Águas Formosas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Águas Formosas
Bandeira desconhecida
Brasão de Águas Formosas
Bandeira desconhecida Brasão
Hino
Aniversário 17 de dezembro
Fundação 17 de dezembro de 1938
Gentílico aguasformosense
Lema "Administração Solidária"
Prefeito(a) Carlos Souza (PSC)
(2013–2016)
Localização
Localização de Águas Formosas
Localização de Águas Formosas em Minas Gerais
Águas Formosas está localizado em: Brasil
Águas Formosas
Localização de Águas Formosas no Brasil
17° 04' 55" S 40° 56' 09" O17° 04' 55" S 40° 56' 09" O
Unidade federativa  Minas Gerais
Mesorregião Vale do Mucuri IBGE/2008 [1]
Microrregião Nanuque IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Crisólita, Fronteira dos Vales, Machacalis
Distância até a capital 613 km
Características geográficas
Área 817,727 km² [2]
População 18 482 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 22,6 hab./km²
Clima Não disponível
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,639 médio PNUD/2000 [4]
PIB R$ 86 242,705 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 4 494,38 IBGE/2008[5]
Página oficial
Prefeitura www.aguasformosas.mg.gov.br

Águas Formosas é um município brasileiro localizado no estado de Minas Gerais. Sua população em 2010 era de 18.253 habitantes. Fica no nordeste de Minas.

É um pólo regional que abrange uma população estimada em aproximadamente 75 mil pessoas. Tem saída pavimentada para a capital Belo Horizonte, pela MG-105. A cidade também possui acessos ao estado da Bahia por Machacalis, Bertópolis ou Umburatiba, através da LMG-682, onde ambos acessos encontram pavimentados.

A economia baseia-se, basicamente, na pecuária e seus derivados.

Clima[editar | editar código-fonte]

  • Média anual: 22,4°C
  • Média máxima anual: 29,3°C
  • Média mínima anual: 17,5°C

Lazer[editar | editar código-fonte]

Atualmente, Águas Formosas conta com a Praça Minas Gerais como a maior opção de lazer, onde se tem trailers, sorveterias e etc. A Escola Estadual Capitão Inácio Soares contribui para o incentivo da prática de esportes como futsal, basquete, handebol e vôlei. A cidade conta ainda com belíssimas cachoeiras destacando a cachoeira da Zuada com quedas d'águas maravilhosas, onde recebe visitas de turistas de toda região. Recentemente Aguas formosas realizou a feira literaria sob o titulo " Mucuriarte", com a participaçao de varios municipios do Vale do Mucuri. Durante a feira foram ministradas as oficinas de artes circences; oficinas de teatro forum e performance de teatro da Solidão Solidaria(instrutor Humberto marambai);Elaboração de projetos; Festival de musicas regionais e lançamento de edicões indetas de livros de poesias e contos.

Cultura[editar | editar código-fonte]

A Cultura Áquaformosense está em desenvolvimento. A 'Associação Vale Viver' contribui com projetos que estimulam os cidadãos a se aproximarem mais da música, dança, teatro e etc. A Prefeitura Municipal de Águas Formosas busca sempre promover eventos. Todo ano acontece a EXPOAGRO que sempre promove shows, trazem artesãos locais e também um parque para as crianças.

Esporte[editar | editar código-fonte]

O esporte de Águas Formosas sempre foi voltado para o futebol de campo com belíssimos jogos municipais onde participam vários atletas da cidade e de toda a região.

Em meados dos anos 1980 até final dos anos de 1990, o município disponibilizava de várias modalidades esportivas, como: vôlei, peteca, futsal, futebol, entre outros, que eram difundidadas através dos pais para os filhos bem como nas escolas.

Com o decorrer dos anos, graças ao exôdo de grande parte da população aguas-formosense, várias tipos de esportes foram esvaindo, na qual fortaleceu apenas o futebol.

Como o esporte sempre foi difundido através das escolas, a partir de 2007 dois professores: Deyvid Antunes e Ramirez Medrado iniciaram na cidade projetos nas modalidades de Handebol e Basquete onde treinavam a nível escolar, com o objetivos de participarem nos jogos escolares, onde foram campeões várias vezes na etapa microrregional tanto na categoria masculino como no feminino; chegando a ser campeões de Handebol masculino até 17 anos em 2011 nos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG.

O projeto dos professores supracitados, cativou vários alunos que sempre gostaram de esportes que iam além do futebol, predominante na cidade. Com isso, o professor Dayvid, treinando o handebol, aderiu vários alunos, então estudantes da principal escola, a Escola Estadual José Quaresma da Costa, contando com treinamento Lutimar Santos, Gerison Silva, Gustavo Oliveira, Thiago, entre outros.

Por sua vez, o professor Ramirez, também conhecido por "Ramirão" teve a iniciativa de treinar alunos que interessavem pelo Basquete, uma vez que essa modalidade era a que ele mais gostava, como professor de Educação Física. Com isso, tal professor pôde dedicar no treinamento de vários alunos como: Arthur Dellatorre, Felipe Pereira, Gustavo e Guilherme Sucupira, Lucas Campos, Marcelo, entre outros.

O basquete cresceu tanto na cidade que no ano de 2013, estendeu a modalidade para o feminino treinando não apenas atletas das escolas públicas, mas também das particulares, basta o interesse do atleta. Com um time inicial composto por Karinny Moreira , Luanna Aragão , Karina Rodrigues , Yasmin Souza , Lohanny Aruagão , Lívia Teixeira , Mayara Paim e Bruna , contituin o módulo 2 que vão de 14 a 17 anos , e o módulo 1 , que vão de 12 a 15 anos ficou composto pelas atletas Nicole Quaresma , Indira Almeida , Luiza Gobatto , Lays Nunes , Elisa Oliveira , Alice Salomão , Lavínia Fernandes , Laura Antunes e Taylinne Dantas.

Atualmente o esporte da nossa cidade podemos dizer que desfrutamos do futebol, futsal, peteca na praça da cidade, o jiu jitsu e a capoeira através Associação Vale Viver, o basquete e handebol.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.