Richardson (cratera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Richardson (cratera)
Geografia
Astro
Coordenadas
Diâmetro
163 km
Quadrângulo
LQ06 (d)
Geologia
Tipo
Exploração
Epónimo
Localização no mapa de Lua
ver no mapa de Lua
Vista oblíqua da Apollo 14 , voltada para noroeste

Richardson é um grande lunar cratera de impacto localizado na Lua 's lado , logo atrás do membro oriental. Encontra-se ao sul da enorme planície murada de Harkhebi e a leste-sudeste da cratera Vestine . Apenas para o nordeste é Szilard , e para o sudeste é Artamonov .

Uma parte substancial da cratera é coberta por Maxwell , que fica do outro lado da borda, a sudoeste. A borda nordeste de Maxwell atinge o ponto médio aproximado de Richardson e, junto com a muralha externa, cobre quase metade do piso interno. O restante da borda de Richardson está desgastado e erodido, com Richardson W se intrometendo na borda noroeste e Richardson E no lado leste.

O andar interior sobrevivente de Richardson é relativamente plano, mas marcado por várias pequenas craterlets. O aro e o piso interior são cobertos por uma série de depósitos finos do impacto Giordano Bruno , localizados apenas a norte-nordeste.

Antes da nomeação formal em 1979 pela IAU , [1] esta cratera era conhecida como Cratera 114 . [2]

Crateras satélites[editar | editar código-fonte]

Por convenção, essas características são identificadas nos mapas lunares, colocando a letra ao lado do ponto médio da cratera mais próximo de Richardson.

Richardson Latitude Longitude Diâmetro
E 31,9 ° N 103,6 ° E 22   km
W 33,5 ° N 98,3 ° E 23   km

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Richardson , Gazetteer of Planetary Nomenclature, Grupo de Trabalho para a Nomenclatura do Sistema Planetário da União Astronômica Internacional (IAU) (WGPSN)
  2. Carta de Farside Lunar (LFC-1A)

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]