Aeroporto Internacional de Hong Kong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto Internacional de Hong Kong 13i3
[[Imagem:
Foto de uma parte do aeroporto de Hong Kong.
|280px|center]]
IATA: HKG - ICAO: VHHH
Tipo Público
Administração Airport Authority Hong Kong
Serve Hong Kong
Localização Não disponível
Inauguração Junho de 1998


Altitude 9 m (30 ft)
Movimento em 2007 47,042,419
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Não disponível
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
07R/25L 3 800 m (12 467 ft) Asfalto
07L/25R 3 800 m (12 467 ft) Asfalto

O Aeroporto Internacional de Hong Kong é o principal aeroporto que serve a Região Administrativa Especial de Hong Kong na República Popular da China. Inaugurado em¨ junho de 1998, é junto ao Grande rio artificial de Libia um dos dois projetos de engenharia mais caros da historia, levado a cabo por Foster and Partners. E o aeroporto novo, substitui o mais famoso aeroporto do mundo inteiro, o Aeroporto internacional Kai Tak, fechado em 1998 e se erguerá uma villa olímpica de Hong Kong em 2008, na inauguração dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

A instalação foi construída a partir de una pequena ilha, Chek Lap Kok, que foi devastada pouco a pouco, colocando seus resíduos sobre o mar para ganhar terreno e formar uma ilha maior. Porque de sua localização nesta ilha, o aeroporto é também conhecido localmente como Aeroporto Chek Lap Kok.

Tem capacidade para transportar 35 milhões de passageiros ao ano e é empresa principal para Cathay Pacific, Dragonair, Hong Kong Express Airways, Hong Kong Airlines, Oasis Hong Kong Airlines e Air Hong Kong.

Seu terminal aéreo foi desenhado pelo arquitecto Norman Foster.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional de Hong Kong
Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.