Aceldama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aceldama

Aceldama ou Akeldama (Aramaic:חקל דמא; campo de sangue) é o nome aramaico para um lugar em Jerusalém comprado por Judas Iscariotes - o traidor, um dos discípulos de Jesus.

Em aramaico hagel dema significa "campo de sangue". O nome é escrito em grego Akeldamá, também conhecido como Akeldamách.

A terra nesta área é rica em argila (barro), e antigamente utilizada por oleiros. Por esta razão, foi antigamente conhecida como "campo do oleiro" ou em inglês Potter's Field. A argila da região tem uma coloração forte vermelha, provavelmente pode ser atribuída ao atual nome do local. Mais recentemente o campo foi utilizado como cemitério para os não-judeus, mais exatamente nos primeiros anos do século XIX.

Aceldama PA180088.JPG

A tradição Cristã o liga à morte de Judas, que supostamente teria comprado com o dinheiro da traição que ele fizera entregando Cristo para os príncipes dos sacerdotes e os anciãos. Este texto pode ser encontrado em Atos dos Apóstolos (Bíblia) no capítulo 1 verso 19. Segundo o texto verso 18, Judas "se partiu" - provavelmente tenha se ferido na barriga, ou mesmo "rebentou pelo meio" derramando seu intestino para fora do corpo e assim morrendo. Este nome "campo de sangue", implica também que se refere ao sangue de Judas.

Mateus 27:3 - 10[editar | editar código-fonte]

3 Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, 4 Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. 5 E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar. 6 E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue. 7 E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros. 8 Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue. 9 Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram, 10 E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor determinou.

Segundo o texto acima, o campo teria sido comprado pelos sacerdotes, pois não queriam o dinheiro devolvido por Judas, retornando como oferta no templo.

o Akeldama (Hakl-ed-damm) hoje tem a aparência de um largo e quadrado sepulcro, e visto de cima a metade do lado sul foi escavada na pedra e no restante do campo foi construído um monastério. No centro tem uma enorme coluna. Muto do barro foi retirado por Helena de Constantinopla e outros proeminentes cristãos, tanto para a construção da cidade quanto para os sepulcros. Tem um terraço que em seu lado sul fica o vale de Hinnom.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]