Aeródromo de São Jacinto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aeródromo Municipal de Aveiro
Aeródromo
Aeródromo de São Jacinto
IATA: *** - ICAO: LPAV
Características
Tipo Civil
Administração CM Aveiro
Serve Distrito de Aveiro
País Portugal Portugal
Inauguração 4 de setembro de 1993[1]
Coordenadas 40° 39' 28.0" N 8° 44' 28.0" O
Mapa
LPAV está localizado em: Portugal Continental
LPAV
Localização do aeródromo Municipal de Aveiro
17 / 35
1 372  m (4 501 ft)

Ver também: Lista de aeroportos de Portugal

O antigo Aeródromo Municipal de Aveiro, também conhecido por Aeroporto de S. Jacinto ou Aeródromo de S. Jacinto (IATA: ***ICAO: LPAV) foi um aeródromo na freguesia de São Jacinto, Distrito de Aveiro. Esteve operacional de 1993 a 2010. As suas instalações faziam parte do Regimento de Infantaria N.º 10.

Precedentes[editar | editar código-fonte]

A presença militar em São Jacinto iniciou-se em Abril de 1918, com a instalação precária de um posto naval, com o objetivo de efetuar a vigilância de submarinos alemães que cruzavam a costa atlântica.[1] A base foi cedida ao Serviço de Aviação da Armada Portuguesa em 1919. Em 1925 é criada a Escola de Aviação Naval Almirante Gago Coutinho. Em 1921, é construído em São Jacinto o maior hangar de então da Península Ibérica, pelos Estaleiros Navais de S. Jacinto. A pista atual foi a primeira em Portugal a dispor de iluminação elétrica. Em 1952 esta unidade passa para o novo ramo das Forças Armadas, a Força Aérea. Assim, em 1952, toma a designação de Base Aérea n.º 5 (BA5).[2] Em 1956 passa a designar-se por Base Aérea n.º 2 (BA2). Em 1957 passa a designar-se por Base Aérea n.º 7(BA7). Em 1978, designa-se Aeródromo Manobra n.º 2 (AM2).

Criação do Aeródromo[editar | editar código-fonte]

Com a redução de unidades base efetuada no inicio da década de 90, o Aeródromo Manobra n.º 2, como a base era designada, foi totalmente desativado pela Força Aérea.

Para rentabilizar a utilização da antiga base da força áerea, a Câmara Municipal de Aveiro e a Força Aérea assinaram um Protocolo que permitia à primeira utilizar as infra-estruturas aeroportuárias de São Jacinto, sem prejuízo para a atividade militar. Foi assim criando o Aeródromo Municipal de Aveiro. No âmbito do acordo com a Câmara, é montado um pequeno hangar de apoio junto às placas de estacionamento do aeródromo. A abertura ao tráfego civil efetuou-se formalmente a 4 de Setembro de 1993. O Aeroclube de Aveiro era o principal utente do Aeródromo.

Declínio[editar | editar código-fonte]

Devido à insegurança na aterragem e descolagem devido ao elevado estado de deterioração da pista, por determinação do Regimento de Infantaria N.º 10, os aviões civis não levantam nem pousam na pista de S. Jacinto.[3] O Aeródromo foi assim encerrado em Maio de 2010. O seu encerramento afetou a restauração e o comércio de S. Jacinto.[4]

Futuro[editar | editar código-fonte]

O presidente da Câmara de Aveiro Ribau Esteves mostrou-se, em 2019, disponível para investir na infra-estrutura e reabir o aeródromo municipal.[5][6]

Referências