Ž

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.
Ž ž

O Ž (minúscula: ž) é uma letra composta do Z latino adicionado do caron (em checo: háček, em eslovaco: mäkčeň e em esloveno: strešica) utilizada em várias línguas, para exprimir o fonema "zh".

Descrição[editar | editar código-fonte]

Ele é usado em vários contextos, geralmente representando o fonema fricativo palatoalveolar sonoro, som este similar ao g em gente, ou o j português como em jarra. No alfabeto fonético internacional este som é representado por [ʒ], mas em raros casos o ž é usado no alfabeto fonético norte americano (APA), assim como no alfabeto fonético urálico. Além disto, o ž é usado como romanização do cirílico ж no sistema ISO 9 e na transliteração científica.

No seu uso em computadores, Ž e ž são gerados através da codificação Unicode U+017D e U+017E, respectivamente. Em computadores que utilizam o sistema operacional Windows, estes sinais podem ser digitados através dos atalhos Alt+0142 e Alt+0158, respectivamente.

Com exceção do estoniano e turcomeno, Ž é a última letra dos alfabetos que a possuem.

Origem[editar | editar código-fonte]

O símbolo surgiu com o alfabeto checo do século XV, através das reformas feitas por Jan Hus. Também foi usado pelo eslovaco, língua estreitamente aparentada com o tcheco. Do tcheco, o símbolo foi adotado pelo alfabeto croata por Ljudevit Gaj em 1830, e depois pelo eslovaco, esloveno e bósnio. Contudo, ele ainda figura nas ortografias bálticas, algumas urálicas e outras línguas.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.