Agios Efstratios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Agios Efstratios (Άγιος Ευστράτιος)
Agios Efstratios (Άγιος Ευστράτιος) está localizado em: Grécia
Agios Efstratios (Άγιος Ευστράτιος)
39° 31' N 25° E
2011 Dimos Agiou Efstratiou.png
Localização da ilha de Agios Efstratios
Geografia física
Localização Mar Egeu
Arquipélago Cíclades
Geografia humana
População 210
Agios Efstratios Village.jpg
Agios Efstratios

Agios Efstratios (em grego: Άγιος Ευστράτιος - "Santo Eustrácio") é uma ilha da Grécia, ao norte do arquipélago das Cíclades (Kiklades), também conhecida pelo nome Ai Stratis (em grego: Άι Στράτης).

Situa-se no norte do mar Egeu a cerca de 30 km a sudoeste de Lemnos e a 80 km a noroeste de Lesbos. Em conjunto com Lemnos e alguns ilhéus próximos forma a unidade periférica de Lemnos, parte da periferia do Egeu Setentrional.

Tem cerca de 210 habitantes permanentes. A ilha deve o seu nome a Santo Eustrato, que vivie na ilha no século IX, como exilado, porque se opunha à política iconoclasta do imperador bizantino Leão V, o Arménio. O seu túmulo ainda hoje é mostrado pelos habitantes da ilha.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Agios Efstratios é uma pequena ilha vulcânica no norte do Mar Egeu de 42 km2, e é a terceira menor da prefeitura de Lesbos, situando-se entre Lesbos e Limnos.

O solo é de origem vulcânica e o maior vale da ilha fica na parte noroeste, no que foi outrora uma vinha ao longo de Alonitsi. O pico mais alto da ilha atinge 298 m.

A ilha tem muito pouca vegetação no nordeste, onde há pequenas florestas de carvalhos dispersos. Ao redor da ilha existem várias ilhotas como Daskalio, Velia, e o ilhéu dos Doze Apóstolos.

As praias da ilha são Agios Antonios, Agiou Dimitriou, Agia Nikola, Trigari, Ftylio, Lidario e Gournias Tripiti, mas só são acessíveis por barco.


Notas

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.