Ai (Bíblia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ai é o nome de uma cidade bíblica que situava-se na terra de Canaã.

O livro de Gênesis diz que o segundo lugar de Canaã onde Abraão edificou um altar a Deus na Terra Prometida teria sido entre Ai e Betel

De acordo com o Livro de Josué, Ai estava localizada próxima a Betel e não foi uma conquista fácil, devido à desobediência dos israelitas aos preceitos divinos, o que impôs uma derrota inicial. Anteriormente no decorrer da invasão de Jericó, Deus ordenou que tudo em Jericó, seria anátema e que somente Raabe e sua família seriam salvos, pelo fato de ter ocultado os espias de Josué. E assim o foi, mas Acã, filho de Carmi tomou para si uma capa Babilônica e artefatos em ouro e prata e os escondeu sob a sua tenda em clara discordância às ordens de Deus. E com isso caiu em desgraça. Mas após terem se desfeito dos despojos escondidos por Acã e o mesmo ter recebido a morte por punição e com o arrependimento do povo, Josué recebe orientações e estratégia de Deus para atacar a cidade e vence a batalha.

Informa o relato bíblico que, durante a noite, Josué teria enviado um grupo de soldados para cercar os muros da cidade, onde deveriam aguardar o momento do ataque. Josué liderou parte do seu exército rumo à entrada principal da cidade, atraindo o adversário para que perseguissem os israelitas que simularam uma fuga. Assim, a cidade de Ai ficou indefesa, sem soldados para guarnecê-la, tornado-se presa fácil para os israelitas que aproveitaram a ocasião e entraram na cidade e a destruíram.(Josué Cápitulo. 7 e 8)

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ai (Bíblia)