Abadia de Notre-Dame Port du Salut

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Abadia de Notre-Dame Port du Salut
Perfil da Abadia
Perfil da Abadia
Local Entrammes
Região Mayenne
País França
Coordenadas 48° 00′ N 0° 40′ W
Religião Catolicismo
Diocese Laval
Ano de consagração 1816


Início da construção 1233


Página web Site Oficial

A Abadia de Notre-Dame Port du Salut (em Português: Nossa Senhora Porto da Salvação) é uma abadia católica trapista que se localiza no município de Entrammes, na França.

História[editar | editar código-fonte]

A Abadia trapista nasceu no começo do século XIX. Em 21 de fevereiro de 1815, depois da revogação da supressão das ordens religiosas feita por Napoleão, os trapistas voltaram à antiga Abadia de Entrammes, sendo Bernard de Girmond o primeiro Abade. A consagração da Abadia deu-se aos 10 de dezembro de 1816, no pontificado de Pio VII.

Bernard de Girmont, primeiro Abade, em 1815.

Atualmente, na Abadia, em frente do priorado, foi construída uma hospedaria com 35 quartos para os peregrinos e os visitantes em retiro espiritual. Possui também uma pequena hospedaria para os casos de emergência. Na entrada da Abadia, à esquerda, existe uma pequena loja de produtos monásticos e, acima desta, uma amostra histórica e fotográfica da Abadia.

Os monges, desde que chegaram à Abadia, produziam um queijo, o famoso Port-Salut, muito semelhante ao Camembert. Atualmente, a produção do queijo parou, mas a produção de mel e de velas perfumadas ainda continua. Outros monges cuidam da horta e do jardim, e outros de encadernação de livros.

A coluna de Nossa Senhora do Triunfo.

Nossa Senhora do Triumfo[editar | editar código-fonte]

Atrás da Abadia, pode-se ver uma colina com uma pequena floresta. Subindo, o caminho levará à coluna de Nossa Senhora do Triunfo. Nessa coluna há uma inscrição que dá uma indulgência de 100 dias (atualmente uma indulgência parcial), concedida pelo Papa Pio IX a todos aqueles que rezem 3 Ave Marias em frente desta imagem da Virgem Maria.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Na Abadia pode-se chegar de trem até Laval, e depois pegar um autocarro (ônibus) ou táxi até Entrammes.

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]