Josué

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Os filhos de Israel atravessando o Rio Jordão. Por Gustave Doré.

Josué tambem chamado Oseias (Nm 13, 8 - 14, 6)(ou Joshua, do hebraico יהושע בן נון, Yehoshua ou Yeshua, significa "Javé Salva" ou "Javé é Salvação", Iesous na transliteração para o grego, e na forma latina, Jesus), de acordo com a tradição judaico-cristã, é o nome do líder de Israel, sucessor do profeta Moisés. Filho de Num, da Tribo de Efraim, Josué foi ajudante de Moisés durante o êxodo dos israelitas do Egito e os 40 anos pelo deserto do Sinai. Depois da morte de Moisés, Josué liderou o povo de Israel na conquista das cidades-estados da terra de Canaã. E foi responsável por conduzir os israelitas à Terra Prometida.

Sua liderança é narrada no Livro de Josué, no qual pode-se destacar a tomada da cidade de Jericó entre os demais feitos ali relatados que também contaram com a intervenção divina seguidos muitas vezes de prodígios, como no relato dos versos 12 a 15 do capítulo 10 do livro, em que o sol e a lua chegaram a parar, durante a batalha de Josué em defesa dos Gibeonitas, contra o ataque de cinco reis cananeus.

Há evidências arqueológicas de que Josué não lutou na Batalha de Jericó e de que não houve muros sendo derrubados.[1]

Precedido por
Moisés
Juiz de Israel
Sucedido por
Otniel

Referências

  1. Walking in the Footsteps of Jesus (em inglês). Slate (18 de janeiro de 2008). Página visitada em 19 de julho de 2011. "When I ask him how he deals with the archaeological evidence that Joshua didn't fight the battle of Jericho, and there were no walls to come tumbling down, Leor says that most of his tourists don't care."
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.