Aimon de Saboia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aimon, Conde de Saboia)
Ir para: navegação, pesquisa

Aimon de Saboia (ou Aymon [nota 1] ) chamado O Pacífico, nasceu em Chambéry a 15 Dec. 1291 e morreu a 22 Jun 1343 em Montmélian. É conde de Saboia, de Aosta e de Maurienne de 1329 a 1343.

Filho cadete de Amadeu V de Saboia e de Sibila (Sybille) de Baugé, recebeu uma formação eclesiástica e exerce as funções de cônego no capítulo de Lyon sem nunca ter sido padre.

Sucedendo ao seu irmão Eduardo de Saboia morto em 1329, é nomeado Conde de Saboia, e passa os primeiros tempos a guerrear Guigues VIII de Viennois. Depois da morte deste, Aimon faz um acordo com Humberto II de Viennois segundo o qual ele reconhece o Rio Ródano como fronteira entre a Saboia e o Delfinado (o Dauphiné francês). É esse tratado que procurando um período de paz na região lhe vale o cognome de Pacífico.

Durante a Guerra dos Cem Anos ajuda Filipe IV de Valois, rei de frança a combater Eduardo III de Inglaterra e participa entre outra na Guerra do Condado de Flandres.

Como Pacificador ele cria as "Assises Générales de Savoie", e estabelece uma corte de justiça permanente em Chambéry em 1329.

A 1 Mai 1330 casa com Iolanda de Monferrato, filha de Teodoro I de Monferrato - que era filho do imperador bizantino Andrónico II Paleólogo - e tiveram quatro filhos:

  • Amadeu (1334 - †1383) que lhe sucederá como Amadeu VI de Saboia
  • Branca Maria (1336 - †1387),que se casará com um Visconde de Milão
  • João (1338 - †1345)
  • Catarina (1341 - †? )
  • Luís (1342) que morre à nascença e provoca a morte da mãe, Iolanda.

Aimon manda construir a Capela da Abadia de Hautecombe onde repousa ele e onde reuniu todos os seus antepassados.

Notas

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Eduardo
Aimon de Saboia
Coat of arms of the House of Savoy (early).svg

1329 - 1343
Sucedido por
Amadeu VI