
Katja Moslehner(2013-2017)
Página oficial http://www.faune.de/

Faun é uma banda alemã de Gräfelfing, Munique, formada em 1998 por Oliver Pade, Birgit Muggenthaler, Elisabeth Pawelke e Fiona Rüggeberg. Essencialmente, mistura música folclórica pagã com música medieval. A originalidade de seu som vem do uso de instrumentos antigos. As músicas são escritas em uma variedade de línguas, como alemão (principalmente), inglês, latim, grego, finlandês, entre outras. Como exemplo de seus instrumentos, podemos citar a gaita de fole, flautas, viela de roda, entre outros.

História[editar | editar código-fonte]

A banda foi formada em 1998 por Oliver "SaTyr" Pade, Elisabeth Pawelke, Fiona Rüggeberg, e Birgit Muggenthaler. Dois anos depois, Rüdiger Maul entra na banda como percussionista. No mesmo momento, Birgit sai da banda, para continuar sua vida musical na banda de folk rock Schandmaul.

Em 2002, lançaram, seu primeiro álbum, Zaubersprüche, pela gravadora Curzweyhl / Rough Trade. Niel Mitra era um artista convidado nesse álbum, e mais tarde entrou como membro da banda, o único que toca apenas instrumentos eletrônicos.

Em 2003 lançaram seu segundo álbum, Licht, que aumentou sua popularidade em 2004, colocando-os em diversos festivais pela Alemanha.[1]

Elisabeth Pawelke saiu da banda em 2008, para focar em seus estudos em Basel, Suíça. Ela foi sucedida por Sandra Eflein, que saiu da banda em 2010 devido a problemas de saúde. Em seu lugar, entrou a cantora e multi-instrumentista Rairda, que saiu da banda em 2012, e foi sucedida por Katja Moslehner, que saiu em 2017, sendo sucedida por Laura Fella.[2]

Em 2013, lançam seu sétimo álbum de estúdio, Von den Elben, que foi o primeiro álbum a chegar ao top 10 de álbuns da Alemanha, Austria, e Suíça. Foi nominado para o prêmio ECHO nas categorias "Rock Nacional/Grupo de Pop".

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome da banda Faun (Fauno, em português) refere-se a uma divindade campestre da mitologia romana ligada às colheitas, a fertilidade e a música, representada com os pés de bode, o corpo peludo e com dois chifres na cabeça. Equivalente ao sátiro da mitologia grega.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Videografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Faun
Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Steigmann, Johannes. «Live Review: Faun - Berlin 2013» (em inglês) 
  2. «FAUN». www.facebook.com. Consultado em 10 de março de 2017