Émile-Joseph-Maurice Chevé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Émile-Joseph-Maurice Chevé
Émile-Joseph-Maurice Chevé
Nascimento 1 de junho de 1804
Douarnenez
Morte 25 de agosto de 1864 (60 anos)
Fontenay-le-Comte
Sepultamento cemitério do Père-Lachaise, Grave of Paris
Cidadania França
Cônjuge Nanine Paris
Filho(a)(s) Émile Chevé
Ocupação médico, professor, compositor, musicólogo, professor de música, teórico musical, cirurgião, marinheiro
Obras destacadas Galin-Paris-Chevé system

Émile-Joseph-Maurice Chevé (Douarnenez, 31 de maio de 1804 - 21 de agosto de 1864) foi um teórico musical e professor de música francês, notório por conta do Sistema Galin-Paris-Chevé de notação musical.[1]

Ele é pai de Émile-Frédéric-Maurice Chevé (1829-1897), um poeta.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1821, logo aos 16 anos, entrou para o serviço da infantaria naval e tornou-se aprendiz de cirurgião naval. Em 1830 foi enviado para o Senegal, então colonizado pelos franceses, onde se destacou na luta contra a epidemia de febre amarela (em 1836 publicou um relatório sobre esta obra, "Relation des épidémies de fièvre jaune qui ont régné à Gorée et à Saint-Louis (Sénégal) pingente l'hiver de 1830"). No mesmo ano foi desmobilizado e mudou-se para Paris.

Por algum tempo ele trabalhou como oficial no ministério naval e, em 1835, ingressou na universidade para estudar medicina e matemática. Na mesma época, começou a ter aulas de notação musical com Aimé Paris, que propagou um sistema de notação musical desenvolvido por Pierre Galin. Ele ficou muito atraído pelo método e, quando acabou se casando com a irmã de Aimé, Nanine, o promoveu e desenvolveu junto com Aimé.

A partir de 1838 decidiu dedicar-se exclusivamente à música. Desde então, deu em Paris mais de 150 cursos do método, que ficou conhecido como método Galin-Paris-Chevé. Em 1845, ele defendeu sua dissertação (em francês: Appel au bon sens des toutes les Nations qui désirent voir se généraliser chez elles d'enseignement musical).

Ele é, junto com sua esposa, co-autor de uma série de livros didáticos que foram usados ​​em escolas como a École Normale Supérieure, a École Polytechnique e o Lycée Louis-le-Grand.

Seu filho, Amand Chevé, levou adiante seu interesse pelo método Galin-Paris-Chevé. Sob John Curwen, o método passou a ser conhecido na língua inglesa e foi levado por Lowell Mason para os Estados Unidos. Cem anos depois, o educador musical húngaro Zoltán Kodály adaptou o sistema em seu Método Kodály.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]